LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Teve inovação: 10 recursos para smartphones que 'estrearam' com o iPhone X

14 de setembro de 2017 94

Foi inevitável; após o evento de lançamento dos novos modelos de iPhone, inúmeras pessoas verbalizaram seus sentimentos em relação às grandes novidades apresentadas pela Apple, relembrando que boa parte delas já existia (inclusive, algumas foram 'emprestadas' do Android).

Mas engana-se quem pensa que o iPhone X, atual top de linha da marca, não trouxe inovações. A versão especial comemorativa de 10 anos de existência do iPhone trouxe sim, diversos recursos inéditos para a indústria mobile.

Apesar de não ser algo tão revolucionário quanto o iPhone original, o aparelho também ajudará a disseminar tecnologias que ainda não são ativamente exploradas no mercado de smartphones, e abaixo, conheceremos algumas delas:

1 - Face ID

Desbloquear o aparelho com o rosto não é algo inédito, nós sabemos, mas do jeito que a Apple fez, a experiência de uso ficou totalmente diferente do que conhecíamos.

O Face ID é a primeira tecnologia a explorar biometria usando sensores 3D em um smartphone, e também é pioneira no fato de 'se adaptar' a mudanças na face do usuário, pelo fato de 'aprender' sobre ela.

Em dias que, por exemplo, você esquecer de se barbear, usar um óculos diferente, ou até mudar radicalmente a cor ou corte de seu cabelo, o Face ID continuará sabendo que aquela pessoa é você.

2 - Display 'True Tone' em um smartphone

Ainda que a tecnologia 'True Tone' em si não seja inédita, pois já existia no display do iPad Pro, pela primeira vez ela foi empregada em uma tela de smartphone.

O recurso escaneia as condições ambientes para otimizar as cores exibidas na tela, dando ao usuário a melhor imagem possível para cada tipo de iluminação.

A boa notícia é a feature não é exclusiva do iPhone X, ela também está presente nos outros dois modelos recém-lançados, o iPhone 8 e 8 Plus.

3 - Gravação de vídeo 4K a 60 fps

A Apple pode até não ter sido a primeira empresa a implementar gravação de vídeo 4K em um smartphone, mas ela foi pioneira em disponibilizá-la sem limite de tempo, com estabilização ótica de imagem e também a 60 quadros por segundo.

O resultado são filmagens com mais qualidade, sem a necessidade de uso de equipamentos extras como gimbals ou tripés.

Para entusiastas na produção de vídeos, ainda há possibilidade de converter clipes gravados em 4k (60 fps) para 25 fps, dando um efeito 'cinemático' à mídia.

4 - Câmera lenta com até 240 fps

O iPhone X é o primeiro smartphone da indústria a permitir gravação de vídeo em Full HD (1080p) a 240 fps.

Antes dele, só podíamos gravar em slow-motion com 120 quadros por segundo, então temos o dobro de fluidez, dando um resultado ainda mais impressionante.

5 - Iluminação personalizada nas selfies

A câmera frontal dos novos modelos de iPhone pode capturar não só selfies com efeito bokeh através do 'Modo Retrato', como fazer muito mais.

É possível, por exemplo, escolher entre vários tipos de iluminação, dando um resultado mais 'profissional' na imagem capturada. Pode esperar pra ver nas redes sociais diversas fotos de perfil com esse efeito, pois não dá pra negar: é algo belíssimo de se olhar.

6 - Animoji

Para muitos, esse recurso acabou passando despercebido, afinal de contas, coisas desse tipo geralmente trata-se de algo considerado uma 'perfumaria'.

Mas a tecnologia por trás dos chamados 'Animojis' é algo de cair o queixo; é basicamente o que grandes estúdios usam para criar animações 3D em filmes, desenhos e seriados.

A câmera TrueDepth mapeia o rosto dos usuários, rastreando o movimento de até 50 músculos da face, e usa esses dados para criar personagens animados baseados nos conhecidos e amados emojis.

É possível utilizá-los para gravar frases e, por exemplo, ter uma conversa engraçada com seus amigos, ou até mesmo com seus filhos, sobrinhos, etc (a criançada vai adorar).

7 - Câmera TrueDepth

Apesar de ainda trazer uma resolução de 7 megapixels, a câmera frontal do iPhone recebeu um belo upgrade.

O sensor TrueDepth é capaz de capturar selfies de ótima qualidade, com efeitos de desfoque ao fundo, similar ao que conseguíamos obter com o 'Modo Retrato' do iPhone 7 Plus.

8 - Flash Quad-LED True Tone com Slow Sync

No iPhone 7 a Apple já havia lançado um flash Quad-LED True Tone, capaz de iluminar fotos deixando-as com um aspecto mais natural, mas nos novos modelos de iPhone a diferença fica por conta da tecnologia Slow Sync.

Ela permite que, reduzindo a velocidade do obturador e emitindo a quantidade de luz na hora certa, seja possível capturar imagens de ótima qualidade até mesmo em ambientes com pouca iluminação.

9 - Motor neural (neural engine)

O chip Apple A11 Bionic é o primeiro a trabalhar com um motor neural dedicado; apesar da Huawei ter anunciado algo similar no Kirin 970, a solução da Apple é bem mais avançada.

Graças a esse chip é possível desfrutar de várias das novas funções do iPhone X como, por exemplo, o Face ID, que 'aprende' o rosto dos donos do iPhone em vez de apenas criar padrões de reconhecimento baseados em uma imagem que, diga-se de passagem, podem ser facilmente burlados.

10 - Tela verdadeiramente 'borderless'

As bordas dos modelos prévios do iPhone sempre foram muito criticadas, especialmente quando já existem smartphones (não só borderless) com aproveitamento de tela superior.

No iPhone X, a Apple matou 'dois coelhos com uma só cajadada'; além de livrar-se das bordas excessivas, ela também eliminou o 'queixo' do iPhone, algo presente em muitos dos borderless disponíveis atualmente no mercado como, por exemplo, o Galaxy S8 e Essential Phone.

O Apple iPhone X está disponível na Americanas por R$ 5.103. Para ver as outras 50 ofertas clique aqui.
(atualizado em 22 de junho de 2018, às 03:44)

94

Comentários

Teve inovação: 10 recursos para smartphones que 'estrearam' com o iPhone X
  • É um aparelho fantástico
    Mesmo com tantos "vazamentos", a Apple surpreendeu a todos. O design é estranho, poderia ser melhor. Porém não é feio
    Sem dúvidas é o que há de melhor atualmente
    Para mim foi o melhor lançamento até agora.
    Logo ele será copiado também. É assim mesmo

      • Tem um erro de digitação heim "mas nos novoas modelos de iPhone a diferença fica por conta da tecnologia Slow Sync."

        • E se eu tomr uma ferruada de maribondo nos olhos %uD83D%uDC40? %uD83D%uDC1D %uD83D%uDC40. O face id vai reconhecer? Sou motociclista, quando eu tiver de capacete como fica?

          • Mais um redator fanboy, que matéria tendenciosa !!!

              • do jeito q 'separam' as pessoas aqui, ou vc é fanboy ou hater.

                TC sempre tem matérias tendenciosas, mas não é só pra Apple.

                  • Cara deixa de ser doente, são recursos inéditos sim num smartphone, claro que não são o suficiente para uma comemoração de 10 anos e muitos menos o valor cobrado!

                    • iOS >>> ABISMO >>> android

                        • Apple

                          Abismo

                          Resto

                          E o choro é livre!
                          %uD83E%uDD23

                          • o que eu to querendo ver e se alguém vai consegui que o iphone x possa usar só a câmera infravermelho para fotos na escuridão total

                            • Aparelho muito top, ficou na proporção ideal! Fogo que no Brasil só tem ladrão. :/

                                • Sou usuario android, de um android top de linha. Então tenho o direito de comparar com um iphone por terem preços equivalentes. Ambos são bons e fato que o IOS é mais otimizado. O que não concordo é o povo babar ovo da apple como quem trouxe coisa nova. Tirando o face-id. nada é novo kk, e tem gente que não reconhece, acha o máximo e talz. Bizarro.

                                  • Agora daqui ora frente todos os smartphones virão com desbloqueio facial. (Samsung?)

                                    • Outra coisa que APARELHO LINDO ESSE IPHONE X

                                      • Galera na moral quem usa android é pq nao tem grana para comprar um IPHONE
                                        eu ja estou na California pronto para comprar o meu.

                                        • Melhor aparelho do mercado sem dúvidas, Steve Jobs deve estar muito orgulhoso por esse aparelho, e vale cada centavo de tecnologia revolucionária, não duvido que num futuro próximo todos terão esse aparelho e assim usuários de Android poderão ser felizes e parar de ter dor de cabeça comum sistema mal feito e travoso

                                            • *Essa tecnologia que usa um sensor para analisar a luz ambiente, modificando o balanço de branco e otimizando as cores já existe nos aparelhos da Samsung desde o Galaxy S4, conhecida como "adapt display"

                                              *A última atualização anunciada do Note 8 pela Samsung libera a capacidade de gravação 4K a 60fps

                                              *A tela do iPhone não tem queixo mas tem testa e chifre, inclusive o aproveitamento frontal do iPhone é menor que o do S8, oque a Apple fez foi distribuír as bordas por todo perímetro do smartphone

                                              *Huawei já havia lançado processador com processamento neural e eles não foram comparados ainda para vocês falarem qual é ou deixa de ser o melhor

                                                • A tecnologia Adapt display não é nem de longe a mesma coisa do True Tone. São bem parecidas, a adapt display usa perfis pré-configurados de cores. Já a True Tone faz os ajustes 'em tempo real', de uma forma mais minuciosa. Em relação à atualização no Note 8 com 4K a 60fps, foi algo que só saiu depois do lançamento dos novos iPhone, então pronto, os iPhones continuam sendo os primeiros. O chip da Huawei tem inteligencia artificial (IA), pesquise um pouco mais, e você vai descobrir que não é a mesma coisa de um motor neural. ;-)

                                                    • Bom.. o Rapaz ja explicou abaixo que não são iguais mas funcionam de forma parecida. Mas sério mesmo que alguem liga pra isso? Ate entendo se preocupar com HDR, Resolução 2k (q o iPhone nao tem), resolucao 4k (útil pra VR), brilho e contraste da tela (que no iPhone ta c bem pouco nits). Pq isso realmente são coisas perceptíveis e que enchem os olhos. Agora "se adaptar" ao ambiente? Se a tela tiver um brilho bom ela vai impor a colocação e nao vai ficar precisando se adaptar a nada. Pq o reflexo do meio ambiente vai ser insignificante. É que nem pegar as 1000 funcionalidades que a linha S8/note têm e ficar botando como vantagens cruciais e inovadoras. No final das contas esse tanto de nomes para o display parece mais que é para encobrir a qualidade inferior frente aos atuais Super AMOLED.

                                                      Se for quem anunciou primeiro que conta. Já podemos dizer que a Samsung foi a primeira a lançar um smart dobrável. Por favor a apple iria ser a primeira se em 3 de novembro não tivesse nenhum outro que já o fizesse, o que nao é mais o caso. O galaxy note 7 ia ser o primeiro smart da samsung c leitor de iris.. parece que acabou não sendo ne? Quem garante que nenhum problema parecido possa acontecer com o iPhone X até o lançamento (torço que não, pois quanto melhor/mais concorrencia melhor).

                                                        • Não, a tecnologia Adapt display não usa perfis pré-configurados, ela modifica em tempo real cor, saturação, balaço e branco e contraste do display levando em conta dados externos capturados por sensor chamado "RGB light sensor", esse sensor estreou no Galaxy S4 e é equivalente ao "Ambient light sensor" que estreou no iPhone X e é usado pela Apple pra reproduzir a mesma função, tudo isso que eu disse você pode comprovar nos testes do DisplayMate.

                                                          O Note 8 já foi lançado com hardware suportando a função e vai chegar no mercado entregando a função antes, portanto pode até ter sido anunciada 1 dia antes pela Apple porém não vai estrear.

                                                          Posso não saber ainda as diferenças estruturais entres as implementações da Huawei e Apple, porém tanto a NPU da Huawei quanto a Neural Engine da Apple foram anunciadas com o mesmo propósito e promessa que são inteligencia artificial (IA) e Machine Learning

                                                          • Todo tipo de bugigangas a Samsung colocou no s4, é uma pena que a Samsung descontinuou a maioria delas.

                                                              • Sim o S4 veio cheio de gimmick que foi descontinuada mas não é o caso adapt display que continua firme e forte presente no S8, e sendo copiada a essa altura do campeonato...

                                                              • É o pessoal esquece da borda superior. Não é pq ocupa "apenas" 60% da parte superior que deixa de ser uma borda. Mais estranho ainda é que ele é assimétrico. Esperava isso de outras fabricantes, mas não da Apple que sempre usou isso como um dos princípios de design e justificativas para o desenho dos iPhones antigos cheios de bordas. Mas até que gostei do design, mas vai contra os "princípios" da Apple.Não sabia da atualização do Note 8 para 4K 60fps. Acho que era a única coisa que senti falta. Se lançarem antes de novembro o note 8 vai ser o primeiro então a filmar nesta resolução com 60fps. De fato vídeos 4K em 30fps ficam meio "travados".

                                                                • Parei de ler em "Essa tecnologia existe desde o S4" kkkkkkk

                                                                  • né kkk

                                                                      • "teste e chifre" kkkkkkkkkkkkkk

                                                                        • 1- Face ID = Íris parece ser melhor2- Tela do S8 é bem melhor3- Quase ninguém usa gravação 4K4- Sony tem a 960FPS (mesmo que não seja FULLHD)5- Relativamente legal6- Nem vou comentar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk7- Legal, mas não sei se fará diferença8- Até interessante, apesar de que a maioria das fotos são de selfies, enfim.9- ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ10- Quase sem borda, porém não é bonito.bônus:Não tem Ip68Câmera não é a melhorBateria então.... nem se fala.ps: Parece que a matéria foi feita por alguém do Tecmundo tentando "defender" a Apple.

                                                                            • ps2: Parece que um fã da samsung está se mordendo de vontade de ter um e não quer assumir... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                              véi! aceite as coisas boas da tecnologia (sem se importar com a marca)

                                                                                • Aceite que a Apple dita tendências, você tem que se desprender das outras marcas, o iPhone X supera todos os aparelhos do mercado

                                                                                    • Olha gostei bastante do iPhone X, mas ele tá mais copiando todas as tendências das outras fabricantes do que ditando elas. Nos últimos anos é difícil citar uma novidade de fato do iphone. Vejamos. Certificação IP6X, tela maior, gravação em 4k, tela com menos bordas, carregamento sem fio, botão home virtual, fast charge (que pasmem, precisa comprar um "adaptador" que custa até R$ 250, porque o que vem na caixa não tem o carregamento rápido). Ela não lançou nada disso e é tudo o que o iPhone X é hj, então como ela que dita as tendências? Até a testa e o chifre (orelha segundo a Apple) que o iPhone X tem foi lançado primeiro no Essential Phone, menor e melhor de passagem. Mas acho interessante a Apple dar esse passo e pular o aproveitamento frontal de ~65% para 82%. Fico imaginando o que as outras fabricantes vão lançar ano que vem se o S8 exemplo já têm 84% e o Essential phone 85%.

                                                                                        • kkk coitado... ditou muita tendencia indo atrás de iphone em bordas , tela oled. uhum uhum kkk

                                                                                          • Manero q o aparelho nem saiu, mas vc já tá com ele na mão pra nos dizer oq achou né?

                                                                                          • Esse sim eh top

                                                                                              • Um dia eu compro um monstro desse rs

                                                                                                  • Claro que é um monstro, um sonho de consumo, porém, não são recursos inéditos, são recursos otimizados, tecnologias melhoradas pela Apple, enfim, o próprio texto denuncia kkkkkk... A Apple pode hoje não ser onde surgem a maioria das inovações, mas eles lapidam as tecnologias e entregam produtos e uma experiência sem par!

                                                                                                      • Exatamente. Apple faz isso muito bem. Cliente em primeiro lugar. Mesmo assim não vale o preço. Eu sempre tive iPhone, 3g, 3gs, 4S e 6. Nenhum deles eu comprei aqui. Comprar aqui é jogar grana no ralo. Se puder comprar diretamente fora, tudo bem, até vale.

                                                                                                          • Acho que todas lapidam a tecnologia. Por exemplo o sensor de digitais do S6 era mais rápido que do iPhone da época (6). O Moto X "lançou" a moto tela, que a samsung copiou e aperfeiçoou. O Note 8 lançou uma câmera que faz melhor o efeito retrato do que o iphone 7. Quase todos copiaram a estabilização ótica e melhoraram da época do G4. Enfim o mundo é assim. Constantes copias/melhorias. Se toda vez que uma empresa lançasse algo novo ninguém pudesse copiar e nem fazer igual íamos estar com smartphones bem menos evoluidos. Porque tudo teria que ser criado do zero toda vez e nunca melhorado por outras empresas. Viveríamos com celulares todos iguais o iTijolo 5 em termos de tecnologia/design.

                                                                                                          • Um dia, todos serão como o X.

                                                                                                              • Gostei pakas, é um Smartphone que todo mundo deseja (menos os hater's, por orgulho).Gostei muito desse efeitos da selfie.

                                                                                                                  • Não, cara. Nem todos desejam. A participação de mercado do IOS não cresce e teve uma leve queda.

                                                                                                                      • Eu sei que você gostou.
                                                                                                                        Pena que não vai comprar.

                                                                                                                          • Falou tudo, quem está falando mal é os usuarios de Android, eu pretendo arrumar um jeito de trazer um dos EUA, 3100 para mim em um aparelho deste é um preço que vale a pena.

                                                                                                                              • Sou usuario android, de um android top de linha. Então tenho o direito de comparar com um iphone por terem preços equivalentes. Ambos são bons e fato que o IOS é mais otimizado. O que não concordo é o povo babar ovo da apple como quem trouxe coisa nova. Tirando o face-id. nada é novo kk, e tem gente que não reconhece, acha o máximo e talz. Bizarro.

                                                                                                                                  • O cara que compra iPhone, o faz com o dinheiro dele, o que é que tem?
                                                                                                                                    Os aparelhos sempre são bons, isso é pra quiser ver.
                                                                                                                                    Mas desmerecer outra plataforma ao ponto de parecer que o iPhone é super superior quando os comparativos mostram o contrário?
                                                                                                                                    E tem a questão do preço, que joga mais lenha na fogueira.
                                                                                                                                    Na boa :
                                                                                                                                    Jamais terei um iPhone enquanto houver essa diversidade de Android's
                                                                                                                                    Ah! E o ios tá longe de ser perfeito. Vejam no YouTube ios travando.

                                                                                                                                      • Sim. Em relação ao IOS depende do sistema android que quer comparar. Estou na Samsung Experience 8 +, e está sem problemas alguns. Quanto a outros como da Asus, ai não rola rsrs

                                                                                                                                  Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

                                                                                                                                  10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                  TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                  Conheça o iPhone X | Vídeo do TudoCelular