
Apple 07 Ago
07 de agosto de 2024 5
Atualização (07/08/2024) - FM
A Apple disponibilizou, na terça-feira (06), as terceiras betas públicas do iOS 18, iPadOS 18, macOS 15 Sequoia, watchOS 11 e tvOS 18. As novas versões chegam aos usuários inscritos no programa de testes da empresa pouco após o lançamento das quintas betas dos sistemas operacionais para os desenvolvedores do Apple Developer.
Com as atualizações de testes, usuários podem esperar melhorias de desempenho e várias correções de bugs que tornam a experiência dos sistemas operacionais mais fluida. O iOS 18 beta 3 conta com algumas mudanças importantes, incluindo refinamentos no novo design do aplicativo de galeria e melhorias no Safari.
A empresa removeu o “carrossel” na parte superior do aplicativo Fotos, que antes permitia deslizar horizontalmente entre sua biblioteca e outras seções de imagens, como a pasta de “Favoritos” e “Retratos”. Além disso, a seção “Dias Recentes” passará a incluir imagens baixadas da web ou recebidas por aplicativos recentemente.
Segundo a empresa, essas mudanças foram implementadas em resposta ao feedback dos usuários que experimentaram as primeiras betas públicas do iOS 18. Cabe lembrar que o aplicativo Fotos traz algumas das mudanças mais drásticas em comparação com o iOS 17 — além, é claro, dos novos ícones dinâmicos que podem ter cores personalizadas.
Outra mudança é a estreia do recurso “Thanos” no Safari, que permite ocultar partes incômodas em sites — como sobreposições ou anúncios invasivos que atrapalham a visualização da página — para que o usuário possa se concentrar mais no conteúdo. Esses recursos também estão chegando ao iPadOS 18 e macOS 15 Sequoia.
Na versão beta mais recente do tvOS 18, usuários descobriram um novo recurso que compartilha links da Apple TV com o iPhone, iPad ou Mac através do AirDrop. Por ora, não há mudanças encontradas no watchOS 11 beta 3. Já o visionOS 2 não entrará no programa de betas públicas da Apple, portanto, será restrito aos desenvolvedores.
Cabe lembrar que a Apple Intelligence, a suíte de ferramentas de IA da Apple, está disponível apenas no iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS 15.1, portanto, ainda não pode ser testada sem uma conta de desenvolvedor. Além disso, a tecnologia é compatível somente com o iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max e modelos de iPad e Mac com chips da linha “M”.
Atualização (15/07/2024) - EB
A Apple liberou a terceira beta dos seus sistemas para desenvolvedores na semana passada, mas o macOS ficou de fora. Agora algumas destas atualizações estão sendo relançadas antes das versões beta públicas incluindo a do macOS Sequoia.
Explicando melhor, a Apple relançou as versões beta para desenvolvedores do iOS 18 e iPadOS 18, enquanto o macOS Sequoia ganhou a terceira beta hoje. Os beta dos tvOS 18, watchOS 11 e visionOS 2.0 não foram relançados, pelo menos até agora, então eles continuam com as versões originais de 8 de julho.
As novas compilações são as seguintes:
A Apple não disse porque lançou novas compilações e nem o que muda nelas, então os desenvolvedores terão que vasculhar as novas versões para descobrir o que há de novo.
Por outro lado, é altamente provável que a razão seja algum bug crítico no sistema que obrigou a Apple a liberar uma nova versão rapidamente para evitar danos a mais dispositivos.
Atualização (08/07/2024) - FM
A Apple liberou, nesta segunda-feira (08), a terceira versão beta para desenvolvedores do iOS 18, iPadOS 18, watchOS 11, visionOS 2 e tvOS 18. As novas versões dos sistemas operacionais foram anunciadas durante a WWDC 2024, em junho, e se encontram em fase de testes com lançamento previsto para o mês de setembro.
No momento desta publicação, a beta 3 do macOS 15 Sequoia ainda não está disponível para usuários do Mac. É possível que a nova versão de testes do sistema operacional seja lançada ainda esta semana para corrigir bugs e melhorar o desempenho do software.
Os números de compilação das novas versões beta são:
Com a beta 3 do iOS 18, usuários podem encontrar melhorias no design dos ícones que se ajustam de maneira automática ao modo escuro. É esperado que, ao fim do ciclo de testes com o sistema operacional, os desenvolvedores criem suas próprias versões customizadas dos ícones com um visual mais polido para o tema escurecido.
Há também melhorias no Fotos e Mensagens. Usuários agora poderão encontrar mais informações sobre o RCS, protocolo de mensagens que finalmente chegou ao sistema após pressão da União Europeia. Além disso, há novas versões dinâmicas dos papéis de parede nativos do iOS 18, tais que se ajustarão com base no horário.
Não há grandes detalhes quanto às mudanças feitas nas novas versões betas das demais plataformas, mas é possível que as atualizações estejam limitadas a correções de bugs e melhorias de desempenho em comparação com a beta 2, liberada em 24 de junho.
A Apple Intelligence, suíte de ferramentas de IA da Apple, ainda não está disponível nas versões beta do iOS 18, iPadOS 18 ou macOS 15 Sequoia. A empresa pretende liberar as primeiras funções inteligentes do iPhone, iPad e Mac em meados de setembro de 2024 — ainda em fase de testes, e exclusivamente em inglês dos Estados Unidos.
Texto original (24/06/2024)
A primeira beta do iOS 18 foi liberada há alguns dias e hoje a Apple está liberando a segunda beta dos seus sistemas para desenvolvedores e testadores. Desta vez, estamos vendo as novas versões do iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11, tvOS 18 e visionOS 2.
Segundo o The Verge, as novas versões trazem novidades principalmente para o macOS Sequoia 15, que agora traz suporte para espelhamento de tela do iPhone e compartilhamento de tela do SharePlay durante chamadas com amigos.
Entretanto, estas novidades não estarão disponíveis inicialmente na União Europeia por conta da Lei dos Mercados Digitais, que determina que o iOS seja um sistema aberto para lojas de aplicativos de terceiros.
Detalhando um pouco mais, as novas compilações são as seguintes:
As versões estáveis destes sistemas devem ser lançadas em setembro ou outubro com o anúncio dos novos iPhones, Apple Watch e mais produtos. Vale lembrar que o teste de versões beta não é recomendado para uso diário, pois problemas podem comprometer muito a experiência de uso do dispositivo.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários