
Feiras e eventos 09 Jun
A Apple realizou um novo evento WWDC nesta segunda-feira (9) e aproveitou a ocasião para revelar uma nova prévia da próxima versão do watchOS. Nomeado como watchOS 26, a maçã manteve a mesma ideia dos softwares desenvolvidos para outros produtos de seu portfólio, fazendo referência ao ano de lançamento e apresentou novos recursos.
David Clark, diretor sênior de engenharia do watchOS da Apple, comentou sobre as novidades:
O Apple Watch é um companheiro indispensável para milhões de pessoas em todo o mundo, e o watchOS 26 usa inteligência para oferecer uma experiência ainda mais personalizada. De um novo design lindo ao Workout Buddy com Apple Intelligence, sugestões de música personalizadas no aplicativo Workout e mais inteligência no Smart Stack e no Messages, estamos entusiasmados com as muitas maneiras pelas quais o watchOS 26 ajudará cada usuário a permanecer ativo, saudável, conectado e seguro ao longo do dia.
Em geral, o sistema do relógio vem com a implementação do design Liquid Glass, o que gera melhorias na experiência de uso e adições como widgets e hists Smart Stack, melhorias nas notificações, Central de Controle e o Photos watch face.
Quanto ao Apple Intelligence, uma das principais novidades que chegam com a nova versão do sistema é o Workout Buddy (parceiro de treino), que chega com a promessa de gerar insights personalizados sobre o desempenho do treino do usuário, com base em informações de frequência cardíaca, distância e mais.
O aplicativo de treino do Apple Watch passará por melhoras com o watchOS 26, graças à implementação de um novo layout, tal como novos elementos de navegação. A maçã adicionou novos botões para facilitar o acesso aos recursos favoritos de cada um relacionados aos exercícios.
As melhorias do Smart Stack se referem ao uso dos algoritmos, que incorporam dados mais contextuais e que também está de acordo com o design Liquid Glass. Nesse sentido, a aplicação de um prompt com sugestões de ações que podem ser úteis aparece para o dono do relógio.
A nova versão do sistema vem com Live Translation ao app de Mensagens, o que permite a tradução automática para o idioma escolhido pelo usuário. Esse recurso estará disponível aos modelos Watch Series 9, Series 10 e Apple Watch Ultra 2, conectado com um dispositivo compatível com o Apple Intelligence.
Para quem seleciona o idioma inglês, o smartwatch ainda sugere ações com base no contexto da conversa. Além disso, os papeis de parede personalizáveis selecionados o iPhone também serão exibidos na interface do vestível. No mais, o recurso de respostas inteligentes terá resultados aprimorados e mais relevantes para quem selecionou o dioma inglês.
Quanto as notificações, a nova versão do sistema permitirá um gerenciamento de forma facilitada ao usar apenas um gesto com o pulso nos modelos Watch Series 9, Apple Watch Series 10 e Apple Watch Ultra 2. Esse movimento pode ser utilizado para remover as notificações e até mesmo ligações recebidas.
Ao combinar esse movimento com dois troques, o usuário terá a possibilidade de acionar comandos com apenas uma mão, o que pode ser útil para quando estiver com a outra ocupada. Para chegar nesse resultado, o relógio usa seus sensores de acelerômetro e giroscópio, combinados com um modelo de aprendizado de máquina.
Outra novidade que chegará com o update é o ajuste automático de volume do alto-falante de acordo com o ambiente em que o usuário está. No caso, a funcionalidade estará disponível para notificações, alarmes, ligações recebidas, Siri e mais.
No mais, outras adições para o sistema incluem o aplicativo de Notas, além dos recursos Hold Assist e Call Screening que chegam ao app Phone e funcionam quando um iPhone está próximo. Vale mencionar também o Live Listen, que vem com legendas em tempo real ao trabalhar em conjunto com o celular.
Vale mencionar ainda que os desenvolvedores poderão aproveitar as novas APIs do watchOS 26 em relação ao design, Smart Stack e demais elementos. As novas APIs SwiftUI poderão ser usadas para novos itens de design para o sistema, enquanto o API Control Widget permitirá criar controles personalizados para adicionar à Central de Controle, Botão de ação ou Smart Stack.
Ainda há o API Smart Stack Relevance, que permite a adição de widgets de terceiros ao Smart Stack com novos comandos. Um exemplo é o Pontos de Interesse, que pode funcionar com a permissão do usuário para integrar dados de localização.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários