LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desmonte do iPhone SE revela peças de 4 gerações diferentes de iPhones

31 de março de 2016 36

Quando o iPhone SE foi lançando, muitos o viram como um iPhone 6S dentro de uma embalagem de iPhone 5S. De fato, segundo o site Chipworks, a coisa é um pouco mais complexa do que isso, já que o iPhone SE realmente usa componentes do iPhone 5S, assim como do iPhone 6, 6S e alguns componentes totalmente novos. Ou seja, são quatro gerações de componentes utilizados, fabricados entre 2013 e 2016, além de algumas modificações feitas pela Apple, como a introdução da cor Rose Gold, que não estava disponível quando o iPhone 5S foi anunciado (aliás, ele marcou a adoção da cor dourada com ele). Mas o que vem da onde? E por quê? Quando?

Chip Apple A9

Trata-se do mesmo presente no iPhone 6S, modelo da TSCM (APL1022), um dos pontos de maior destaque do iPhone SE. Curiosamente ele vem com a inscrição "1604", indicando que trata-se do mesmo lote utilizado pela Apple nos lançamentos de 2015. Ou seja, ele não foi desenvolvido para o iPhone SE, mas sim reaproveitado de modelos que não foram fabricados, mas o mesmo não vale para o módulo de 2 GB LPDDR4 de memória RAM, este vindo da Hynix, que traz a inscrição "1549", provavelmente produzido em janeiro desse ano, segundo a Chipworks.

O módulo de 16 GB de memória interna foi produzido pela Toshiba (THGBX5G7D2KLDXG), usando o processo de fabricação de 19 nanômetros. Como os modelos novos da empresa já migraram para o processo de 15 nm, isso pode indicar que a Apple escolheu modelos mais antigos, e consequentemente mais baratos, para tentar reduzir o preço final do iPhone SE.


Sensores

Começando pelo NFC, o modelo utilizado no iPhone SE é o NXP 66V10, o mesmo do iPhone 6, lembrando que ele é utilizado somente para o Apple Pay, não tendo um propósito geral como acontece com outras plataformas. O mesmo vale para o sensor de inércia de 6 eixos, modem Qualcomm MDM9625M e o transceptor infravermelho WTR1625L, controladores de áudio 338S00105 e 338S1285, estes também encontrados no iPhone 6. Ou seja, em relação à conectividade, o iPhone SE é, basicamente, um iPhone 6.


Controlador de tela

Utilizado a mais de 5 anos pela Apple em diversos produtos (Macbook Air, Macbook Pro, iPads, iPhones e até mesmo nos iPods), os chips Broadcom BCM5976 e Texas Instruments 343S0645 foram reaproveitados no iPhone SE. Aliás, foram os mesmos utilizados no iPhone 5S.


Gerenciamento de energia

A Apple fez um belo de um alarde sobre a autonomia melhorada do iPhone SE, apesar da bateria de 1642 mAh não indicar grandes coisas. Bom, a Apple realmente fez algo de diferente nesse ponto, usando um novíssimo controlador de energia no iPhone SE, conhecido pelo simpático nome de 338S00170.


Telas e carcaça

Os componentes reaproveitados do iPhone SE podem ser resumidos, basicamente, aos aspectos físicos do aparelho, como a mesma carcaça e tela. A tela é exatamente a mesma do iPhone 5S, o que não quer dizer, necessariamente, que não sejam novas, assim como a estrutura do iPhone 5S nas três cores que eles foram anunciados. Neste caso, a economia seria de pesquisa e desenvolvimento, já que o projeto já estava pronto.


Ou seja, a Apple aproveitou o que dava para aproveitar, ressuscitou componentes antigos, usou o que tinha de melhor em alguns pontos e criou novos componentes para juntar tudo e anunciar o iPhone SE. É possível entender a motivação da empresa em manter o preço dele comparativamente mais baixo (se comparado aos iPhone 6S e 6S Plus).

  • O Apple iPhone SE 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

36

Comentários

Desmonte do iPhone SE revela peças de 4 gerações diferentes de iPhones

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo