Economia e mercado 11 Jan
A Apple revelou várias novidades empolgantes com o lançamento do iOS 17. No entanto, apesar das promessas, alguns dos recursos anunciados ainda não estão disponíveis para os usuários. A expectativa é que essas funcionalidades sejam finalmente implementadas por meio de atualizações previstas para 2024, ano que marcará o lançamento do iOS 18.
Considerando o recente “boom” da inteligência artificial, é esperado que a Apple siga a tendência do mercado e introduza várias ferramentas baseadas nessa tecnologia para o iOS 18. A seguir, veja os recursos já confirmados e os que estão sendo especulados para chegar ao sistema operacional do iPhone em 2024.
A Apple anunciou, durante o evento de lançamento do iOS 17, que sua plataforma de streaming de músicas contará com “Playlists Colaborativas”, que permitirão criar listas de reprodução em conjunto com amigos e familiares. Qualquer um poderá adicionar ou remover canções, reordenar e até mesmo reagir às adições com emojis.
Esperava-se que as Playlists Colaborativas chegassem ao Apple Music em 2023 com o lançamento do iOS 17.2, contudo, a fabricante removeu a função nas últimas versões beta sem fornecer explicações. Agora, usuários acreditam que as novas funções do aplicativo serão implementadas em meados do primeiro trimestre de 2024.
Com a Lei de Mercados Digitais da União Europeia, várias empresas de tecnologia se viram obrigadas a adaptar seus produtos e serviços conforme os padrões exigidos pelo bloco econômico. Uma das principais mudanças deverá ser feita pela Apple, que, pela primeira vez na história do iPhone, deverá permitir a instalação de aplicativos por fora da App Store.
O sideloading é uma prática amplamente desencorajada pelos executivos da Apple. Segundo eles, a instalação de software que “dribla” os filtros da loja oficial de aplicativos deixa o sistema operacional suscetível a ataques de hackers. Os argumentos foram refutados pelas autoridades de mercado da União Europeia.
De acordo com Mark Gurman, famoso analista de mercado especializado no modus operandi da Apple, o iOS passará a suportar sideloading no primeiro semestre de 2024.
Quando uma pessoa troca mensagens com um usuário do iOS através de um celular com Android, várias funcionalidades ficam indisponíveis, uma vez que o iMessage do iPhone é compatível somente com SMS e MMS, que não suportam funções como confirmação de leitura, indicador de digitação, envio de mídia em alta qualidade e emojis, por exemplo.
A Apple sempre insistiu que “prefere vender um iPhone em vez de implementar o RCS”, uma vez que a experiência de troca de mensagens entre seus próprios celulares é muito mais eficiente e completa, visto que suporta tecnologias de última geração.
Ao enviar mensagens para um celular com Android em um iPhone, os usuários se deparam com “bolhas verdes” que reforçam que o padrão utilizado é o SMS ou MMS. Quando a troca de mensagens ocorre entre dois dispositivos da Apple, os balões são azuis. Essa diferenciação inspirou a campanha “#GetTheMessage” promovida pelo Google.
Após muita resistência e tentativas falhas de desenvolver aplicativos que servissem como “pontes” para o abismo de comunicação entre o Android e iOS, a Apple finalmente confirmou que seu aplicativo de mensagens passará a suportar o RCS. O anúncio ocorreu após pressão por parte de outras empresas e das autoridades de mercado da União Europeia.
Espera-se que essa funcionalidade seja habilitada em diferentes versões de sistema operacional da Apple, incluindo versões anteriores ao iOS 17.
A Apple confirmou que está trabalhando em ferramentas de inteligência artificial para o iPhone, e uma das maiores apostas poderá ser uma renovação da Siri. Mark Gurman acredita que o iOS 18 será marcado por um uso mais agressivo de IA, e essa tecnologia seria especialmente útil para a Siri, a assistente virtual da Apple.
O analista acrescenta que a big tech está experimentando a possibilidade de adotar inteligência artificial generativa em todas as suas plataformas, como seus aplicativos de produtividade da suíte iWork — incluindo o Pages, Number e Keynote — e o Xcode.
Especula-se que a Apple pretende incorporar modelos de linguagem grandes na Siri para permitir que os usuários automatizem tarefas complexas — um recurso que envolveria uma integração mais profunda com o aplicativo “Atalhos”. Isso deve ocorrer em uma atualização de software do iPhone em 2024, que provavelmente seria o iOS 18.
Começando pelo iOS 17, usuários de celulares da marca compatíveis com conexão via satélite — isto é, a partir do iPhone 14 — podem solicitar assistência na estrada se estiverem com problemas no carro em um local sem cobertura da rede celular ou Wi-Fi. Inicialmente, o recurso está disponível somente para usuários nos Estados Unidos.
A Apple havia informado que o recurso seria expandido para “mais países em breve”, mas sem revelar uma data precisa. É esperado que outras regiões com suporte para a conexão via satélite e elegíveis aos serviços de emergência sejam contempladas em 2024.
Durante a WWDC de 2022, a Apple apresentou a futura geração do CarPlay, prometendo uma integração mais profunda com as funções inatas do veículo, como ar-condicionado e multimídia, suporte para vários monitores no painel, maior personalização e mais.
A Apple afirmou, na ocasião, que os primeiros veículos compatíveis com a nova geração do software chegariam no fim de 2023. Considerando que faltam apenas algumas semanas para o fim do ano, os consumidores devem ter uma oferta ampla de automóveis com o novo CarPlay em meados do primeiro semestre de 2024.
Qual recurso você deseja ver nas próximas versões do iOS? Comente abaixo!
Apple iPhone 15
3 semanas atrásVeja tudo o que mudou na nova linha iPhone 16 em comparação com os seus antecessores.
1 mês atrásUm vazamento massivo trouxe todas as especificações e preços das linha iPhone 16 antes mesmo da Apple fazer o evento em setembro.
1 mês atrásUm novo vazamento trouxe um case confirmando o design final do iPhone 16, bem como a presença do botão de captura no modelo mais acessível.
1 mês atrásUm novo bug descoberto pelos usuários pode travar a tela inicial do iPhone com simples caracteres.
Comentários