LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Esses são os dois primeiros protótipos do iPhone, feitos para impressionar Steve Jobs [vídeo]

11 de janeiro de 2017 7

Em 2017 faz 10 anos que o primeiro iPhone foi anunciado por Steve Jobs no palco da Macworld 2007. Na ocasião, ele disse "eu espero por esse dia há dois anos e meio", fazendo referência ao tempo de desenvolvimento do smartphone que mudou o mundo. O aparelho exigiu grande esforço da Apple, e tudo começou com dois protótipos brigando pela melhor interface de usuário.

Steve Jobs era um fã de competições internas. Ele designou dois times para criar a interface do iPhone, que já havia chegado à forma quase final de hardware: uma tela touch de 3,5 polegadas e um botão Home. Os executivos Tony Fadell e Scott Forstall lideraram as equipes responsáveis pelos protótipos P1 e P2.


Um vídeo curioso surgiu recentemente comparando os dois modelos. O primeiro time, do P1, decidiu criar uma interface herdeira do iPod, com uma versão virtual do botão Clickwheel. Acima, o celular mostraria menus de navegação dinâmicos, mas toda a interação se daria pelo círculo na parte inferior. A aposta era na popularidade do MP3 player da Apple.

O segundo time, P2, decidiu ir além, e criar uma versão preliminar de um sistema com botões virtuais próprios diferentes dos vistos no iPod, ideais para interação direta com o toque dos dedos. A aparência da interface é bastante diferente do que foi visto em 2007, mas a ideia central estava lá.

Confira o vídeo:

Nem é preciso dizer qual time agradou Steve Jobs. Graças ao sucesso da ideia do time P2, Scott Forstall ganhou força dentro da Apple até 2012, ano de lançamento do iOS 6. Forstall liderou o desenvolvimento do sistema do iPhone até aí, saindo de cena quando a Apple decidiu mudar radicalmente o visual e abandonar o esqueumorfismo, estilo de design que imita objetos reais em coisas virtuais.

O curioso é que a interface pensada pelo time perdedor apareceu de alguma forma na apresentação do iPhone. Em uma brincadeira antes da exibição do aparelho, Jobs mostrou uma imagem de um iPhone equipado com um discador circular na parte inferior - a inspiração é em telefones fixos antigos, mas que lembra o Clickwheel, lembra.


Especificações iPhone 2G
  • Tela multi-touch de 3,5 polegadas com 320 x 480 pixels de resolução
  • Processador Samsung de 32-bit ARM 1176JZ(F) de 620MHz com underclock a 412MHz
  • 128MB de memória eDRAM
  • 4 ou 8 GB de armazenamento interno
  • Câmera de 2 megapixels
  • Bateria de 1.400 mAh
  • iOS 1.0, atualizável até o iOS 3.1.3
O Apple iPhone 2G ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Esses são os dois primeiros protótipos do iPhone, feitos para impressionar Steve Jobs [vídeo]

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Conheça o iPhone X | Vídeo do TudoCelular