LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PCs Windows mais potentes podem forçar Apple a lançar novo Mac Pro

08 de abril de 2016 7

O Mac Pro chamou a atenção quando foi lançado, em 2013, tanto pelo design quanto pelo conjunto de especificações avançados para a época. O computador em forma de cilindro trouxe processadores Intel Xeon de 12 núcleos, 12 GB ou 16 GB de RAm DDR3 e muito mais. Porém, o que parece um hardware potente para uma máquina doméstica é, na verdade, já ultrapassado quando se tratam de workstations. Três anos depois, o Mac Pro está atrás de workstations com Windows com configurações mais recentes e, por isso, superiores. Mas, o que isso significa?

Embora estejamos entrando no campo da especulação, não é difícil supor que a Apple possa estar acelerando o desenvolvimento de uma nova geração de computador profissional para bater de frente com a nova concorrência com Windows 10. Isso sem falar no prazo de validade do Mac Pro, que costuma girar em torno de três anos: o modelo anterior ao de 2013 foi lançado em 2010, aumentando as chances de que a empresa lance uma atualização em breve.


Entre os principais concorrentes do Mac Pro estão o a linha Z da HP com processadores Xeon de até 22 núcleos, além das mostruosas Nvidia Quadro M6000 para gráficos e memória DDR4; a linha Dell Precision, que vem equipada com o mesmo chipset Intel baseado na arquitetura Broadwell, muito superior ao Mac Pro; e a linha ThinkStation, da Lenovo. Todos eles contam com armazenamento em SSD não-volátil, o mesmo padrão do Mac Pro.


O computador da Apple, na verdade, está atrás de outros modelos da própria maçã em alguns quesitos, como no suporte a cabos Thunderbolt: apesar de modelos mais recentes do Macbook, que é consideravelmente menos potente, virem equipados com Thunderbolt 3.0, o Mac Pro ainda está na geração passada, três vezes mais lenta para transferir dados.

Segundo Bob O'Donnell, analista da Technalysis Research, o Mac Pro ainda é um computador rápido, mas profissionais criativos querem o hardware mais recente e mais potente. "Eu compararia mais com uma estação de trabalho low-end. O Mac Pro serve bem para programas de engenharia e edição de vídeo, mas computadores mais rápidos permitem que profissionais de criação desenvolvam, por exemplo, aplicações em realidade virtual", disse o especialista.

A WWDC, conferência de desenvolvedores anual da Apple, deve ocorrer entre 13 e 17 de junho. Ainda não se sabe sobre o eventual lançamento de um novo Mac Pro, mas rumores sugerem que haverá atualização na linha da Macbooks.


7

Comentários

PCs Windows mais potentes podem forçar Apple a lançar novo Mac Pro

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo