Apple 17 Nov
Atualização (25/11/24): WM
Recentemente vimos que a Apple pode estar planejando entrar no mercado de TVs, segundo o jornalista Mark Gurman do Bloomberg, e agora ele volta a comentar o assunto na mais nova edição de sua coluna semanal PowerOn.
Ele detalhou os planos da Apple nos anos 2010 sobre o lançamento de uma TV própria, incluindo desde os estágios iniciais onde surgiu a animação de levar um sistema intuitivo e fluido para telas grandes, até o encerramento do projeto devido à margem de lucro mínima e o panorama do mercado de TVs como um todo.
Isso teria mudado com a falta de avanços da Apple TV "box", que é vendida desde 2007 e ganhou várias gerações deste então, mas sem conseguir grande destaque mesmo dentre os usuários da própria marca. Além disso, o Vision Pro também está longe de ser um produto popular, tanto em seu preço quanto nas funcionalidades disponíveis até então, o que tem deixado a Apple de fora do "boom" dos serviços de streaming para vídeos e jogos.
Com isso, Gurman propõe que uma opção viável seria lançar um concorrente para TV Sticks como Amazon Fire Stick, Google Chromecast e Xiaomi Mi TV Stick, que contam com preço extremamente baixo, mas já servem de porta de entrada para quem quer dar uma cara nova à TV, seja para mudar o sistema que vem de fábrica ou por possuir um aparelho mais antigo que sequer tem acesso aos serviços e apps modernos.
A ideia seria transformar o Apple TV em uma categoria com múltiplos produtos, como acontece com basicamente todos os demais aparelhos da Apple. Assim, teríamos uma Apple TV SE (o modelo Stick), uma Apple TV (o atual modelo) e uma Apple TV Max (que viria com hardware e visual renovados, como aconteceu com o Mac Mini), entrando no slogan de "bom, ótimo e melhor".
O ponto negativo para quem se animar com a história é que, até então, Mark Gurman não deu qualquer indicativo de que esse é o caminho que será seguido pela Apple com sua nova "TV", sendo apenas uma análise de todas as movimentações da marca e uma ideia de como ela poderia resolver os problemas que a levaram a descontinuar a ideia há mais de uma década.
De qualquer forma, vamos ter que aguardar por cenas dos próximos capítulos para ver qual caminho a Apple irá seguir, e se a Maçã realmente pretende investir com mais força no mercado de TVs, seja da forma que for.
Matéria original (17/11/24)
Entre 2009 e 2011, diversos rumores indicavam que a Apple poderia lançar seu próprio televisor, mas isso acabou nunca acontecendo. Ainda que os receptores Apple TV tenham evoluído desde seu lançamento em 2007, principalmente com a chegada das plataformas de streaming, parece que a gigante de Cupertino pode retomar a ideia de ter sua própria TV, competindo diretamente com gigantes como LG, Samsung e TCL.
Em sua newsletter Power On publicada neste domingo (17), o jornalista Mark Gurman da Bloomberg menciona brevemente que a Apple tem "avaliado" a "ideia de fabricar um conjunto de TV com a marca Apple".
O jornalista não traz nenhum detalhe adicional sobre a TV, mas ele diz que pode ser um dos diversos novos produtos de casa inteligente que a Apple planeja lançar caso o suposto hub de parede seja um sucesso.
Parece que a Apple ainda está nos estágios iniciais dessa suposta fabricação de sua televisão, então isso deve demorar anos para ser lançado, caso a ideia seja levada adiante. Independentemente disso, é animador imaginar a ideia da Apple entrando na competição do ramo de TVs de forma mais direta.
Nos resta esperar para descobrir como a Apple pretende competir com outras marcas de TV em termos de especificações da tela, recursos e preços. Ainda mais quando levamos em conta que ela usa telas da LG e Samsung na fabricação de seus dispositivos móveis.
Atualmente, diversos modelos de TVs oferecem suporte ao AirPlay e HomeKit, mas uma TV fabricada pela própria Apple pode trazer uma integração ainda maior com o ecossistema de produtos Apple.
O que você acha dessa ideia?
Comentários