Economia e mercado 24 Set
Atualização (06/10/24): WM
A Apple não apresentou novos tablets durante seu evento de setembro, focando em atualizar as linhas de celulares, relógios e fones. Ao que parece, porém, fãs do iPad terão novidades muito em breve, que chegariam junto a novos computadores Mac com chips da linha M4.
De acordo com Mark Gurman em sua coluna semanal Power On no Bloomberg, a Apple apresentará dois novos MacBook Pro, um novo Mac Mini, um novo iMac e um novo iPad Mini no dia 1° de novembro. Isso abriria caminho para os lançamentos do início de 2025, que incluiriam dois novos MacBook Air, um novo iPhone SE, um novo iPad Air, uma nova AirTag e um novo teclado Magic Keyboard.
Com isso, teríamos:
- 1° de novembro:
- MacBook Pro com chip M4 de entrada em versão de 14 polegadas (J604)
- MacBook Pro com chip M4 top de linha em versões de 14 e 16 polegadas (J614 e J616)
- Mac Mini com chips M4 e M4 Pro (J773)
- iMac com chip M4 (J623)
- iPad Mini (J410)
- Primeiro semestre de 2025:
- MacBook Air com chip M4 em versões de 13 e 15 polegadas (J613 e J615)
- iPhone SE (V59)
- iPad Air em versões de 11 e 13 polegadas (J607 e J637)
- Magic Keyboard para iPad Air (R307 e R308)
- AirTag (B589)
No caso dos modelos de 1° de novembro, não devemos ter um evento de lançamento, e assim um anúncio por meio de comunicado de imprensa. Considerando que a data cai em uma sexta-feira, dia da semana em que normalmente temos início de venda de novos produtos da Apple, é algo bastante plausível.
Além dos produtos mencionados acima, é dito que a Apple ainda prepara novas versões para o Mac Studio e o Mac Pro com chip M4, mas seu lançamento parece mais para o segundo semestre de 2025. Além deles, claro, também teremos os novos iPhone 17, e novos relógios, junto com novos Mac com chip M5, mas isso é papo para o futuro.
Matéria original (27/09/24)
A Apple está se preparando para apresentar novos produtos ainda em 2024, segundo informações do MacRumors. Rumores indicam que o iPad de 11ª geração será anunciado em um suposto evento no próximo mês de outubro para substituir o iPad 10, que chegou às lojas brasileiras há dois anos custando a partir de R$ 5.299.
Embora os vazamentos ainda sejam pouco detalhistas em relação ao iPad 11, é possível deduzir que o modelo contará com o mesmo design minimalista com câmera traseira única e acabamento fosco na traseira. No entanto, novas opções de cores são esperadas, além de melhorias no desempenho do hardware com o uso de um novo processador.
O iPad 10 é equipado com 4 GB de RAM e A14 Bionic, um chipset utilizado pela primeira vez nos modelos de iPhone 12, que foram lançados em 2020. A melhor aposta é que o iPad 11 seja equipado com o A16 Bionic do iPhone 14 Pro.
Por outro lado, esse hardware não possui suporte para a Apple Intelligence, sua suíte de ferramentas de IA generativa. Caso a fabricante busque popularizar a tecnologia “rival” do Samsung Galaxy AI, também é possível que a nova geração do tablet seja equipada com um processador mais novo e maior capacidade de RAM.
Outra melhoria poderia incluir o fim da versão com armazenamento de 64 GB em favor de uma opção mínima de 128 GB. Além disso, o tablet pode passar a suportar Wi-Fi 6E. Quanto aos valores, é esperado que o modelo não sofra um aumento significativo em seu preço, embora os ajustes de memória e desempenho possam levar a um reajuste.
Historicamente, após o lançamento de uma nova geração do iPhone, a fabricante costuma efetuar mais anúncios em meados de outubro. No último ano, após a introdução do iPhone 15 e iPhone 15 Pro, a empresa revelou o MacBook Pro com M3.
Espera-se que o evento da Apple em outubro também seja palco de apresentação de novos computadores equipados com o M4, processador de última geração que habilita os recursos de inteligência artificial da marca. Ele já é utilizado no iPad Pro, mas pode ganhar versões ainda mais poderosas para empoderar o Mac mini, Mac Studio e MacBook.
Comentários