LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo malware para macOS espiona usuários pela webcam; veja como evitar

06 de julho de 2016 5

Reza a lenda que "Macs são imunes a vírus”; mas depois do caso recente que acometeu milhares de usuários do Facebook utilizando o navegador Google Chrome (e também Firefox) enviando uma falsa notificação de marcação em fotos, já sabemos que malwares podem ser instalados sem permissão no sistema operacional para laptops e desktops da Apple.

Donos destes dispositivos acabam de ser expostos a mais uma vulnerabilidade, desta vez, vindo por parte de um malware instalado através do app “EasyDoc Converter”, que infecta as máquinas com vários tipos de ameaças.

Relatórios publicados pelos pesquisadores do BitDefender mostram que o “Backdoor.MAC.Eleanor”, contido dentro do aplicativo mencionado acima, faz o download de scripts maliciosos que podem afetar uma infinidade de recursos nos Macs, inclusive, dando acesso à webcam "FaceTime", permitindo que usuários possam ser espionados pelos hackers.

Outras propriedades do backdoor também incluem habilidades para gerenciar anexos em e-mails, comandos executáveis e até mesmo realizar download de arquivos — tudo sem necessitar da permissão de um administrador.

A boa notícia, é que há uma forma nativa de prevenir-se contra este malware: o GateKeeper; e para a sorte de muitos, ele já vem ativado de fábrica nos computadores da maçã.

O GateKeeper pode impedir a instalação de aplicativos que não são criados por "desenvolvedores identificados", o que reduz potencialmente o risco de uma contaminação.

Para checar se o recurso está ativo em sua máquina, basta clicar no ícone da maçã localizado na Barra de Menus, ir em Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade e marcar a opção "Mac App Store" ou "Mac App Store e desenvolvedores identificados":

GateKeeper consegue impedir a instalação de apps não identificados no macOS

Outra forma eficiente de controlar a segurança em seu Mac, é sempre checar as extensões instaladas no Safari, Google Chrome e Firefox, pois elas também são um canal em potencial para a contaminação.

Há também aplicativos como, por exemplo, o “LittleSnitch” (R$114,87) e o “hands Off!” (R$173,64) — que controlam a comunicação de cada app com a internet, mostrando uma janela que pede autorização cada vez que um deles tenta se comunicar com outro servidor:

Este não é o primeiro e nem será o último malware criado para macOS; reforçamos o cuidado extra que os usuários devem ter ao instalar apps desconhecidos em seu Mac ou PC, afinal de contas, prevenção ainda continua sendo a melhor forma de se manter seguro.


5

Comentários

Novo malware para macOS espiona usuários pela webcam; veja como evitar

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo