LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Copiar é o melhor elogio: recursos que o iOS 10 'pegou emprestado' do Android

14 de junho de 2016 26

O iOS e o Android são, atualmente, os sistemas operacionais móveis mais utilizados do mundo. Ambos possuem suas qualidades e defeitos, mas como estão no topo, comparações entre eles acabam se tornando inevitáveis.

O iOS 10, apresentado há poucas horas durante a WWDC 2016, trouxe um apanhado de novidades que serão muito bem vindas pelos fãs e usuários da plataforma, porém, muitas delas foram "copiadas" de seu principal concorrente; confira abaixo alguns recursos emprestados do sistema do robôzinho verde:

Único botão para limpar todas as notificações

A nova plataforma da Apple trouxe, finalmente, uma forma de limpar todas as notificações exibidas no Centro de Notificações de uma só vez, algo que o Android há muito tempo já possuía — apesar dela ter sido removida nos primeiros Developer Preview do Android L.

Antes disso, usuários precisavam limpar notificações agrupadas por dia, ou pior, fazê-lo de uma a uma, manualmente.

Acender a tela ao levantar o iPhone de uma superfície (Raise to Wake)

Similar ao recurso Active Display do Android, no iOS 10 a tela acende ao levantar o dispositivo

Na nova versão do iOS usuários poderão conferir as notificações na tela do iPhone sem precisar pressionar nenhum botão; apenas levanta-lo de uma superfície já fará com que sua tela acenda e mostre todos os detalhes que precisam ser vistos.

Por mais revolucionária que essa função possa ser, ela já existia no Android desde a versão Lollipop, onde recebeu o nome de "Ambient Display".

Assistente de voz compatível com apps de terceiros

Siri do iOS 10 poderá integrar-se à apps como WhatsApp, weChat, FaceBook Messenger dentre outros

Finalmente a Apple decidiu abrir as APIs da Siri para que desenvolvedores possam integra-la à seus apps, o que significa que ela não ficará mais restrita apenas aos aplicativos e funções de sistema.

Ações como, por exemplo, enviar um "WhatsApp para fulano" vão ser possíveis após a instalação do iOS, entretanto, usuários da plataforma da Google já desfrutam dessas possibilidades desde Abril do ano passado, quando a gigante das buscas abriu as APIs do "Ok Google" para compatibilidade com outros aplicativos.

Reconhecimento facial no aplicativo "Fotos"

Reconhecimento facial é um dos destaques do app "Fotos" no iOS 10

Reconhecimento facial é uma das novidades na versão do app Fotos que vem pré-instalada no iOS 10 — o aplicativo será capaz de distinguir as faces das pessoas, facilitando dessa forma a busca por uma imagem em específico onde fulano ou sicrano aparece.

O mesmo recurso já existia no Google Fotos, tanto em sua versão para iOS quanto para Android, que também traz um recurso similar ao “Memórias” apresentado durante o iOS 10 para o “Fotos” do iOS.

App “Telefone” turbinado

O aplicativo de telefone do iOS ganhou diversas novas possibilidades; agora ele pode transcrever mensagens de voz deixadas na caixa de mensagem, e também suporta a integração com aplicativos de terceiros, incluindo aqueles que fazem ligação VoIP.

Seria revolucionário, se o app de telefone do Android já não fizesse isso há algum tempo; ele é capaz de receber ligações utilizado o Google Voice (ou Project Fi), e lá as mensagens de voz também já eram transcritas para texto.

Mensageiro com mais opções

O app "Mensagens" do iOS 10 agora traz recursos similares ao "Allo" da Google

O “Mensagens” do iOS 10 foi um dos apps que mais recebeu recursos; agora podemos utilizar funcionalidades como, por exemplo, emojis preditivos, “Tap Back” (que dá uma resposta rápida para uma mensagem), pre-visualizar links, vídeos, músicas e até mesmo escrever respostas utilizando o próprio dedo na tela.

Todos esses recursos já estavam presentes no recém-anunciado Allo e também no FaceBook Messenger, ou seja, não podemos dizer exatamente que eles são algo “inédito”.

Desinstalar bloatware

Apps nativos poderão ser removidos da tela inicial no iOS 10

A Apple sempre andou por caminhos contrários em relação a essa função; enquanto diversos fabricantes de smartphones e tablets com Android como, por exemplo, a Sony, começaram a oferecer a possibilidade de remover aplicativos bloatware, ela estava, cada vez mais, adicionando novos apps após cada nova versão de sua plataforma.

Agora com o iOS 10, tudo isso mudou; será possível desinstalar alguns dos aplicativos nativos como, por exemplo, o “Contatos”, “Apple Watch”, “Notas”, “Mail”, “Stocks” dentre outros.

Essa nova opção será extremamente útil, especialmente para usuários do iPhone 5c com 8GB de memória ou dos modelos que possuem 16GB de armazenamento interno.

Edição de Live Photos/Notas colaborativas e Safari em duas abas lado-a-lado

Todas ótimas adições ao iOS, mas infelizmente, nenhuma delas é novidade para usuários do Android.
O Google Keep é capaz de criar notas colaborativas desde 2014; O recém lançado Motion Stills da Google já possibilitava a estabilização e até mesmo conversão de Live Photos em GIFs, e o recurso de multi-janelas do Android N possibilitava a visualização lado-a-lado de abas do Chrome.

Respostas manuscritas no watchOS 3

Além de usar respostas prontas, usuários poderão escrever mensagens na tela do Apple Watch no watchOS 3

Mesmo sendo uma ótima funcionalidade que chega à plataforma do Apple Watch, a habilidade de responder a mensagens desenhando a palavra na tela do relógio já havia sido apresentada durante a Google I/O 2016 como um novo recurso do Android Wear 2.0, tente novamente Apple!

Mapas integrados à apps de terceiros

O Apple Maps do iOS 10 é capaz de integrar-se a apps como o Uber

O Apple Maps também foi contemplado com conectividade à apps de terceiros no iOS 10; agora será possível reservar uma mesa em um restaurante e pegar um Uber ou taxi tudo de dentro do próprio app.

Além disso, ele também conta com condições de tráfego em tempo real, pontos de interesse sendo mostrados e sugeridos durante a rota, e possibilidade de rolar mais adiante no trajeto para ver como está a situação do trânsito mais a frente; tudo isso já existia no Waze, que foi comprado pela Google, ou seja, os recursos já haviam sido implementados há algum tempo no Google Maps.

Digitação dinâmica com recursos QuickType

O teclado do iOS 10 vai dar sugestões ainda mais inteligentes a seus usuários

O recurso QuickType recebeu novas habilidades, agora ele é capaz de aprender a forma como você digita graças à função Deep Learning, que poderá dar sugestões cada vez mais precisas e inteligentes para a predição de palavras, analisando até o contexto do que está sendo digitado e recebido.

Poderemos compartilhar, por exemplo, o local onde nos encontramos após receber uma pergunta do tipo “Onde você está?”, algo que já tínhamos visto antes no Hangouts da Google, e que ficou ainda mais interessante no novo mensageiro instantâneo da gigante das buscas, o Allo.

Nova tela de bloqueio com notificações inteligentes

Notificações do iOS estão ainda mais úteis

A tela de bloqueio ganhou um upgrade brutal no iOS 10; agora usuários poderão expandir notificações e até mesmo pre-visualizar seu conteúdo através do 3D Touch.

As mensagens exibidas ganharam um design similar ao de um cartão (algo já familiar para usuários do sistema do robôzinho verde), e contam com uma seção dedicada à widgets — funcionalidade que foi removida do Android pois ninguém utilizava de forma ativa.

Por mais que todas essas novidades presentes no iOS 10 não sejam exatamente novos recursos para sistemas móveis, é sempre bom ver que outras fabricantes estão implementando ideias boas utilizadas em suas plataformas rivais.

No final das contas, todos temos a ganhar com essas mudanças, pois temos a escolha final de que produto e plataforma iremos usar.


26

Comentários

Copiar é o melhor elogio: recursos que o iOS 10 'pegou emprestado' do Android

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo