LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 7: saiba o que é inovação e o que pode ser pura jogada de marketing da Apple

08 de setembro de 2016 47

O iPhone 7 desembarcou na quarta-feira (7) com a promessa de oferecer 10 novidades para compradores da nova geração de smartphones da Apple. Você já conferiu todas elas no dia do lançamento, mas, será que é tudo mesmo verdade? Um dos primeiros vídeos de hands-on a circular pela internet questiona algumas delas e lhe diz o que é jogada de marketing.

O vídeo é do famoso youtuber MKBHD, e separa a análise preliminar do aparelho nas mesmas 10 categorias usadas pela Apple na apresentação oficial. Dividimos elas a seguir entre mudanças vantajosas e aquelas que ainda precisam provar o hype no mundo real (ou são pura enganação).


Melhorias reais

Resistência a água e poeira

O novo iPhone é agora oficialmente resistente a água e poeira. Ele conta com certificação IP67 e é capaz de suportar mergulhos em até 1 m de água por 30 minutos – menos do que o Galaxy S7 e o antigo Xperia Z3. Embora não seja o melhor do mercado nesse sentido, é uma melhoria muito bem-vinda.

Câmera

A câmera frontal parece oferecer melhoria real, não só pelo incremento para 7 megapixels, mas pela qualidade. O avanço na câmera do iPhone 7 precisa ser medido em testes mais profundos, mas, no iPhone 7 Plus, a coisa é diferente: já no hands-on, é possível saber que ela é bem melhor do que a do modelo passado.

O zoom óptico está presente, mas, vale lembrar, o efeito de borrado só chega com uma atualização de software em breve.

Desempenho

Não há aparente incremento de memória RAM, mas a Apple garante que o novo chip A10 Fusion entrega mais desempenho em tarefas pesadas e leves, além de jogos, graças a uma nova arquitetura de quatro núcleos – isso mesmo, pela primeira vez o iPhone é quad-core.

O que pode ser hype


Design

O visual do iPhone mudou, mas muito levemente. Além das novas cores, a única alteração perceptível é no posicionamento da saída de antenas: em vez de cruzarem a parte traseira, as linhas acompanham o traçado do aparelho e deixam a superfície com mais metal liso, somente com a logo da Apple. Em resumo, o “novo” design destacado pela Apple é um exagero.

Botão Home

O botão central icônico do iPhone não é mais um botão físico, mas uma superfície tátil similar ao touchpad do MacBook. Ao tocá-lo, ele emite uma vibração para dar resposta, mas não só no pequeno círculo: a parte inferior inteira do aparelho parecer tremer. É uma mudança que certamente exigirá, no mínimo, um período de adaptação.


Tela

A tela do iPhone está em tese 25% mais brilhosa e com mais cores, mas permanece com resolução HD e com a mesma tecnologia IPS LCD. Ainda não foi agora que a Apple passou para o OLED, que é mais econômico e exibe cores realmente mais intensas.

Alto-falantes estéreos

O iPhone oferece dois alto-falantes na parte frontal, mas ainda resta dúvida sobre sua real qualidade. Isso porque o posicionamento das saídas de áudio é um tanto peculiar: uma frontal na parte superior, e uma embaixo, ao lado da porta Lightning. Como as caixas não fiam ambas para a frente, é preciso colocá-las à prova para atestar qualidade.

Fone de ouvido Lightning

A Apple destacou o fone de ouvido Lightning como uma vantagem, mas, para muitos, é um ponto fraco do novo iPhone. Embora um novo par de EarPods com fio seja incluído na caixa, junto com um adaptador para usar com outros fones, usuários não poderão mais ouvir música e recarregar o aparelho ao mesmo tempo – algo que foi alvo de uma trollagem incrível.


Airpods

Elegantes e, aparentemente, funcionais, os novos fones sem fio da Apple, batizados de Airpods, não são inclusos na caixa do iPhone 7, mas foram listados como uma inovação do modelo. Embora sua qualidade deva realmente agradar, o preço altíssimo do acessório deve afugentar até os fãs mais enlouquecidos pela marca: R$ 1.400 no site oficial.

Apple Pay

Agora, o Apple Pay irá funcionar com a tecnologia Felica, exclusiva do Japão. É uma novidade tão pequena que sua presença na apresentação do iPhone 7 só mostra o quanto não há tantas vantagens assim no aparelho, ao menos em relação ao iPhone 6S.

Confira o vídeo completo (em inglês) e tire suas conclusões:

  • O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

47

Comentários

iPhone 7: saiba o que é inovação e o que pode ser pura jogada de marketing da Apple

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo