Tech 08 Ago
Atualização (02/09/24): WM
Depois de muitos rumores, a Apple finalmente anunciou em maio deste ano a linha iPad Pro com tela OLED, incluindo modelos de 11 e 13 polegadas, levando esse tipo de painel tão pedido pelos usuários aos seus tablets. Segundo um novo relatório do DSCC (Display Supply Chain Consultants) publicado pelo portal coreano The Elec, a marca pretende expandir o uso de display OLED a mais modelos da linha iPad nos próximos anos, incluindo opções do iPad Air e iPad Mini.
O relatório aponta que, até 2027, a Apple será responsável por 90% da demanda por painéis OLED híbridos, que nada mais são do que a tecnologia que combina o filme fino (TFE) com um substrato de vidro. Isso foi usado no iPad Pro OLED, ajudando o dispositivo a se tornar bastante fino. Diferente dele, porém, os modelos mais básicos não devem trazer o chamado Tandem OLED de camada dupla, usando apenas uma camada de OLED para entregar custo mais baixo de produção.
Isso só seria possível com a expansão do uso do OLED híbrido em mais produtos. Segundo o DSCC, teremos novidades neste sentido já em 2025 com novos MacBook com tela OLED, sendo esperadas 2 milhões de unidades fabricadas em 2025, 5 milhões em 2026 e até 8 milhões entre 2027 e 2028. É dito que a demanda pode passar das 10 milhões de unidades em 2028, caso a linha seja expandido além dos MacBook Pro de 14,3 e 16,3 polegadas.
Sobre o iPad Mini, é dito que o modelo com OLED chega em 2026 com tela de 8,4 polegadas, um aumento singelo em relação às 8,3 polegadas vistas atualmente no iPad Mini de sexta geração. É provável que isso seja feito mantendo o tamanho do aparelho e reduzindo as bordas ao redor da tela, algo como o que a Apple fará com iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.
A fabricação das telas OLED híbridas seria majoritariamente de Samsung Display e LG Display, com a sexta geração do painel já em franca produção. É esperado que a BOE se junte ao time até a oitava geração do display, tornando a competição ainda mais voraz para definir quem será o maior responsável por entregar as telas para os produtos da Apple.
Atualização (23/05/2024) - EB
Há exatos 10 dias vimos relatos de que a Apple pode anunciar um novo iPad mini 7 com uma nova tela em 2024, mas hoje o portal sul-coreano Naver está afirmando que a Samsung iniciou a produção de amostras de telas OLED para o tablet, o que significa que ele não deve ser lançado neste ano.
A fonte de hoje diz que a Samsung está trabalhando em telas OLED de 8 polegadas para a Apple, o que significa que o próximo iPad mini pode ter 8,3 polegadas, assim como na geração atual.
Se as previsões estiverem corretas, a Samsung deve iniciar a produção em massa das telas para a Apple em 2025, logo após as primeiras amostras serem aprovadas, o que significa que o novo iPad mini 7 deve ser lançado em 2026.
Um dos informantes do Naver diz:
Eu entendo que a Samsung Display começou a desenvolver amostras para o iPad mini OLED no mês passado a pedido da Apple. Depois de desenvolver amostras iniciais no primeiro semestre deste ano, poderemos entrar na fase de desenvolvimento para produção em massa dentro do ano.
Também é descartado que a Apple utilize as mesmas telas Tandem OLED do iPad Pro no iPad mini, pois elas têm custo elevado e a ideia deve ser manter o tablet como uma opção mais acessível para aqueles que não querem investir US$ 999 ou mais de R$ 12.299 em um iPad.
Matéria original (13/05/2024)
Apple pode lançar um novo iPad mini 7 com novos chip e tela no fim de 2024
A Apple anunciou os novos iPads Pro e Air na semana passada e agora ela está se preparando para anunciar tablets mais acessíveis, pois grande parte do público opta por eles ao comprar o seu primeiro iPad. Além disso, os modelos anunciados no Brasil são os mais caros do mundo.
De acordo com a Bloomberg, a Apple tem planos de lançar um novo iPad mini 7 até o final deste ano para aumentar suas vendas.
Economia e mercado 10 Mai
Economia e mercado 09 Mai
O informante da vez é o jornalista e analista Mark Gurman, que diz que a Apple deve lançar um novo iPad mini 7 após o anúncio da linha iPhone 16.
Isto significa que não veremos um novo tablet na WWDC 2024 e muito menos em setembro, guardando o impacto da novidade para as vendas de Black Friday e Natal.
O novo iPad mini 7 deve ter um novo chip mais potente, provavelmente o A17 Pro, uma tela revisada para evitar problemas de distorção na rolagem e outras melhorias, mas o design deve continuar sendo o mesmo.
Desta forma, a Apple deve agendar um novo evento após o lançamento dos novos iPhones para apresentar os iPad mini 7 e iPad 11, pois ambos devem ser revelados juntos.
Comentários