LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi Note 3 rouba a cena em comparativo de telas contra Zenfone 4, Mi 5X e Z17

21 de abril de 2018 3

Depois de um completo comparativo de câmeras, falaremos agora sobre como Xiaomi Mi Note 3, Mi 5X, Asus Zenfone 4 e Nubia Z17 se saem em exibição de conteúdo, incluindo vários cenários para que você possa decidir qual deles é o melhor para o seu padrão de uso.

O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva. Como todos possuem opção de brilho automático, este modo também foi testado.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para mostrar todos com o mesmo nível de brilho neste cenário, o que ajuda a dar uma ideia ainda melhor da diferença de reprodução de cores entre eles.

73.95 x 152.6 x 7.6 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
75.2 x 155.4 x 7.7 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
75.8 x 155.4 x 7.3 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
72.4 x 152.6 x 7.6 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Todos os dispositivos presentes no teste contam com tela IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução Full HD, demonstrando um bom equilíbrio e indicando que as principais diferenças entre eles ficarão no nível de brilho máximo e mínimo alcançado por cada um, no reflexo do vidro que cobre o display, e na configuração para exibição de cores feita por suas respectivas fabricantes.

Ambiente externo ensolarado (brilho máximo)

Todos se saíram bem considerando a faixa de preço, sendo encontrada uma visualização confortável mesmo debaixo de Sol forte. Ainda assim, o vencedor foi o Mi Note 3, que entregou menor reflexo no vidro e brilho forte o suficiente para superar os rivais, ficando a decepção para o Z17 que é o mais caro dos quatro e ainda assim apresentou um índice maior de reflexo no vidro que cobre o painel.

Ambiente externo ensolarado (brilho automático)

Como esperado, o Mi Note 3 se manteve no topo, apresentando visibilidade superior aos demais. O Zenfone 4 também não foi mal, mas Mi 5X e Z17 não conseguiram lidar muito bem com a iluminação forte, reafirmando que o modelo da Nubia pode acabar desapontando um pouco em ambiente externo dependendo da exigência por parte do usuário.

Ambiente interno iluminado (brilho em 200 lux)

Por aqui tivemos basicamente o mesmo padrão de exibição de cores nos quatro dispositivos, com Mi 5X puxando as imagens para tons um pouco mais frios e Zenfone 4 saturando ligeiramente acima dos outros, o que em ambos os casos pode ser corrigido nas configurações de exibição se você não ficar satisfeito com o que é transmitido por padrão.

Ambiente interno escuro (brilho em 200 lux)

Apagando as luzes mas mantendo as telas com o mesmo brilho, é possível termos uma ideia melhor do que foi comentado anteriormente, já que por aqui não temos nenhuma distração. Com isso, é possível perceber de maneira mais clara a tendência do Mi 5X para entregar cores mais azuladas enquanto o Zenfone 4 vai no caminho oposto, exibindo imagens um pouco mais quentes e saturadas que seus rivais.

Ambiente interno escuro (brilho mínimo)

Neste teste tivemos ambos os modelos da Xiaomi se saindo muito melhor que as opções de Nubia e Asus, com Mi 5X e Mi Note 3 ficando praticamente imperceptíveis perto de Z17 e Zenfone 4. Isto vai ao encontro do que já vimos em testes anteriores com modelos da Xiaomi, demonstrando sua preocupação com a exibição de conteúdo em locais com baixa ou nenhuma iluminação.

Ambiente interno escuro (brilho máximo)

Por fim, temos o sentido oposto, onde colocamos o brilho no máximo possível nos dispositivos. É sempre bom destacar que este é um cenário propositalmente irritante, buscando mostrar o que acontecerá se você esquecer de regular o brilho e resolver entrar em um local escuro. Como era de se esperar, todos estouraram completamente as cores, ficando o Z17 como o único minimamente aceitável, mas que ainda irá incomodar bastante após poucos segundos de uso.

Imagens do teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela é configurada para tornar tudo o mais balanceado possível, mas nem sempre isto é possível.

Medição de brilho

Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • Mi Note 3: 3
  • Zenfone 4: 3
  • Mi 5X: 2
  • Z17: 5

Brilho mínimo com imagem preta

  • Mi Note 3: 0
  • Zenfone 4: 0
  • Mi 5X: 0
  • Z17: 0

Brilho máximo com imagem branca

  • Mi Note 3: 658
  • Zenfone 4: 674
  • Mi 5X: 583
  • Z17: 567

Brilho mínimo com imagem branca

  • Mi Note 3: 1
  • Zenfone 4: 5
  • Mi 5X: 1
  • Z17: 5
Conclusão

Após todos estes testes, podemos colocar o Mi Note 3 como o mais interessante para quem quer assistir vídeos no smartphone, apresentando visibilidade confortável em absolutamente todos os cenários, o que significa que você não precisará se preocupar ao usar o aparelho em ambiente externo sob forte luz solar ou mesmo em locais escuros.

O Zenfone 4 também se saiu bem no geral, e possui as opções mais profundas de customização das cores exibidas, indo desde saturação e temperatura de cor até personalização da matiz, então se não gostar da tonalidade padrão é só fazer algumas mudanças até que tudo fique exatamente do seu gosto.

Mi 5X e Z17 ficaram um patamar abaixo, com o primeiro se saindo muito bem em ambiente escuro mas ficando um pouco aquém dos outros dois em locais externos, enquanto o segundo apresentou resultados razoáveis no geral, mas não se destacou em nenhum cenário.

E você, de qual dos quatro gostou mais? Não esqueça de comentar abaixo!

  • O Xiaomi Mi Note 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 4 está disponível na Pontofrio por R$ 1.495. O custo-benefício é bom. Existem 8 modelos melhores.
  • O Xiaomi Mi 5X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nubia Z17 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
(atualizado em 21 de julho de 2018, às 04:48)

3

Comentários

Mi Note 3 rouba a cena em comparativo de telas contra Zenfone 4, Mi 5X e Z17
Android

Se o Brasil for hexa... o TudoCelular vai sortear um smartphone!

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular