LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

IA do Zenfone 5 ajuda a entregar melhor câmera e multimídia que Z3 Play e A8 Plus

25 de agosto de 2018 64

Estamos de volta com um dos comparativos de câmeras mais pedidos dos últimos tempos, onde colocamos os intermediários Zenfone 5, Galaxy A8 Plus, Zenfone 4 e Moto Z3 Play lado a lado para ver qual se saía melhor em termos de captura de imagens, seja em fotos ou em vídeos.

Aproveitamos ainda para unificar este completo comparativo com nosso reconhecido teste de tela e som, já que assim será possível saber de uma única vez se os aparelhos além de capazes de gerar belas cenas ainda conseguirão exibi-las com a mesma eficiência nos mais variados ambientes.

Especificações técnicas
Zenfone 5 Moto Z3 Play Galaxy A8 Plus Zenfone 4
Resolução 12 MP + 8 MP 12 MP + 5 MP 16 MP 12 MP + 8 MP
Abertura f/1.8 + f/2.2 f/1.7 + f/2.2 f/1.7 f/1.8 + f/2.2
Tamanho do pixel 1.4 µm 1.4 µm 1.12 µm 1.4 µm
Câmera frontal 8 MP
f/2.0
8 MP
f/2.0
16 MP + 8 MP
f/1.9 + f/1.9
8 MP
f/2.0

Todas as fotos foram tiradas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontecerá caso você vá utilizá-lo.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

  • Smartphone 1: ASUS Zenfone 5
  • Smartphone 2: Samsung Galaxy A8 Plus
  • Smartphone 3: ASUS Zenfone 4
  • Smartphone 4: Motorola Moto Z3 Play
75.6 x 153 x 7.85 mm
6.2 polegadas - 2246x1080 px
75.7 x 159.9 x 8.3 mm
6 polegadas - 2220x1080 px
75.2 x 155.4 x 7.5 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.5 x 156.5 x 6.7 mm
6 polegadas - 2160x1080 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Ambiente externo

Em ambiente externo vemos que o Zenfone 5 entrega as imagens mais equilibradas, especialmente quando o HDR está ativado. O smartphone da ASUS realmente faz um bom ajuste de balanço de branco e exposição para evitar imagens estouradas quando há forte iluminação. O Moto Z3 Play também entrega boas fotos, mas se sai melhor com o HDR desativado. O Zenfone 4 fica em terceiro, superando o Galaxy A8 Plus que apresenta as cores mais frias, o que deixa as fotos com aspecto de envelhecidas.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Ambiente interno

Já quando tiramos fotos em ambiente fechado, vemos que o ajuste automático do Zenfone 5 não funciona muito bem. Ele reduz a exposição e ISO, o que gera imagens mais escuras que os demais aparelhos do nosso comparativo. Aqui quem leva a melhor é o Moto Z3 Play, seguido do Galaxy A8 Plus.

Ao tirar uma selfie em ambiente com luz artificial, o Zenfone 5 deixa a imagem mais estourada, enquanto o Zenfone 4 entregou a foto mais escura. Aqui temos uma vantagem para os modelos da Samsung e Motorola, onde o Galaxy aposta em cores mais frias e o Moto em cores mais quentes.

Foto 9

Ambiente noturno

Em macro em ambiente noturno, vemos que os dois smartphones da ASUS entregam o melhor equilíbrio entre exposição e contraste. O modelo da Samsung até registrou uma boa foto, mas gerou uma imagem mais escura que os demais. O Moto Z3 Play foi o que apresentou o pior resultado, pecando especialmente em contraste.

Em foto mais ampla em ambiente com pouca luz, vemos que todos apresentam um alto nível de ruídos, especialmente os dois Zenfones. Mas, isso se deve ao maior valor de ISO para garantir uma imagem mais clara.

O Galaxy A8 Plus foi o que entregou a foto mais escura e saturada dos quatro aparelhos, deixando o Moto Z3 Play com a medalha de bronze.

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Selfie

Em selfies vemos que o Zenfone 4 foi o que entregou o pior resultado, com uma imagem muito clara e com poucos detalhes. O modelo da Samsung usou o recurso de embelezamento mesmo no modo automático para deixar a pele mais suave, o que resulta em um efeito meio artificial. O Moto Z3 Play reduziu a exposição deixando a selfie mais escura que os demais, enquanto o Zenfone 5 exagerou na saturação.

Já ao tirar selfies à noite, vemos que o Galaxy A8 Plus entregou o melhor resultado. Em segundo temos o Moto Z3 Play, que perdeu um pouco dos detalhes, mas ainda entregou uma boa foto. Os dois Zenfones sofreram com exposição e contraste, deixando a selfie com aspecto bastante artificial.

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Pontuação final

Somando todos os cenários e computando também os votos da equipe do TudoCelular, tivemos:

  • Zenfone 5: 574 pontos
  • Galaxy A8 Plus: 436 pontos
  • Zenfone 4: 522 pontos
  • Moto Z3 Play: 563 pontos

Vídeos

Em ambientes bem iluminados, todos os modelos conseguem gravar vídeos com boa qualidade. Tanto os modelos da ASUS quanto da Samsung e Motorola apresentam boa estabilização de imagem e capturam áudio estéreo.

Dos quatro aparelhos, apenas o Galaxy A8 Plus deixa a desejar com seu foco automático que demora mais para focar no objeto. O diferencial dos dois Zenfones é que eles apresentam boa estabilização também com a câmera frontal, enquanto os demais geram vídeos tremidos.

Já para ambientes com pouca luz, os dois smartphones da ASUS ficam em último, ao capturar vídeos com muitos ruídos. O Galaxy A8 Plus foi o que entregou o vídeo mais escuro, deixando a vitória aqui para o Moto Z3 Play.

Tela e som

Também comparamos a qualidade da tela e som oferecido por cada smartphone. Agora temos tecnologias distintas, como a AMOLED nos aparelhos da Motorola e Samsung e IPS LCD nos representantes da ASUS.

A qualidade de imagem é ótima nos quatro aparelhos, mas os dois da ASUS apresentam brilho inferior. O resultado disso é que enxergar o conteúdo em ambiente externo fica mais complicado, principalmente se a luz solar estiver muito direta ou o ângulo de visão for mais oblíquo.

Em termos de qualidade sonora, o Zenfone 5 é o que mais se destaca, com seus alto-falantes potentes entregando uma imersão bem acima dos rivais. O Moto Z3 Play também manda bem, enquanto o modelo da Samsung oferece um resultado apenas decente, assim como o Zenfone 4.

Em nível de brilho, usamos um luxímetro digital para medir a intensidade de luz em LUX, e encontramos os seguintes resultados:

Brilho máximo com imagem preta

  • Zenfone 5: 3 lux
  • Galaxy A8 Plus: 0 lux*
  • Zenfone 4: 3 lux
  • Moto Z3 Play: 0 lux*

Brilho mínimo com imagem preta

  • Zenfone 5: 0 lux
  • Galaxy A8 Plus: 0 lux*
  • Zenfone 4: 0 lux
  • Moto Z3 Play: 0 lux*

*Os modelos com tela AMOLED ou Super AMOLED desligam de fato os pixels ao exibir uma imagem preta, o que significa que temos pretos com completa ausência de luz, algo que não acontece nos aparelhos com IPS LCD.

Brilho máximo com imagem branca

  • Zenfone 5: 668 lux
  • Galaxy A8 Plus: 740 lux
  • Zenfone 4: 709 lux
  • Moto Z3 Play: 754 lux

Brilho mínimo com imagem branca

  • Zenfone 5: 5 lux
  • Galaxy A8 Plus: 3 lux
  • Zenfone 4: 5 lux
  • Moto Z3 Play: 10 lux
Conclusão

O Zenfone 5 entrega um belo salto em câmera comparado ao seu antecessor, sendo em muitos cenários o responsável pela melhor foto. No geral, foi o aparelho que entregou resultados mais equilibrados. A filmadora, no entanto, apresenta uma quantidade elevada de ruídos, especialmente em ambientes com pouca luz.

O Moto Z3 Play se destacou em alguns cenários, mas não apresenta estabilização de imagem com a câmera frontal como nos Zenfones. Além disso, nem sempre o HDR faz um bom trabalho, deixando a imagem muito clara ou escura demais.

O Galaxy A8 Plus foi o que apresentou as cores mais lavadas, deixando as fotos sem vida. Mas, para selfies, entrega um resultado mais equilibrado. A filmagem também peca no foco automático, que nem sempre funciona como deveria, algo que é visto até mesmo nos flagships da marca. A qualidade da captura de áudio, no entanto, foi a melhor dos quatro aparelhos analisados.

Em tela, todos entregam uma boa imagem no geral, com cores vivas mas não irreais demais. Para uso em ambiente externo, os modelos da Samsung e Motorola são mais indicados, apresentando vantagem em brilho e nível de reflexo do vidro que protege o painel. Na parte sonora, por outro lado, é onde o Zenfone 5 mais se destaca, com som muito mais potente e de melhor qualidade.

No geral, o Zenfone 5 entrega um bom conjunto e mostra um belo avanço comparado ao Zenfone 4. O Moto Z3 Play também entrega um bom conjunto e briga em peso com o rival da ASUS. O representante da Samsung foi o que menos se destacou em nosso comparativo, o que é irônico já que seu preço oficial é o mais alto dos quatro.

E você, o que achou dos aparelhos? Concorda com nosso veredito? Não esqueça de comentar abaixo!

  • O Motorola Moto Z3 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A8 Plus 2018 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

64

Comentários

IA do Zenfone 5 ajuda a entregar melhor câmera e multimídia que Z3 Play e A8 Plus
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista