LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Rival do A17 Bionic? Dimensity 9300 pode ter GPU mais eficiente e CPU com 4 núcleos Cortex-X4

30 de agosto de 2023 63

Atualização (30/08/2023) - FM

A MediaTek promete um grande salto de desempenho com a próxima geração de sua plataforma para celulares tops de linha. Supostamente chamado de “Dimensity 9300”, esse chip teve várias especificações vazadas nos últimos meses, e segundo rumores divulgados na terça-feira (29), um dos destaques do hardware será sua eficiência de energia.

De acordo com o vazador Digital Chat Station, a GPU do Dimensity 9300 terá “melhorias no poder de computação efetivo e eficiência de energia”. Em casos de uso moderado, o consumo de energia da unidade gráfica seria 25% menor em comparação com a GPU do Dimensity 9200, atual geração do processador top de linha.

(Imagem: Reprodução)

O Dimensity 9300 será equipado com a GPU Immortalis-G720. Segundo a Arm, esse conjunto gráfico promete entregar mais eficiência de energia e permitirá adicionar até 10 núcleos de processamento dedicado a um SoC. Além disso, a MediaTek confirmou que a plataforma utilizará os novos “super núcleos” Cortex-X4.

O que chama atenção nesse chipset, segundo rumores, é sua configuração única de 4+4. Isso significa que a CPU do Dimensity 9300 pode ter 4 núcleos Cortex-X4 e 4 núcleos Cortex-A720, o que permitiria que esse processador obtivesse o maior desempenho em um dispositivo móvel — isto é, ao custo de um grande consumo de energia por parte dos “super núcleos”.

(Imagem: Reprodução)

Para comparar, a maioria dos chips para smartphones e tablets possuem apenas um núcleo de altíssimo desempenho. Exceção é o Google Tensor G2, que possui dois núcleos Cortex-X1. Para garantir que o Dimensity 9300 não seja “faminto” por energia com seu suposto design de 4+4, é possível que a MediaTek faça ajustes na potência de seu SoC.

Outro fator que deve contribuir para o alto desempenho do Dimensity 9300 é o uso da memória LPDDR5T, um novo padrão que deve estrear no chip com velocidades de transferência de dados de até 9,6 Gbps.

De acordo com fontes da indústria, as configurações diferenciadas do Dimensity 9300 fariam com que o processador tivesse desempenho comparável ao do Apple A17 Bionic, que será o primeiro do mercado com a nova litografia N3 (3 nanômetros) da TSMC. Isso poderia sugerir que o modelo irá superar o Snapdragon 8 Gen 3, seu maior rival no universo do Android.

A MediaTek deve anunciar o Dimensity 9300 em outubro de 2023, e poucas informações foram confirmadas até o momento, portanto, todos os detalhes preliminares devem ser tratados como rumores até que fabricante apresente seu novo produto ao mundo.

Atualização (12/08/2023) - FM

Dimensity 9300: rival do Apple A17 Bionic pode ser lançado em outubro com 4 núcleos Cortex-X4

A MediaTek está preparando o lançamento de uma nova plataforma para celulares tops de linha, e de acordo com novos rumores divulgados neste sábado (12), o Dimensity 9300, como deverá ser chamado, está previsto para ser lançado no mês de outubro, portanto, é possível que antes mesmo do Snapdragon 8 Gen 3.

As informações foram reveladas pelo vazador Digital Chat Station. Segundo ele, o chip será produzido com a litografia N4P da TSMC, isto é, um processo de 4 nanômetros que também será utilizado no Snapdragon 8 Gen 3, seu maior rival no universo de celulares com Android. Em busca de derrotar a concorrência, o hardware terá uma nova configuração de CPU.

Especula-se que o Dimensity 9300 terá quatro “super núcleos” ARM Cortex-X4 de altíssimo desempenho combinados com quatro núcleos de eficiência ARM Cortex-A720. Essa configuração diferenciada faria com que o processador superasse o Apple A17 Bionic, que será o primeiro da indústria com a nova litografia N3 (3 nanômetros) da TSMC.

Um fator que poderia contribuir para o alto desempenho do Dimensity 9300 é o uso da memória LPDDR5T, um novo padrão que deve estrear no chip da MediaTek com velocidades de transferência de dados de até 9,6 Gbps.

(Imagem: Reprodução)

No departamento de gráficos, o SoC deve apresentar uma GPU Immortalis-G720, mas a quantidade de núcleos utilizada no bloco gráfico ainda não é revelada. Segundo a ARM, essa unidade pode ser equipada com até 10 núcleos com suporte para ray tracing e Deferred Vertex Shading, tecnologia que promete 15% mais desempenho sem sofrer com aquecimento.

Ainda não há certeza de que o Dimensity 9300 será capaz de superar o desempenho do Snapdragon 8 Gen 3 e A17 Bionic, que serão os sucessores dos chips mais poderosos da indústria atualmente, segundo dados de benchmark.

Texto original (31/05/2023)

Vai bater o A17 Bionic? Dimensity 9300 pode superar chip da Apple e ter 4 núcleos Cortex-X4

A ARM anunciou os novos núcleos Cortex-X4 e Cortex-A720 nesta semana e a MediaTek confirmou oficialmente que o seu próximo chip topo de linha contará com eles nas suas especificações. Agora dois leakers do Weibo afirmam que isto pode fazer com que o Dimensity 9300 supere até o Apple A17 Bionic.

Os informantes de hoje são os usuários Digital Chat Station e Ice Universe, que afirmaram no Weibo que o Dimensity 9300 deve ter quatro núcleos Cortex-X4 de altíssimo desempenho aliados a quatro núcleos Cortex-A720 de eficiência.

De acordo com ambos, esta combinação poderosa permitirá que o Dimensity 9300 supere o futuro Apple A17 Bionic com alta eficiência energética graças ao processo de fabricação em N4P da TSMC.

Relato de Digital Chat Station no Weibo. Imagem: reprodução

Além disso, vale lembrar que o chip da MediaTek contará com a nova GPU Immortalis-G720 da ARM, que deve ser uma das mais poderosas já lançadas pela fabricante.

Segundo a própria ARM, esta GPU pode ser equipada com até 10 núcleos, oferece Smart Global Illumination para maior suporte a ray tracing e Deferred Vertex Shading para gerar 15% mais desempenho sem sofrer com aquecimento.

Apesar de tudo, ainda teremos que aguardar para saber se o Dimensity 9300 terá o poder de superar o Apple A17 Bionic do iPhone 15 Pro e Snapdragon 8 Gen 3 que serão anunciados no fim deste ano.

Saiba mais


63

Comentários

Rival do A17 Bionic? Dimensity 9300 pode ter GPU mais eficiente e CPU com 4 núcleos Cortex-X4

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo