LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple deve ser primeira empresa a trabalhar com chips em 3 nm da TSMC

21 de agosto de 2022 8

O mercado de chips passa por uma forte competição agora para saber quem terá mais destaque nos avançados processos de 3 nm. E ainda que a Samsung já tenha queimado a largada e produzido sua primeira solução do tipo, a novidade não chamou a atenção de fabricantes de smartphones, que aguardam a versão da líder TSMC para darem o próximo passo nesse mercado.

Ao que parece, segundo o jornal Commercial Times, será mesmo a Apple a receber a primeira geração de chips em 3 nm da TSMC, o N3, ainda este ano, mas a novidade não chegará para equipar nenhum modelo da linha iPhone 14. Os modelos mais básicos deverão ficar mesmo com o chip A15, de 5 nm, enquanto os modelos Pro rodarão o A16, de 4 nm. Em paralelo, o primeiro cliente da Samsung na área dos 3 nm foi do instável mercado de criptomoedas.


A notícia sugere que o primeiro chip de 3 nm da Apple será o chip M2 Pro, que deve dar potência à a linha MacBook Pro 2022, seguido pelo chipset A17 Bionic, a ser desenvolvido em 2023 para os modelos iPhone 15 Pro, enquanto os modelos não Pro devem chegar sempre com um processador da geração anterior.

Devido ao tempo curto, a Apple não podia apostar no lançamento de seus chips em N3 da TSMC e, portanto, o A16 Bionic será feito usando a tecnologia de 4 nm, que é, na realidade, uma versão aprimorada do nó de processo de 5 nm da fundição.

A TSMC diz que seus chips FinFET de 3nm reduzirão o consumo de energia em entre 25% e 30% e aumentarão a velocidade em 10% a 15% com a mesma quantidade de energia em comparação com os chips FinFET de 5nm. Em contrapartida, a Samsung disse que seu nó de processo de 3 nm reduzirá o consumo de energia em 45% e melhorará o desempenho em 23%.


8

Comentários

Apple deve ser primeira empresa a trabalhar com chips em 3 nm da TSMC

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo