LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mão-leve: 4 vezes em que a Apple baniu um app só para "roubar" suas funções

20 de agosto de 2017 37

Não há como negar que a Apple é uma das maiores empresas do mundo da tecnologia. A companhia criada por Steve Jobs e Steve Wozniak sempre foi conhecida pelos seus dispositivos com design premium e interfaces simples. Claro que, para manter a experiência em um padrão para todos os usuários, os sistemas e aplicativos da Apple são bastante limitados em termos de customização. Todo o ecossistema de produtos da maçã é bem fechado, e se você não gosta da forma de como alguma coisa funciona, você provavelmente não vai poder muda-la (sem o jailbreak, claro).

Para resolver este problema de limitação, muitos desenvolvedores já criaram aplicativos bastante úteis para burlar as travas que a Apple coloca em seus produtos. Estes aplicativos geralmente ganham muita popularidade e de modo bem rápido, o suficiente para chamar a atenção dos funcionários em Cupertino. Após esse período, é uma questão de tempo até que a Apple invoque o “martelo do banimento” e exclua o aplicativo, por comprometer a experiência de uso que a fabricante levou tanto tempo para aperfeiçoar.

"Parabéns, você foi banido"

A preocupação é válida, já que a consistência dos recursos e da aparência é um dos pontos mais atrativos do iOS. No entanto, algumas vezes a Apple já excluiu aplicativos da App Store apenas para incluir as funções deles em próximos updates do iOS, deixando tanto consumidores quanto desenvolvedores bem bravos. Veja quatro vezes em que isso aconteceu:

Camera+ e o botão de volume

Há muitos anos atrás, quando o iPhone 4 foi lançado, o botão de volume do aparelho ainda não podia ser usado como botão da câmera. Para solucionar o problema, o desenvolvedor “tap tap tap” adicionou o recurso a seu aplicativo Camera+, um dos mais baixados no iOS desde aquela época. Logo após o update que trouxe a função ao app, ele foi banido da App Store por “modificar o funcionamento do hardware externo do iPhone e potencialmente confundir os usuários”. O problema é que no lançamento do iPhone 4S com o iOS 5, o aplicativo de câmera padrão passou a fazer exatamente a mesma coisa.

f.lux e Night Shift

Filtro de luz azul para telas de smartphone é uma função básica e quase todos os aparelhos trazem uma solução deste tipo de fábrica, mas nem sempre foi assim.

O aplicativo f.lux, que já era bastante popular no Windows e Mac antes de chegar ao iOS, levou essa função para os iPhones antes de qualquer empresa pensar que isso seria uma boa ideia. Como ele utilizava APIs de controle especiais para mudar as cores na tela, ele nunca foi aceito na App Store, o que não impediu sua popularidade. Os desenvolvedores disponibilizaram os arquivos para que os usuários fizessem o sideload. Tudo foi muito feliz até que a Apple “pedisse” educadamente para que o site fosse tirado do ar.

Como o esperado, algum tempo depois o recurso foi adicionado ao iOS 9.3 com o nome de Night Shift, um filtro de luz azul exatamente igual ao f.lux. Ao menos, toda polêmica causada chamou a atenção das outras fabricantes para o problema e elas também implementaram o filtro em seus aparelhos.

Finder for AirPods

No mesmo evento de lançamento do iPhone 7, a Apple anunciou os AirPods, fones de ouvido sem fio que seriam a melhor companhia para o novo iPhone que não possuía uma entrada P2 para fones de ouvido.

Rapidamente um desenvolvedor criou um aplicativo para auxiliar os usuários mais esquecidos a encontrar seus AirPods com o Finder for AirPods. Não demorou muito até que o martelo entrasse em ação e o aplicativo fosse banido por “não ser apropriado para a App Store”.

Duas semanas após toda esta confusão, o beta do iOS 10.3 foi liberado para o público e, adivinhem, a função “Encontre o meu iPhone” contava com o localizador de AirPods por padrão.

Coolpixel e a captura de tela

O aplicativo Coolpixel foi lançado em dezembro de 2016. Ele era um editor vídeo e aplicativo de câmera que também podia gravar a tela do seu dispositivo com iOS. Isso foi muito surpreende, já que isso só era possível conectando o aparelho a um Mac.

Com a captura de tela chegando como uma função nativa do iOS 11, o aplicativo sofreu o mesmo destino que todos os outros da lista e foi banido. O desenvolvedor ainda conseguiu disponibiliza-lo na App Store mais uma vez, mas, novamente, ele foi banido.

Outros aplicativos com a mesma função são regularmente adicionados à loja da Apple e continuam sendo excluídos toda vez.

Donos de iPhone, já utilizaram algum destes aplicativos antes deles serem excluídos?


37

Comentários

Mão-leve: 4 vezes em que a Apple baniu um app só para "roubar" suas funções
  • Processo neles kkkkkkk

      • Não falem mal da maçã! Ela é idônea em tudo! Kkkkkkkkkkkkkk

          • Que chocante a apple copiando na cara dura
            zzzzz

              • Devem pensar que a Appstore é o circo a que estão habituados na store cópia. Ou os developers cumprem as regras de segurança ou são banidos. E bem. A grande superioridade do iOS é essa. Nada de gravar imagens e sons para depois usar criminalmente como acontece na store cópia. Queremos uma Appstore sem a bagunça da store cópia. Queremos uma Appstore segura, limpa e organizada. Quem usa outros SOs náo compreende isto, mas quem é usuário iOS conhece o quão clean é a Appstore. ( A verdadeira).

                  • cara foi mal, mas eu não consegui ler isso e te levar a sério, parece piada, tá na cara que você não faz ideia do que é ser desenvolvedor e ser chutado porque teve "uma ideia boa demais", deixo uma dica pra você que eu aprendi e me fez melhorar: seja aberto a aceitar novas ideias e não viva de favoritismos, nem na tecnologia nem em qualquer segmento, pois todos podem falhar

                      • Você gostaria de criar um App com uma função genial e depois a empresa ir e remove-lo sem nenhum motivo e logo depois aparecer o diferencial dele em seu sistema?

                          • Você gostaria de criar um App com uma função genial e depois a empresa ir e remove-lo sem nenhum motivo e logo depois aparecer o diferencial dele em seu sistema?

                            • O iOS Screen Recorder, da Dr. Fone Toolkit, foi banido várias vezes, e retornou, mas com a chegada do iOS 10.3.3 e principalmente o iOS 11, não deve voltar. O aplicativo grava o que é exibido na tela com opções de captar também o som do alto-falante do dispositivo, ou o som do microfone (ideal para fazer tutoriais). A opção gratuita tinha limitação de tempo de gravação em 1 minuto, e a opção paga, ilimitado.

                                • Empresa ridícula , infelizmente vivemos em uma época que a maioria vive de status , ter algo que seja caro é bem visto , tirando o status que iphone ,ipad , etc proporciona, não tem mada de extraordinário, qualquer xing ling de 10 dólares faz o mesmo ou melhor.

                                  • Apple ainda nem lançou o aparelho 2017 e os androidianos já comecam a ficar nervosos. Lá vem mais uma campanha dos vários sites android, TC incluído, para denegrir a imagem da Apple. E sempre assim todos os anos antes do lançamento de um iPhone.
                                    "Redatores" e "Jornalismo" ao mais alto nível. Afogam-se no seu próprio veneno. E a parolada sem cabeça do baile-funk android vai na onda, sem pensar. Por isso a google copiou o iOS, versão barata e sem qualidade, a google sabe que 90% dos usuários não pensam, alimentam-se de redes sociais e publicidade. Faz falta jornalismo sério e isento. Mas é como os políticos, já não há profissionais em lugar algúm.

                                    • Grandes empresas e suas táticas baixas. Infelizmente vemos este tipo de comportamento nas pessoas que vivem ao nosso lado, imagina quanta merda essas empresas fazem e nunca saberemos.

                                      Todas farinha do mesmo saco.

                                        • :-? %uD83D%uDE04

                                            • Quatro vezes. :-?
                                              Acho que esse número deve ser bem maior, anos atrás eu já ouvira falar isso

                                                • %uD83D%uDE32. Que vilania. Que malandragem. Como essa empresa tem coragem? Cara de pau

                                                    • Duas dessas funções pra mim seria bastante útil. Filtro da luz azul (uso muito) e gravação de tela. Tenho um iPhone 4s como segundo aparelho e sempre achei estranho na App Store não existirem aplicativos assim, sendo que no Android está cheio. Queria fazer até um upgrade pra um novo aparelho da Apple, mas com um sistema tão fechado assim dá até desgosto. E agora sabendo que a empresa sacaneia desenvolvedores para copiar suas funções (desrespeitando os clientes), melhor usar o dinheiro para comprar outro celular Android.

                                                        • Eu também as vezes penso comprar um novo iPhone mas quando lembro dessas coisas que não existem na loja ou que não posso instalar meus emuladores de forma fácil e nem mudar nada na interface além do wallpaper me desanima.

                                                            • Pois é, eu nem sabia que a pessoa não tem acesso as pastas do sistema. Pra eu colocar músicas, fotos e vídeos, uma coisa tão simples, tive que instalar no pc um tal de iTunes e ralar pra achar um tutorial me explicando os passos a seguir. Também não tem expansão via cartão de memória... A real vantagem do IOS é o sistema leve e o bloqueio total do aparelho se for roubado ou perdido. Pensei em ter um SE (pelo tamanho, me acostumei com o Z3C e não curto celulares gigantes), mas mudei de opinião e provavelmente escolha outro Android mais parrudo.

                                                                • Se eu bloquear meu Android pelo "Ache meu celular" ele não deixa fazer nada, nem desligar, ele bloqueia completamente, int isso nem é vantagem mais

                                                                    • Só entrar no recovery e formatar. Nada demais...

                                                                        • Não dá, vc n consegue fazer nada, nem desligar, meu Cell tem a bateria fechada, e mesmo assim, meu twrp tem senha

                                                                            • Cara... Qualquer android que você colocar na mesa, da pra resetar fácil...

                                                                              O único que tive problemas até hoje foi o Xiaomi, mas na hora de ligar só... Porque continua logado na conta de usuário anterior. Super pé no saco.

                                                                              Mas paciência, se tu diz eu vou acreditar que seu celular se torna impenetrável.

                                                                                • Cara... Qualquer android que você colocar na mesa, da pra resetar fácil...

                                                                                  O único que tive problemas até hoje foi o Xiaomi, mas na hora de ligar só... Porque continua logado na conta de usuário anterior. Super pé no saco.

                                                                        • sacanagem né kkkkk. fiquei até com vergonha do meu iphone.

                                                                            • Isso renderia uns bons processos não? Retirar da loja sem nenhum motivo

                                                                              • A Apple sempre faz isso, adora copiar os outros.mais quando os outros cópia ela,ela processa, frutinhas picaretas kkkkkkkk

                                                                                  • Os caras podiam criar a patente e depois processar a Apple.
                                                                                    Essa empresa não tem ética nenhuma, cara, meu Deus, ainda bem não vivo de aparência e ostentação, não preciso recorrer a uma empresa safada dessa.

                                                                                      • Achei meio pilantragem.

                                                                                          • Tudo se copiar....

                                                                                            Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                                            Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                                            Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                                            iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo