Apple 02 Out
O iOS 18 foi lançado nesta semana com várias novidades em inteligência artificial e personalização, mas a Apple não avisou os usuários que faria outra mudança em seus celulares: ela reduziu o desempenho dos aparelhos. A diferença já foi notada em benchmarks.
A mudança foi notada pelo youtuber Geekerwan, que testou os iPhones 15 Pro Max e 14 Pro Max com o iOS 17 e com o iOS 18. Os resultados mostram que a Apple adicionou um atraso para o aumento de frequência da CPU dos chipsets, o que reduziu as pontuações destes aparelhos em benchmarks.
No Geekbench 6, por exemplo, a pontuação do iPhone 15 Pro Max era de 2.999 em single-core com o iOS 17 e caiu para 2.885 no iOS 18; o resultado multi-core caiu de 7.779 para 7.476 após a atualização.
Entretanto, o youtuber aponta que este atraso no modo Boost das CPUs tem um efeito benéfico: aumentar a duração de bateria. Desta forma, os usuários devem notar alguma melhoria na autonomia dos seus celulares com iOS 18.
Por outro lado, seria melhor se a Apple tivesse anunciado esta mudança e adicionado controles para que o usuário pudesse decidir se quer mais desempenho ou autonomia no seu iPhone ao invés de apenas mudar a configuração arbitrariamente.
- O Apple iPhone 15 Pro Max está disponível na Amazon por R$ 8.189. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.
- O Apple iPhone 14 Pro Max está disponível na Mercadolivre por R$ 7.999.
Comentários