LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple A10X Fusion do novo iPad Pro foi o primeiro chip feito pela TSMC a 10 nanômetros

01 de julho de 2017 23

A Apple oficializou uma nova versão do iPad Pro em sua conferência WWDC 2017 no início de junho, trazendo tamanho de tela inédito e modificações importantes tanto no hardware quando no design do famoso tablet. Pelo visto, contudo, nem todas as mudanças feitas foram anunciadas pela casa de Cupertino, pois o chip A10X apresentado junto ao novo dispositivo parece ser o primeiro construído em processo FinFET de 10 nm pela TSMC.

De acordo com informações publicadas pelo portal Tech Insights, conhecido mundialmente por destrinchar nos mínimos detalhes os componentes dos mais variados dispositivos, o chipset Apple A10X Fusion possui área de 96,4 mm² contra 143,9 mm² de seu antecessor, o que por si só não seria algo tão notável já que a tecnologia evolui bastante a cada geração, não fosse o salto enorme nas especificações técnicas do chip.

Para efeito de comparação, o A10X Fusion possui 8 MB de cache L2, três núcleos de CPU e 12 de GPU, enquanto o A9X construído em 16 nm possui 3 MB de cache L2 e dois núcleos de CPU, sendo o único ponto em comum a GPU de 12 cores, provavelmente devido a limitações da própria Imagination, responsável pelas placas gráficas PowerVR.

A imagem abaixo compara ambos os chips presentes nos iPads de 2016 e no novo iPad Pro.


Caso a informação seja confirmada pela Apple, esta será a primeira vez que teremos uma mudança de litografia na linha "X" de seus chips, já que normalmente este salto de geração é visto apenas nos iPhones, ficando ao iPad a tarefa de contar com algo mais otimizado mas na mesma "categoria" dos smartphones.

Com tudo isso, não é de se estranhar que as análises do novo iPad Pro ao redor do mundo sejam bastante positivas, sendo esperada esta mesma relação entre desempenho e consumo energético nos próximos iPhones que virão a público no início do mês de setembro. Considerando que o iPhone 7 Plus ainda figura como um dos modelos mais rápidos do mundo, não é de se estranhar que a Apple seja vista como "um passo à frente" de suas concorrentes neste nicho.


23

Comentários

Apple A10X Fusion do novo iPad Pro foi o primeiro chip feito pela TSMC a 10 nanômetros
  • Boa tarde pessoal !!! Comprei um ipad new 128 GBA essa semana . Tomara que dure por uns 4 anos sem travamentos....pois o que estraga na Apple são as atualizações que com o tempo vai deixando o aparelho lento ...

      • + Véiiiii mano top show A10X 64 núcleos foi bem fumado legal vai ser 250mil no Antutu Benchmarking eeeebaaaa porraaaa GPU PowerVr 1200Mhz vai ser headshot kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk yes ; )

          • 10k no multi core, se a Apple quisesse faria um de 32 núcleos de CPU e 60 de GPU... Mas esse monstrinho aí tem quase o mesmo single core do 7700k e por motivos obivios ( 3 X 8 threads ) faz 2 vezes menos q o 7700k! Se ela quisesse mesmo comprar uma briga com a M$, liberava o MacOS para todas fabricantes, comprava a TMSC e só dava suporte aos chips próprios dela ou também da Intel/AMD já q a M$ deu uma facada imensa nas duas ao anunciar o suporte total do Windows 10 aos processadores Qualcomm!

            • É este que faz 210k de antutu?

                • Eu ainda não entendo como é feito SoC dos Smarts e Tablets '-'
                  CPU de um, GPU de outro, na hora do teardown aparece a Ram de outro e SD da outra fabricante e tudo isso num único SoC .-.

                    • A Qualcomm faz tudo por conta própria nos SoCs dela, desde codecs, antenas e a GPUA Mediatek tenta fazer o mesmo mas não faz as próprias GPUs, ela usa as GPUs da Imagination (PowerVR) e da ARM (Mali), as antenas e mais algumas coisinhas eles fazem em parceria ou terceirizam tambémA HiSilicon (Kirin) pertence a Huawei e faz tudo por conta própria (as antenas deles são melhores que as da Qualcomm) menos as GPUs que eles pegam da ARM, mas diferente da Mediatek eles tem as licenças de desenvolvimento e tecnologia dessas GPUs, teoricamente eles tem tecnologia pra fazer as próprias GPUsA Apple tem a própria linha de processadores, eles desenvolvem mas não são eles que fabricam, antes quem fabricava os SoCs era a Samsung mas atualmente é a TSMC que fabrica os SoCs, a Apple tem tecnologia própria em vários pontos dos SoCs mas tem tecnologia terceirizada, como as GPUs (PowerVR) e algumas coisas na parte de antenas, inclusive isso era da Qualcomm e ta dando treta no tribunal agora entre Apple e QualcommA Samsung tem a linha Exynos que ela criou, praticamente toda a tecnologia é proprietária da Samsung, as GPUs usadas são da ARM mas são customizadas pela Samsung na linha S

                        • No caso é passado o 'projeto' da GPU para a Apple, ela olha, coloca no SoC e manda pra TSMC? Mais ou menos isso?

                            • Não existe esse negócio de tecnologia própria, pelo menos não segundo esse seu pensamento. Todas usam licença de muitas empresas de tecnologias que já existem. Mas o design que é o mais importante é próprio de quem desenhou o projeto. Por exemplo a Apple projeta o processador que pode usar a tecnologia de instruções e litografia de uma empresa x e assim acontece com todo o resto.

                                • Bom resumo

                                • esse brinquedinho marca quase 10.000 no Geekbench multi-core, enquanto muitos notebooks não chegam a metade disse, inclusive meu MacBook Pro que marca 7.000, agora imagina o A11 do iPhone 8.

                                  • Tablet não vira, pelo menos pra mim... Não quero mais.

                                      Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                      Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                      Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                      iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo