16 Agosto 2024
Não são raras as notícias de usuários de iPhone que perderam seu aparelho em um lago ou rio, e conseguiram recuperá-lo após dias ou mesmo meses funcionando perfeitamente. Pois bem, mais um caso ganhou repercussão no Reddit, onde o usuário Gerodot01 postou a história de como seu iPhone 15 Pro sobreviveu a um mergulho no rio por 22 horas, sendo resgatado intacto.
Segundo ele, o aparelho caiu em um ponto onde a profundidade era de 2,5 metros de água doce, o que ainda fica dentro da proteção prometida pela Apple para o iPhone 15 Pro em termos de profundidade, mas não de tempo — a marca garante que o aparelho irá sobreviver em profundidade máxima de seis metros por até 30 minutos.
Como o celular estava descarregado após ser resgatado, o usuário primeiro o secou completamente, e então foi feita uma recarga pra ver se ele estava funcionando. E sim, ele estava. O único problema enfrentado, de acordo com o relato, foi que os alto-falantes não estavam "funcionando bem", algo resolvido após algum tempo de uso, quando eles secaram completamente.
Com isso, ele aponta que o iPhone 15 Pro voltou a funcionar "como antes de cair no rio", respondendo a curiosos nos comentários que certamente irá trocar o aparelho pelo novo iPhone 16 Pro.
Três pontos importantes precisam ser levados em conta dessa história. O primeiro é que a Apple sequer dá garantia para danos por água no iPhone, algo que já rendeu processos contra a marca. O segundo é que, como comentado acima, a certificação incluída pela marca é de submersão rápida, sendo voltada para acidentes em piscinas ou vasos sanitários, onde é recomentado pegar imediatamente o aparelho e secá-lo por completo por ao menos 24 horas antes de ligá-lo novamente.
O terceiro é que o usuário abriu seu iPhone 15 Pro após o ocorrido, o que não é recomendado caso você não tenha experiência com isso, pois vários danos podem ser causados no processo. Segundo ele, isso foi feito para garantir que o mecanismo de invalidação da garantia estava intacto — a Apple inclui um papel que muda de cor ao contato com água dentro do aparelho —, e também para ver se ele estava totalmente seco por dentro, evitando futuros problemas.
Outros usuários ainda questionaram sobre ele ter invalidado a proteção contra água ao abrir o aparelho, mas isso pode ser corrigido de forma bastante simplificada em países onde a Apple vende os kits de reparo, bastando adquirir as borrachinhas de vedação e a cola, botar tudo no lugar e na quantidade conforme o manual, e fechar novamente o dispositivo aplicando pressão por alguns segundos.
E você, já deixou seu iPhone cair na água? Ele sobreviveu? Conta aí nos comentários!
Comentários