
Software 18 Jul
Trazendo os anúncios para cada vez mais perto do usuário final, a versão beta mais recente do WhatsApp para iOS (v. 25.20.10.78) acaba de receber os recursos de ‘Anúncios nos Status’ e ‘Canais Promovidos’. A novidade traz conteúdo patrocinado para a aba de ‘Atualizações’ do mensageiro.
De forma muito parecida ao que acontece no Instagram, os anúncios nos status do WhatsApp aparecerão intercalados às postagens de contatos, rotulados claramente como “Patrocinado”. Assim como acontece na rede social, será possível deslizar o anúncio para ignorar ou até mesmo bloquear anunciantes.
Na outra seção, os canais promovidos ganharão seu próprio espaço destacado na aba de Atualizações, garantindo uma maior visibilidade para empresas e criadores de conteúdo pagantes. Assim como nos status, eles também recebem um rótulo de “Patrocinado”.
Apesar da atualização ter desembarcado agora no iOS, ela não é uma grande novidade no mundo Android – onde a versão beta do WhatsApp já vê algo do tipo há algum tempo.
Embora a novidade não traga espanto, uma vez que a possibilidade de anúncios cerca o WhatsApp há algum tempo, ela é mais uma etapa na concretização de algo grande – afinal, desde que comprou o mensageiro, a Meta ainda não exibiu anúncios na plataforma.
No entanto, como é, em sua essência, uma empresa de anúncios, não é exatamente um choque ver a companhia de Mark Zuckerberg fazer algo do tipo. A decisão, inclusive, abrirá mais uma fonte de receita para a big tech, ao mesmo tempo que oferece uma chance direta de monetização para criadores e empresas diretamente através do mensageiro.
Com os ‘Anúncios nos Status’, companhias terão a possibilidade de alcançar mais usuários em um formato muito parecido com o do Instagram. Com os ‘Canais Promovidos’, a expectativa é que criadores e empresas consigam aumentar sua visibilidade sem a necessidade de promoção em plataformas externas.
Ou seja, para marcas e empresas – e para a própria Meta, claro –, a novidade será muito bem-vinda. Resta saber se a mesma atualização será bem-vista do lado do usuário, que irá se deparar com mais um lugar para ver anúncios.
Inclusive, ainda restam dúvidas de como a companhia que também controla o Instagram e o Facebook fará para exibir anúncios direcionados em uma plataforma que reivindica a privacidade em primeiro lugar; uma vez que se há criptografia de ponta a ponta, não haveria possibilidade de ler as conversas dos usuários.
Como resposta, a Meta afirma que os anúncios deverão ser baseados em dados limitados, como macrorregião, idioma do aplicativo, canais seguidos e engajamento com anúncios anteriores. Para quem tem a conta do WhatsApp ligada à Central de Contas da Meta, as preferências de anúncios de outras plataformas da empresa também poderão ser transportadas para o WhatsApp – mas essa opção deverá vir desativada por padrão.
Como mencionado, também será possível bloquear e/ou denunciar anunciantes. Para ter mais controle, a companhia também permitirá ao usuário baixar seu próprio Relatório de Atividades para ver os anúncios encontrados.
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: WhatsApp LLC
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários