Curiosidade 19 Set
A linha iPhone 16 Pro foi lançada com algumas melhorias significativas para suas câmeras com um novo sensor ultrawide de 48 megapixels. Porém, o fotógrafo profissional Tony Northrup do canal Tony & Chelsea Northrup no YouTube está acusando a Apple de mentir sobre a nova câmera do iPhone 16 Pro.
Um trecho do vídeo intitulado como "Câmera do iPhone 16 Pro: DECEPCIONANTE e ENGANOSA" em tradução direta diz o seguinte:
Primeiro, a resolução de 48 megapixels é absolutamente falsa. Ele oferece cerca de 6 megapixels de detalhes reais em circunstâncias ideais. Em segundo lugar, quando você aumenta o zoom usando a lente zoom 2X falsa, a qualidade se torna absolutamente horrível. A Apple deu ao sensor super grande-angular de 13 mm o mesmo tratamento falso de 48 megapixels, e você pode esperar a mesma falta de qualidade de imagem aprimorada real.
O curioso é que Tony compara a imagem gerada pela ultra grande-angular do iPhone 16 Pro com a de uma câmera DSLR full-frame, o que é questionável.
A comparação foi criticada por Sebastiaan de With, cofundador da Lux e desenvolvedor dos aplicativos Halide e Kino para iOS, que disse:
É claro que nunca é muito útil comparar um iPhone — ou qualquer smartphone! — para uma câmera full frame, porque a física dita sua saída de imagem. Você não pode derrotar a física quando se trata de coletar luz e obter um certo tipo de renderização. É por isso que os telefones tendem a compensar na área em que são muito superiores: computação.
O caso é que o iPhone 16 Pro utiliza a tecnologia Quad Bayer para combinar 4 pixels em 1 para elevar o nível de detalhes da imagem de 12 MP final. Desta forma, o sensor ultra grande angular de 48 MP cria imagens com qualidade superior a de 12 MP, não de 6, como disse Tony.
Os usuários obtêm fotos de alta resolução com mais detalhes? Sem dúvida. Indo além, você pode dizer que ele realmente oferece quatro vezes mais detalhes do que os sensores de 12 megapixels que o precedem? Embora seja um sensor Quad Bayer que otimiza para saída para 12 megapixels eu me arriscaria e diria que sim.
Além disso, Tony Northrup afirma que nem possui um iPhone 16 Pro e está baseando a comparação no sensor de 48 MP do seu iPhone 15 Pro.
Por fim, With afirma que a comparação com uma câmera full-frame não faz nenhum sentido, pois elas funcionam de forma diferente.
As pessoas usam a câmera do iPhone todos os dias e obtêm fotos de alta resolução com mais detalhes. Ela tem mesmo poder de resolução de uma câmera full-frame? Provavelmente não. Mas isso é como comparar uma maçã a uma laranja.
Isto nos permite concluir que a Apple não está mentindo, pois o sensor tem 48 MP e utiliza todos eles para criar imagens de 12 MP com qualidade superior.
Comentários