Curiosidade 18 Set
A Apple continua investindo em novos formatos para um futuro MacBook. Desta vez, uma patente listou um modelo com design em vidro e metal com teclado sensível ao toque que pode se adaptar ao aplicativo ou programa exibido na tela principal do computador.
O conceito não é novo: em 2022 já vimos outra patente da Apple citar um MacBook sem teclado com tela flexível de 20 polegadas que poderia ser dobrada ao meio, metade dela poderia ser usada como um teclado sensível ao toque.
Entretanto, a "Maçã" não lançou nada parecido até agora. O mais próximo disso é o Galaxy Z Fold 6 da Samsung, que tem uma tela menor, além de conceitos apresentados em feiras, como CES e MWC.
O projeto de hoje não foge do que já vimos. Ele cita que a tela sensível pode simular a sensação de pressionar uma tecla real ao afundar com a pressão do dedo, enquanto feedback háptico e uma carga eletroestática tornariam tudo mais real.
A carga eletrostática pode causar uma mudança real ou percebida no atrito ou rugosidade da superfície entre um objeto (por exemplo, o dedo do usuário) e a superfície de entrada, atraindo eletrostaticamente o dedo do usuário para a superfície.
Por outro lado, a existência de tantas patentes e nenhuma delas virar um produto real coloca em dúvida se estes projetos podem realmente sair do papel. Isto parece mais improvável agora que Apple está investindo em novos projetos de realidade virtual com o Vision Pro, gravação de vídeo especial na linha iPhone 16 e um headset mais acessível.
Comentários