LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 14 Pro Max vs iPhone 13 Pro Max: onde a Apple mais evoluiu? | Comparativo

03 de dezembro de 2022 10

O iPhone 14 Pro Max é o top de linha da nova geração que promete ir além do iPhone 13 Pro Max com algumas evoluções pontuais, porém ainda mantém características presentes no seu antecessor.

Em meio aos avanços e às permanências, o novo smartphone flagship da Apple se sai melhor do que o modelo do ano anterior? O Comparativo do TudoCelular te conta a resposta agora.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Apple iPhone 14 Pro Max

Se você olhar estes aparelhos de trás, talvez nem consiga notar alguma diferença. Isso porque ambos possuem a tampa lisa, com o logo da marca centralizado e o bloco quadrado de câmeras no canto superior esquerdo, com as lentes distribuídas de maneira triangular.

Dos dois lados, temo uma construção de metal no corpo, além de um vidro como acabamento na traseira, com proteção contra arranhões. O celular mais novo manteve praticamente as dimensões e o peso do mais antigo. Sem contar a ausência de um leitor de impressões digitais físico, já que a biometria deles é feita apenas pelo Face ID.

Apple iPhone 13 Pro Max

Mas a grande evolução aqui está na frente, com a mudança do notch convencional para a chamada Ilha Dinâmica. Ela reduz o tamanho do entalhe tradicional e traz menos distrações na tela.

Nenhum deles possui qualquer slot para expansão de armazenamento. Eles ainda contam com Wi-Fi de sexta geração e NFC, para pagamentos por aproximação. Já o Bluetooth evoluiu da versão 5.0 para a 5.3.

O visual mais moderno do novo notch desempata e dá o ponto ao iPhone de 2022.

Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

iPhone 14 Pro Max

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

iPhone 14 Pro Max

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência?

Nenhum

Qual é mais compacto e leve?

iPhone 14 Pro Max

Tem NFC?

Ambos

77.6 x 160.7 x 7.9 mm
6.7 polegadas - 2796x1290 px
78.1 x 160.8 x 7.65 mm
6.7 polegadas - 2778x1284 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Nas duas gerações, encontramos uma tela OLED de 6,7 polegadas, com resolução Full HD+. A Apple também manteve a proteção Ceramic Shield contra arranhões, bem como o suporte a tecnologias como HDR10 e Dolby Vision.

As cores seguem o alto padrão desde o ano anterior, mas o nível de brilho foi aprimorado. Assim, não será uma dificuldade utilizar o iPhone mais recente, mesmo em um dia bastante ensolarado. Apesar do tamanho igual, o modelo de 2022 ampliou o aproveitamento frontal, já que o novo notch ajuda a reduzir as bordas.

Para completar, temos neles uma taxa de atualização de 120 Hz, para alta fluidez em todo o tipo de uso. E como a “Maçã” aplicou a tecnologia LTPO, o ajuste é automático para economizar bateria. Só que o 14 Pro Max chega a apenas 1 Hz, enquanto o 13 Pro Max se limita a 10 Hz.

Vimos claras melhorias para a geração 14. Por isso, ela anota o ponto desta vez.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

iPhone 14 Pro Max

Cores mais precisas

Ambos

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

iPhone 14 Pro Max

Tela de Hz elevada?

Ambos

Proteção contra arranhões?

Ambos

Qualidade geral da tela

iPhone 14 Pro Max

Som


A parte de áudio é um quesito em que a Apple tem sido referência já há um bom tempo. Do 13 Pro Max para o seu sucessor, a qualidade foi mantida no geral, com a presença de um sistema estéreo que aproveita o alto-falante de chamadas como canal secundário, para ampliar a imersão do usuário.

Na prática, encontramos um som muito potente e de alto nível. Ambos fornecem um ótimo equilíbrio entre graves, médios e agudos. Vale destacar que a Apple não manda um fone de ouvido na embalagem, nem coloca um conector padrão P2 em seus aparelhos.

Sem grande diferença entre um e outro, damos um empate aqui.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Ambos

Potência sonora

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Como são dispositivos de anos distintos, as versões do software também se diferenciam. O iPhone 13 Pro Max vem com o iOS 15 de fábrica, enquanto o 14 Pro Max sai da caixa já com o iOS 16. Ambos sempre estarão atualizados por um bom tempo, porém o mais recente deverá contar com uma longevidade maior de suporte oficial.

Ao menos a navegação suave está garantida neles, tanto pelas otimizações do sistema da Apple, quanto pela alta taxa de atualização do painel deles. Há suporte também para a tecnologia 5G, o que garante uma rede móvel sempre veloz.

O iPhone mais novo vem com todos os recursos presentes desde o antecessor, como os apps cada vez mais inteligentes, e expande as possibilidades com duas novidades. Uma delas é a Ilha Dinâmica, que permite interações com o sistema em alertas de privacidade, atalhos de players e informações em apps. A outra consiste no Always-on Display, para colocar detalhes sempre ligados na tela de bloqueio.

O 14 Pro Max fica com o ponto pela vida útil maior e pelas funcionalidades superiores.

Sistema bem atualizado?

iPhone 14 Pro Max

Sistema será atualizado futuramente?

iPhone 14 Pro Max

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

iPhone 14 Pro Max

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Apple iPhone 14 Pro Max
Apple iPhone 13 Pro Max

Para o aparelho de 2022, a “Maçã” trocou o A15 Bionic do ano anterior pelo A16 Bionic na linha Pro. Será que houve avanço de velocidade entre os modelos mais avançados? Fizemos os testes e vimos um avanço muito discreto, que não chega a um segundo de vantagem para o 14 Pro Max.

A distância entre eles é maior apenas nos benchmarks, que o iPhone mais novo chega a ter números bem maiores que o antecessor no AnTuTu e no Geekbench. Em jogos, a dupla roda todos os títulos com qualidade gráfica no máximo e alguns compatíveis a taxas de até 120 fps.

Assim, damos outro ponto para o iPhone 14 Pro Max.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone 14 Pro Max

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

iPhone 14 Pro Max

Qual o processador mais atualizado?

iPhone 14 Pro Max

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

iPhone 14 Pro Max

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Apple iPhone 14 Pro Max
Apple iPhone 13 Pro Max

A Apple reduziu ligeiramente a bateria do iPhone 13 Pro Max para o 14 Pro Max, mas ainda manteve a faixa dos 4.300 mAh. E como ficou a duração na prática? Os nossos testes padronizados sinalizaram para uma queda de quase quatro horas no total. Assim, a autonomia de mais de 30 horas do modelo de 2021 não foi repetida no ano seguinte.

Passando para o carregamento, vimos o cenário inverso. O iPhone de 2022 precisou de aproximadamente 1 hora e meia para chegar nos 100%, mais ou menos 40 minutos a menos que o tempo total do antecessor.

O 14 Pro Max marca pelo tempo de recarga mais rápido; e o 13 Pro Max pontua pela autonomia maior.

Qual tem mais bateria?

iPhone 13 Pro Max

Qual recarrega mais rápido?

iPhone 14 Pro Max

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

iPhone 13 Pro Max

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Dos dois lados, encontramos um conjunto triplo de câmeras traseiras. A Apple mudou o sensor principal de 12 MP do iPhone de 2021 para um de 48 MP no modelo de 2022. Essa mudança permitiu que o mais novo tirasse fotos com cores e nitidez superiores durante o dia. À noite, ambos capricham e fornecem ótimos resultados.

A ultrawide deles mantém a mesma resolução, porém a lente mais ampla do celular recente agora tem pixels maiores, para registrar mais luz, fora as melhorias no foco automático para melhores macros.

Para completar, a teleobjetiva é a única desta geração que não evoluiu. De qualquer forma, ambos entregam zoom óptico de três vezes, para imagens com muitos detalhes do que estiver distante.

Pelas evoluções presentes no 14 Pro Max, ele leva o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira

iPhone 14 Pro Max

Melhores fotos de dia

iPhone 14 Pro Max

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

iPhone 14 Pro Max

Melhor teleobjetiva

Ambos

Melhor macro

iPhone 14 Pro Max (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Apple iPhone 14 Pro Max

Todas as câmeras destes dispositivos são capazes de gravar em 4K a 60 fps. Eles oferecem boa qualidade, com estabilização óptica, um foco bem ágil e captura de som estéreo e limpa. Os recursos de vídeo foram aprimorados do ano passado para este. Agora, o modo Cinemático recebeu a possibilidade de filmar com desfoques em 4K, fora o novo Modo Ação, que ajuda a criar filmagens próximo a uma câmera esportiva.

O iPhone 14 Pro Max pontua de novo.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Grava em 8K a 24 fps

Nenhum

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

Ambos

Melhores recursos de gravação

iPhone 14 Pro Max

Fotos tiradas com o Apple iPhone 13 Pro Max

Selfies são o forte da Apple, e estes aparelhos estão aqui para provar isso. Você terá em ambas as gerações uma câmera frontal que fornece imagens nítidas e com cores vibrantes, além do alto nível de separação de planos para as fotos aqui.

O que vai desequilibrar mais uma vez a favor do 14 Pro Max é a presença de melhores recursos, como a estabilização nesta lente, e não apenas restrita a quem estiver lá. As filmagens de frente da dupla também chegam ao 4K a 60 fps.

O iPhone novo volta a pontuar.

Melhor conjunto de câmera frontal

iPhone 14 Pro Max

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Ambos

Preço

A Apple não mudou a sua política de preços de um ano para o outro. Por isso, tanto o 14 Pro Max quanto o 13 Pro Max chegaram oficialmente ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 10.500. Por estar há mais tempo no varejo, o iPhone mais antigo pode ser encontrado por valores inferiores no mercado atual.

Assim, é ponto para o smartphone de 2021.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Nenhum

Qual tem melhor custo-benefício atual?

iPhone 13 Pro Max

9.5 Hardware
6.3 Custo Benefício

Apple iPhone 14 Pro Max

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
4.9 Custo Benefício

Apple iPhone 13 Pro Max

Comparar Aviso de preço

Conclusão

No embate de gerações da versão mais avançada de iPhones da Apple, o 14 Pro Max provou que apresenta uma evolução considerável do ano anterior. Ele tem o design mais moderno agora com a Ilha Dinâmica, a tela com maior brilho e menos bordas, o sistema com melhores recursos e o desempenho mais rápido.

As câmeras também tiveram melhorias e agora contam com lentes superiores no conjunto traseiro, além dos vídeos e das selfies com recursos aprimorados. Fora a bateria com menor tempo de recarga, mesmo que o antecessor ainda leve a melhor pela autonomia.

Para o 13 Pro Max, além de durar mais tempo fora da tomada, resta ter um sistema sonoro similar ao seu sucessor e ser uma opção mais barata no momento no mercado brasileiro.

RESULTADO

Apple iPhone 14 Pro Max: 9 PONTOS

  • Design mais moderno com Ilha Dinâmica
  • Tela com mais brilho e menos bordas
  • Som estéreo potente e equilibrado
  • Sistema com maior longevidade e melhores recursos
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras com melhores lentes principal e ultrawide
  • Vídeos com melhores recursos
  • Selfies de maior qualidade e com melhores recursos

Apple iPhone 13 Pro Max: 3 PONTOS

  • Som estéreo potente e equilibrado
  • Bateria com maior autonomia
  • Menor preço no mercado internacional

Entre a geração de 2022 e a de 2021, você considera que os avanços foram grandes, ou são mais discretos? Compensa comprar o 14 Pro Max, ou o momento ainda é para o 13 Pro Max? Conte para a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 19 de abril de 2024, às 12:10)

10

Comentários

iPhone 14 Pro Max vs iPhone 13 Pro Max: onde a Apple mais evoluiu? | Comparativo

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo