LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple se inspira na Samsung ao patentear tela curva à la Edge

09 de agosto de 2016 34

Apple pode ter planos para batalhar com a linha Samsung Galaxy Edge no futuro. Em uma patente identificada pelo site Patently Apple, a gigante da Coreia do Sul imagina um painel curvo de pixels, criando uma tecnologia capaz de oferecer informações aos usuários em um material feito inteiramente em vidro, ganhando uma estrutura arredondada. Além de se assemelhar ao que já existe na família rival, o modelo também permitiria o desenvolvimento de um iPhone construído completamente em vidro.

Esta possibilidade já foi levantada no passado, portanto é válido acompanhar o leque de metodologias da companhia estadunidense para saber se há chance de isso acontecer, de fato. As imagens abaixo foram retiradas do documento licenciado pelo USPTO (United States Patent and Trademark Office), revelando como a tecnologia funciona na teoria. Logo a seguir, há a descrição oficial da patente.



Telas flexíveis podem ser dobradas para formar a parte frontal do display e as partes Edge. As telas Edge podem ser separadas da parte frontal ou de outra tela Edge usando áreas coladas com estampas, camadas pintadas ou impressas, ou pela ativação seletiva dos pixels associados ao display flexível. Telas flexíveis podem funcionar alternativamente como botões virtuais, alavancas virtuais ou displays informativos que complementam os visores frontais, podendo incluir botões transparentes, lentes, e componentes de respostas hápticas que avisam o usuário quando os botões virtuais estão ativos”, descreve a patente.

Em suma, a tela curva proposta pela patente da Apple seria uma forma de expandir as opções do display principal, assim como na série Samsung Galaxy Edge. Atalhos e widgets teriam informações rápidas e diretas, mas a grande Maçã pretende ir além. Ao invés de usar “simples botões virtuais”, desfrutaria também da tecnologia háptica, o famoso 3D Touch, também conhecido como Force Touch. Isto abriria brecha, por exemplo, para o fim do botão físico frontal, atualmente servindo como o sensor biométrico de iPhones, realizando a leitura das impressões digitais do usuário. Imagina tocar em uma tela curva para desbloquear a tela? Conceitual, de fato.

Documentos não são confirmações, no entanto. Não é só porque a Apple quer assegurar que ninguém “copie” a tecnologia em questão que ela lançará um dispositivo do tipo, então não existe nenhuma garantia de que a empresa possui planos de tirar a patente do papel. Ainda assim, faria sentido para ela criar um telefone de tela curva, justamente para tentar acompanhar o forte ritmo de inovações colocado em prática pela Samsung. Galaxy Note 7, por exemplo, só tem a versão de display arredondado. Um iPhone Edge não seria nada mau.


34

Comentários

Apple se inspira na Samsung ao patentear tela curva à la Edge

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo