LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone em polêmica LGBT, Zenfone 6 no DxOMark, exoesqueleto para tetraplégicos e + | Plantão TC

07 de outubro de 2019 11

Chegou a hora de mais uma edição do Plantão TC, onde separamos as principais notícias da última semana para que você possa ficar por dentro de tudo o que rolou de mais importante em um único lugar.

Desde a edição da semana passada tivemos alguns assuntos curiosos como o russo que acusou a Apple de "torná-lo gay", testes de resistência que reforçam a fragilidade do Galaxy Fold, Zenfone 6 passando pelo teste de câmeras traseiras no DxOMark, mais um acidente trágico envolvendo um smartphone carregando e um exoesqueleto controlado pela mente que ajuda tetraplégicos a se movimentar.

Ficou curioso? Então rola a página para conferir um resumo dessas e outras notícias!

Russo processa a Apple por “torná-lo gay”

A Apple é uma marca que sempre demonstrou apoio público à causa LGBT, incluindo pulseiras comemorativas para seu relógio inteligente e papéis de parede para seus sistemas, dentre outras coisas, mas um russo acabou elevando isso a um novo patamar.

Em um processo que pede indenização de 1 milhão de rublos, moeda local, D.E. Razumilov acusa a Apple de “lhe causar sofrimento moral e danos à saúde mental" por “torná-lo gay”.

Tudo começou quando Razumilov instalou um aplicativo de transações em criptomoedas em seu iPhone. Em pouco tempo, alguns "homens desconhecidos" depositaram 69 GayCoins na sua conta junto de uma mensagem que dizia "não julgue sem tentar", e, bem, ele tentou… e gostou.

Agora Razumilov está até mesmo em um relacionamento sério com outro homem, mas se diz infeliz por não saber como explicar a situação para seus pais.

Não dá pra saber no que o processo dará, ainda mais se tratando da Rússia e sua política rígida contra homossexuais, mas o certo é que a Apple sequer tem uma participação direta na história, então as chances da empresa precisar desembolsar alguma quantia são bem pequenas.

Zenfone 6 decepciona no DxOMark

O Zenfone 6 foi lançado pela ASUS lá em maio, com previsão de anúncio no mercado brasileiro para o próximo dia 21 de outubro. Apesar dos cinco meses de espera, essa pode não ser a maior preocupação para os fãs da marca, uma vez que finalmente tivemos a publicação de seu review de câmeras no famoso ranking DxOMark.

Depois de marcar bons 98 pontos com a “câmera de selfies”, o Zenfone 6 alcançou agora 104 pontos com suas câmeras voltadas para a parte de trás, lembrando que o modelo tem um mirabolante mecanismo que usa as duas câmeras tanto para registrar paisagens quanto autorretratos.

A pontuação é boa e, de fato, é a maior já alcançada pela marca, mas fica abaixo de praticamente todos os principais flagships de 2019, incluindo Galaxy S10 Plus, Note 10 Plus, P30 Pro, OnePlus 7 Pro, Mi 9 e muitos outros. Além disso, temos até mesmo alguns modelos de 2018 acima do flagship da ASUS, como iPhone 10S Max, Mate 20 Pro e P20 Pro.

O grande destaque do Zenfone 6 ficou para a gravação de vídeos, com bom nível de detalhes, foco rápido e preciso, e boa estabilização. Já na parte dos contras temos problemas com exposição, algo já recorrente da marca, e no balanço de branco em algumas situações.

Nossa análise com o Zenfone 6 sai em breve, e vamos aproveitar para ver como ele se sai contra alguns modelos ainda mais recentes como o iPhone 11 Pro Max, que ainda não ganhou avaliação no DxOMark.

Galaxy Fold não sobrevive a teste intenso de dobras

O Galaxy Fold foi relançado há algumas semanas após todos os problemas de fragilidade de sua primeira versão, sendo então oficialmente o primeiro smartphone dobrável com comercialização mais ampla após o FlexPai puxar a fila.

Pelo visto, porém, os fãs da marca que decidirem desembolsar a pequena fortuna cobrada pela Samsung precisam ficar atentos, pois o dispositivo continua consideravelmente mais frágil do que um smartphone, digamos, convencional.

Tudo começou já poucos dias após o relançamento, com um teste publicado por JerryRigEverything onde vemos a facilidade da tela ser arranhada ou acabar com poeira nos espaços entre a dobradiça e o painel. Depois, um jornalista do portal TechCrunch reclamou de seu Galaxy Fold apresentar problemas com apenas um dia de uso.

Vários testes após isso apenas reforçaram o que todos já desconfiavam, com o Galaxy Fold sendo bastante frágil especialmente a quedas ou muitas dobras em sequência. Ao menos a Samsung incluiu uma garantia especial com seu caro modelo dobrável, sendo possível trocar a tela uma vez durante o período de 12 meses por apenas US$ 150.

Vale lembrar que tudo o que a Samsung não precisa nesse momento é outro recall de seu mais icônico modelo de 2019, especialmente na China, onde a empresa não vem conseguindo enfrentar a concorrência e viu sua participação de mercado cair para apenas 1%. Isso acarretou no fechamento de sua última fábrica por lá, mas ao menos os funcionários locais ganharam um Galaxy S10 Plus como agradecimento pelos serviços prestados.

Globo encerra sinal nacional na parabólica

Assistir TV captando sinal por antena parabólica ainda é algo muito presente no Brasil, em especial em áreas rurais. Se você está incluído neste grupo e assiste à programação da Globo, precisará se acostumar com algumas mudanças a partir do próximo dia 14 de outubro.

A emissora desligará o sinal nacional digital Sat HD, o que fará com que os estados recebam a programação local ao invés do sinal da Globo Rio como acontece atualmente. Como nem todos os estados contam com uma afiliada, teremos algumas situações que podem parecer confusas, como espectadores do Espírito Santo recebendo sinal da Globo Minas ou do Tocantins recebendo sinal de Goiás, por exemplo.

Se quiser conferir mais detalhes sobre essa pequena bagunça é só dar uma olhada na pauta completa sobre o assunto clicando aqui.

Nova morte causada por smartphone

Infelizmente, temos mais um caso trágico envolvendo uso de smartphone conectado à tomada. Desta vez a vítima foi um jovem tailandês chamado Sastra Mo-In, que faleceu após adormecer segurando um smartphone que estava sendo carregado.

O curioso é que o dispositivo, segundo familiares, estava sendo usado apenas para escutar músicas, enquanto um videogame portátil era usado para jogar. O aparelho estava conectado à uma tomada em régua com muitos cabos anexados, o que pode ter causado o curto que custou sua vida.

Não foi informada a marca ou o modelo do smartphone.

Exoesqueleto controlado pela mente faz tetraplégico retomar movimentos

Ao menos temos também uma notícia feliz para fechar o Plantão TC desta semana.

Um tetraplégico que perdeu os movimentos após um acidente em uma boate há quatro anos pode se movimentar novamente graças a um grande avanço tecnológico.

O projeto, tocado pela Universidade de Grenoble em parceria com a Clinatec, inclui um exoesqueleto controlado por pulsos emitidos pelo cérebro. Isso permite que o condutor faça movimentos sem precisar necessariamente mover qualquer músculo, sendo tudo controlado por dois implantes feitos na superfície de seu cérebro.

Obviamente que tudo ainda é testado dentro de um laboratório. Os movimentos são limitados e o “robô” fica preso por um cabo ao teto para reduzir o risco de quedas, mas até o momento seu índice de acerto foi superior a 70% em tentativas de tocar objetos específicos, o que dá esperança para pessoas com limitações motoras.

Agora resta aguardar para ver o que os refinamentos da tecnologia trarão em um futuro próximo, principalmente no que diz respeito aos custos, já que todos os equipamentos envolvidos são consideravelmente mais caros do que boa parte da população mundial pode pagar.


11

Comentários

iPhone em polêmica LGBT, Zenfone 6 no DxOMark, exoesqueleto para tetraplégicos e + | Plantão TC
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Outubro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular