LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ditadura Apple: desenvolvedores estão descontentes com a tirania da App Store

10 de dezembro de 2014 7

Bem, não é de hoje que sabemos o quanto a Apple é rígida com a qualidade de seus aplicativos da App Store. Esse controle, porém, muitas vezes pode beirar à paranoia, ou à tirania. Os desenvolvedores, contudo, sempre souberam desse fato, e conseguiam enquadrar seus apps tranquilamente nas diretrizes da loja de aplicativos dos iGadgets. Com o lançamento do iOS 8, entretanto, tudo mudou; e para pior.

Curiosamente, depois da versão 8 do sistema móvel da Apple, a peneira da curadoria de apps da plataforma tornou-se absurdamente rígida. Uma grande quantidade de aplicações submetidas à análise da loja tem sido rejeitada. E esse volume cresce a cada dia. E isso não atinge apenas aplicativos inéditos, as atualizações também.

Como dissemos, essa rigidez sempre fez parte da App Store. Acontece que agora tudo está pior e mais intransigente. Por outro lado, a Apple não está deixando claro quais regras, de fato, estão sendo quebradas por esses desenvolvedores.

Essa queixa já é um pouco antiga. Já identificamos esse mesmo problema no caso do widget do PCalc. Primeiro, a casa da Cupertino proibiu esse desenvolvedor de colocar uma calculadora na barra de notificações. Dias depois, a curadoria da Apple acordou de bom humor e resolveu voltar atrás, permitindo o widget desse app.

Pcalc, o widget da discórdia.

Poucas semanas depois, uma outra produtora da aplicação de notas Neato teve um problema parecido. Infelizmente, os responsáveis pela App Store não tiveram misericórdia dessa vez, e pediram a remoção do aplicativo da barra superior do iOS.

Com sua mão de ferro, a Apple está atingindo o coração da sua App Store; os desenvolvedores. E esse fato não é tão irrelevante quando levamos em consideração que esse segmento é uma indústria de 10 bilhões de dólares.

A última polêmica foi com o aplicativo de compartilhamento de arquivos Transmit. A produtora desse app comunicou que a Apple lhe impôs sérias restrições. Agora, a aplicação pode apenas baixar arquivos do iCloud, serviço de armazenamento em nuvem da Maçã. Essa limitação, porém, acabou matando o Transmit, cuja função era enviar e receber arquivos para diversas fontes como o Box, Dropbox e até o iCloud.

Infelizmente, essa situação não parece que vai melhorar tão cedo. Sabemos, portanto, o quanto a Apple pode ser teimosa quando coloca uma diretriz em seus produtos. Haja vista o tempo que demorou para aumentar as telas de seus smartphones. O jeito, porém, é torcer para que seu aplicativo favorito no iOS não seja limitado pela curadoria da App Store; ou pior, removido.


7

Comentários

Ditadura Apple: desenvolvedores estão descontentes com a tirania da App Store

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo