LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Conceito do iOS 10 tem mais personalização, funções no multijanela e 3D Touch; veja

20 de abril de 2016 4

Mesmo que o iOS 9.3 tenha saído há pouco tempo e não haja nada a respeito ainda sobre a nova versão, um designer pelo menos colocou no papel - ou melhor, em um vídeo - algumas das melhores e mais requisitadas funções para o iOS 10. O conceito mostra em detalhes como elas poderiam ser implementadas no sistema de iPhones e iPads, e o resultado impressiona.

As ideias são separadas em categorias e trazem animações exibindo a maneira concreta como elas funcionariam. Confira os principais destaques

Atalhos customizáveis


A primeira ideia coloca no iOS uma função que deve chegar no Android N. Atalhos para funções rápidas, posicionadas na tradicional cortina inferior do iPhone, poderiam ser movidos de lugar com um toque longo, oferecendo muito mais personalização a um sistema que engatinha nesse quesito.

3D touch em qualquer app


O 3D, estreado no iPhone 6S, ainda tem suporte limitado por parte de aplicativos. No iOS 10, uma adição bem-vinda seria uma liberdade maior para que desenvolvedores aplicassem o recurso, com direito a toque forçado até em ícones espalhados pelo sistema, não só na tela principal, para obter mais comandos - no exemplo, o usuário poderia escolher redes Wi-Fi diretamente pela central de atalhos do iOS.

Tema escuro


O tema escuro seria uma nova opção de cores ativada para diminuir o brilho intenso de tantos apps com fundo branco da Apple. Válido para qualquer tela do iOS, o tema seria ideal não só para poupar os olhos e ser mais conveniente no cinema, mas também para ajudar a economizar energia.

Mover objetos entre multijanelas


O recurso multijanela do iPad foi uma das funções mais comemoradas, mas o conceito do iOS 10 vai além. Junto com as animações fluidas já presentes no recurso, o novo sistema poderia também permitir mover textos e fotos entre apps abertos lado a lado. Outro recurso muito útil, mas ainda menos provável de ser aplicado, permitiria abrir apps em multijanela ao arrastar uma notificação com os dedos.

Pré-visualização de mensagens


Assim como no app Notas e Mail do Mac, o iOS 10 poderia incluir pré-visualização de conteúdo em apps do iPhone. Assim, seria possível ver vídeos e mapas, entre outros tipos de conteúdo, incorporados diretamente em chats e SMS a partir de um link recebido. Ainda nas mensagens, o conceito menciona uma nova forma de adicionar emoji usando busca por palavras-chave.

Todas as funções são conceituais, portanto não têm qualquer relação com notícias concretas sobre novas funções presentes na próxima versão do iOS. De qualquer forma, a geração mais recente do sistema móvel da Apple pode ser revelada em breve, já que a WWDC já tem data marcada.

Confira o vídeo completo do conceito do iOS 10.


4

Comentários

Conceito do iOS 10 tem mais personalização, funções no multijanela e 3D Touch; veja

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo