Curiosidade 23 Ago
Os usuários de Spotify no iPhone não poderão mais controlar o volume em dispositivos conectados usando o botões físicos de volume. Em uma atualização feita em sua página de suporte, o Spotify disse que a Apple "descontinuou" essa tecnologia, forçando os donos de iPhone a usar uma alternativa bem desagradável.
Quem usa Spotify sabe que ele conta com um recurso bem útil onde todos os dispositivos conectados com a mesma conta ou reproduzindo na mesma rede Wi-Fi podem ser controlados simultaneamente, o que significa que, se você estiver ouvindo no PC, pode controlar o player pelo aplicativo no seu celular e vice-versa.
Anteriormente, esse controle simultâneo permitia que os usuários de iPhone abaixassem ou diminuíssem o volume da música sem precisar abrir o aplicativo, bastando apenas apertar os botões físicos de volume no celular, mas isso não será mais possível em breve.
Essa mudança só afeta o Spotify Connect, um recurso que permite que os usuários usem o celular para controlar o Spotify em falantes ao redor, consoles de videogame, smart TVs, computadores e outros dispositivos. Agora, o Spotify exige que os usuários de iPhone usem o controle deslizante dentro do aplicativo para aumetar ou diminuir o volume. O Spotify diz que a mudança entrará em vigor a partir de 3 de setembro, mas alguns usuários já estão vendo ela.
Agora, quando um usuário de iPhone aperta o botão físico de volume durante o uso do Spotify, a plataforma exibe uma notificação que diz "Quer mudar o volume?" Os usuários então terão que tocar na notificação e usar o slider de volume no aplicativo. O Spotify irá exibir automaticamente o slider se o usuário apertar o botão de volume enquanto o aplicativo estiver aberto.
O Spotify culpa a Apple pela mudança, dizendo que a empresa não deu acesso à mesma tecnologia que prmite que o Apple Music rode em dispositivos de terceiros. Como resultado, controlar o volume com os botões físicos do iPhone se "tornou instável" nos dispositivos conectados, fazendo com que o volume tivesse um pico durante a reprodução ou outros bugs. O Spotify diz que a musança irá resultar em um controle de volume "persistente e de alta qualidade". O aplicativo Sonos também parou de permitir que os usuários de iPhone mudassem o volume usando os botões físicos por motivos similares.
Pedimos que a Apple apresentasse uma solução similar à que eles oferecem para os usuários no HomePode e Apple TV para os desenvolvedores de aplicativos que controlam serviços de mídia que não sejam da Apple. A Apple nos disse que eles exigem que os aplicativos se integrem ao HomePode para terem acesso à tecnologia que controla o volume no iPhone.
Considerando que o Spotify nunca adotou a API necessária para se integrar ao HomePod, isso explica o fato deles não terem conseguido acesso à tecnologia da Apple.
O que você achou dessa mudança?