Apple 09 Jan
A Apple liberou nesta quinta-feira (14) a primeira versão beta do iOS 17.3 para usuários inscritos no programa de testes da empresa. A atualização inclui um novo recurso chamado "Proteção de Dispositivo Roubado", que adiciona uma camada extra em caso de furto ou roubo do iPhone, impedindo que o criminoso altere certas configurações do aparelho.
Com a novidade, o proprietário do celular pode vincular seu ID Apple a locais classificados como seguros, como casa, trabalho ou faculdade, por exemplo. Assim, o software usa dados do GPS para identificar onde o usuário está e bloquear ou desbloquear algumas mudanças no sistema, como a desativação do Buscar, desvinculação da conta ou remoção do Face ID.
Mesmo em posse do smartphone, senha de desbloqueio e código de verificação não será possível mudar os principais recursos do dispositivo se ele estiver fora do local previamente cadastrado. Isso impede que ladrões façam o logout do ID Apple para que os dados do iPhone possam ser apagados e o telefone revendido ou desmanchado na sequência.
Para ações ainda mais sensíveis, como a alteração da senha da conta do ID Apple conectada ao iPhone, o recurso adiciona um “atraso de segurança”. Nesses casos, o usuário deve utilizar o Face ID ou Touch ID, aguardar uma hora, e então, autenticar-se novamente com a biometria. Esse atraso não ocorrerá em locais familiares, como casa ou trabalho.
Como ativar?
Para experimentar esse recurso é preciso estar inscrito e usando a versão beta do iOS 17.3 e seguir até Ajustes > Face ID/Touch ID e Código > Proteção de Dispositivo Roubado.
Comentários