
Economia e mercado 04 Jun
05 de junho de 2025 9
Ao que parece, os novos iPhones 17 podem chegar ao mercado com suporte a carregamento mais rápido. Isso, pois um novo carregador sem fio da Apple com 45 W de potência acaba de ser visto em um órgão regulador de Taiwan. O modelo poderá ser o primeiro da marca com suporte ao ainda inédito padrão Qi 2.2.
Avistado pelo portal internacional 91Mobiles, o carregador foi identificado na base de dados da Comissão Nacional de Comunicações de Taiwan. Os registros do órgão apontam para dois modelos, com números de série A3503 e A3502, com as mesmas especificações técnicas, mas tamanhos de cabo diferentes, sendo de 1 ou 2 metros. Confira a documentação vazada:
Novos carregadores MagSafe da Apple são avistados em base de dados de órgão taiwanês - Imagens: reprodução/91Mobiles
A informação impressa na lateral do carregador confirma a saída de 15V x 3A, o que equivale a 45 W. Segundo os documentos, o novo carregador foi testado com o iPhone 16 e com o iPhone 11, o que garante a retrocompatibilidade com modelos anteriores, mas com velocidades menores de recarga. A documentação ainda ressalta a certificação com o padrão Qi 2.2.
Atualmente, a linha iPhone 16 atinge o máximo de 25 W de carregamento com MagSafe e apenas 15 W no Qi 2. Então, se os novos modelos de carregador são reais, talvez sejam um reflexo inicial da intenção da Apple de trazer velocidades superiores de recarga para a linha iPhone 17.
Mas e sobre o novo padrão Qi? Como mencionado, o Qi 2.2 é a próxima grande atualização do padrão de carregamento Qi do Wireless Power Consortium (ou Consórcio de Energia Sem Fio) – consórcio multinacional de tecnologia voltado a promover a adoção global da interface Qi de carregamento sem fio.
Oficialmente certificada, a expectativa é que a nova versão dê suporte a carregamento sem fio com uma potência de até 50 W, superando os atuais 15 W máximos do Qi 2.1.
Vale lembrar que a própria Apple é um dos grandes membros do Consórcio, ajudando não apenas a projetar o padrão, como também contribuindo com uma versão da tecnologia magnética do MagSafe para o Qi 2.
Além do possível suporte a uma velocidade de carregamento maior, boatos anteriores indicam que os iPhones 17 Pro e 17 Pro Max poderão contar também com uma tecnologia de carregamento reverso de até 7,5 W. O recurso deverá possibilitar que os usuários usem os aparelhos como base de recarga para periféricos como os AirPods ou até mesmo o Apple Watch.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários