LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Compete com Evernote e OneDrive? Limitações do Google Keep no iPhone e Mac em relação a 'rivais'

05 de março de 2017 13

O Google Keep é geralmente mencionado como pertencente à mesma categoria de serviços que o Evernote, OneNote, DEVONthink e Apple Notes. Mas será que é assim na prática? Sendo um produto do Google, seria fácil supor que ele chege ao mesmo patamar dos rivais. Mas parece que o app não oferece as mesmas funções que os outros, como mostra uma publicação do Apple Insider.

Se o design fosse apenas sobre a aparência, o Google Keep poderia ser vencedor nesse quesito. Tem bom aspecto moderno, cores vibrantes na medida certa e é fácil de usar. No entanto, design apenas usa a aparência como meio de trazer bons recursos de modo fácil e prático ao usuário.

Existem duas necessidades que levam alguém a instalar um aplicativo desse tipo. A primeira delas é gerenciar uma grande quantidade de informações, o que significa armazenar e recuperar rapidamente todos os tipos de dados de texto, inclusive da web e em PDF. E a segunda é adicionar muito rapidamente novas informações.



Quando você tem o Google Keep aberto no navegador de um Mac, poderá arrastar rapidamente alguns itens para ele. Você também pode começar a digitar notas imediatamente em uma seção em branco na parte superior da página. Se você já tiver o Google Keep aberto em seu dispositivo iOS, poderá começar a escrever a partir de um único toque.

Mas quando você não tem o site ou o aplicativo abertos, é uma tarefa árdua. O Evernote opcionalmente oferece um menu no Mac que você pode chamar com uma tecla e começar a digitar. O DEVONthink tem um recurso similar, que você abre ao pressionar uma tecla ou abrindo o Sorter na lateral da tela do Mac.

Google Keep não oferece nada disso. Você realmente precisa estar nele o tempo todo para valer a pena usar.

O app da companhia de Mountain View pode armazenar texto e imagens em formato GIF, JPEG, PNG e o formato próprio Google, o WEBP. Eles devem ter menos de 10MB e 25 megapixels. Mas nada de PDFs. Esse tipo de arquivo não pode ser adicionado ao Google Keep.

Além disso, embora você possa salvar páginas da web no Keep, o que realmente fica guardado é apenas um link para o site, e não o seu conteúdo. Quando você abrir a nota, terá apenas um atalho e terá que acessar a página web novamente.

Google Keep guarda apenas o link de páginas da web

Ou seja, se você está coletando material para pesquisa, reunindo qualquer informação da internet e arquivos PDF, você precisa ter um segundo aplicativo, pois o Google Keep não será o suficiente. Talvez nem mesmo seja uma opção de uso.

Outra dificuldade que você pode encontrar no aplicativo é reunir um grupo ou categoria específica de anotações. Há um recurso de pesquisa poderoso para ajudá-lo a encontrar uma nota que você escreveu e, claro, você pode marcar suas notas com tags para depois fazer uma busca por elas. O Google também introduziu recentemente um recurso de tags automatizadas, o que é bom, e funciona. Mas você não terá controle sobre essa automatização, e também será incapaz de trazer todas as notas referentes a um assunto ou tema específico em um único bloco de notas, como faria no Evernote ou uma seção do OneNote.

Com essas limitações, o Google Keep não se torna muito mais útil que aplicativos de Post-its para o desktop - embora seja mais sofisticado e organizado. Se você só precisa adicionar notas do dia-a-dia, ele será suficiente. Mas se você precisa fazer um tipo de trabalho que exige recolher informações, escrever muitas notas ou organizar seus pensamentos, o Google Keep não chega perto dos "rivais" - se é que o Google quer rivalizar com os outros apps mencionados.

Claro, tudo isso pode mudar com o tempo, e o Google pode adicionar algumas novidades. Recentemente, o Keep foi adicionado ao G Suite e incluído no Google Docs. Agora, a partir do Google Docs, você pode salvar o texto no Google Keep e vice-versa. Esperamos que isso não se torne um modo de levar ao Keep mais informações do que ele é capaz de lidar.

Uma surpresa agradável, no entanto, é que você pode adicionar notas de voz no iOS, mesmo que as próprias páginas de suporte do Google digam que esse recurso é exclusivo para dispositivos Android. Se você adicionar notas de voz, tudo o que você disser será transcrito automaticamente. Aparentemente, nenhum outro serviço mencionado tem esse recurso.


13

Comentários

Compete com Evernote e OneDrive? Limitações do Google Keep no iPhone e Mac em relação a 'rivais'

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo