Apple 07 Jun
Na última segunda (06), a Apple realizou mais uma edição do evento Worldwide Devlopers Conference, que apresentou novidades como iOS 16, novos MacBook Air e Pro, suporte do iOS para controles Switch Pro e Joy-Cons e muito mais.
Durante o evento, a gigante de Cupertino também anunciou um novo sistema surpreendente para sua API de jogos Metal 3, que soa bem familiar para os jogadores de PC e consoles: o MetalFX Upscaling.
O MetalFX Upscaling, novo sistema da Apple, será capaz de fazer com que o silicon customizado reconstrua os gráficos de jogos de videogame através de fontes de imagem em baixa resolução. Com isso, os jogos poderão rodar de maneira mais eficiente em resoluções baixas, apesar de parecerem que estão em alta resolução.
Esse sistema de "reconstrução temporal" é similar à soluções já existentes lançadas pela AMD (FidelityFX Super Resolution 2.0)e Nvidia (Deep Learning Super-Sampling), juntamente com o vindouro "XeSS" da Intel.
Com base na descrição do sistema, ele se parece remotamente com o sistema da AMD, já que a Apple ainda não anunciou uma forma de fazer com que ele se equipare ao nível do sistema Neural Engine. A Apple falou anteriormente sobre os modelos de inteligência artificial usados para criar seu silicon customizado, mas as notícias do Metal 3 API não incluem menções a isso, deixando as placas de vídeo RTX da Nvidia na liderança desse departamento.
Ao anunciar essa funcionalidade para alguns dos processadores mais populares do mundo, a Apple está notavelmente permitindo que mais desenvolvedores construam seus jogos e motores gráficos com reconstrução de imagem - mesmo que o MetalFX não seja código aberto, ao contrário do sistema FSR 2.0 da AMD.
Apesar disso, esses sistemas geralmente possuem anti-aliasing temporal (TAA) em comum. Enquanto um desenvolvedor de jogo mantiver esse tipo de anti-alising em mente nos seus jogos e motores, eles provavelmente irão rodar mais eficientemente em uma variedade maior de consoles, computadores e smartphones.
Para comemorar esse marco do Metal 3 API, a Apple confirmou que jogos como Resident Evil Village e No Man's Sky chegarão ao macOS ainda este ano. A empresa também diz que os mesmos benefícios dessa API serão lançados no iPadOS 16 este ano.
E aí, o que achou dessa nova "era gamer" da Apple?
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