Economia e mercado 01 Nov
Se o M4 Max já mostrou números impressionantes em testes vazados, a Apple estaria preparando algo ainda mais extremo para o suposto M4 Ultra, conforme sugeriu o jornalista e leaker Mark Gurman na edição mais recente da newsletter Power On. Enquanto comentava o potencial da gigante em jogos, o informante sugeriu que o próximo chip premium da marca teria configurações extremas, incluindo uma GPU de 80 núcleos.
A semana passada foi agitada para a Maçã, com a estreia de diversos novos Macs. Entre eles, o Mac Mini foi o maior destaque, não apenas por adotar o recente processador Apple M4, como ainda por contar com um design repaginado muito compacto. Gurman enxerga que essa combinação de alta potência e tamanho reduzido conferem ao mini PC o potencial de ser uma máquina para games atraente para a maioria do público.
Outras novidades de peso foram os chips M4 Pro e M4 Max, que atropelaram todos os concorrentes e assumiram o topo da tabela de performance de componentes que já passaram pelo Geekbench. Com isso em mente, ao que parece, há uma solução ainda mais poderosa e extrema no forno: o M4 Ultra. Durante a análise do Mac Mini, Gurman indicou brevemente algumas das especificações da plataforma, que deve impressionar.
Assim como a geração anterior, o Apple M4 Ultra estrearia com o novo Mac Pro, possivelmente trazendo uma CPU de 32 núcleos e uma GPU de 80 núcleos — em comparação, o M4 Max possui CPU de "apenas" 16 núcleos (12 de alto desempenho e 4 de eficiência) e GPU de 40 núcleos. Considerando que o chip extremo seria basicamente dois M4 Max interligados, se a companhia mantiver a estratégia vista no M2 Ultra, essas especificações não surpreendem.
Não espere ver o dobro de potência, já que o desempenho não deve escalar de forma linear, mas podemos aguardar por números muito elevados e recursos novos, como o suporte a Ray Tracing (a técnica que simula a luz em tempo real), ausente do Mac Pro anterior. De fato, o jornalista afirma que a plataforma fará da próxima geração do aparelho profissional da Apple o "computador mainstream mais poderoso que o mercado já viu".
Se este será mesmo o caso ou não, vamos ter de esperar para ver, já que o Mac Pro com M4 Ultra está previsto para estrear apenas no segundo semestre de 2025. O que é possível concluir é que a família M4 realmente possui potencial de atrair o público entusiasta e, mais importante para a empresa durante sua investida no mercado de games, desenvolvedores de jogos.
Comentários