LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 6 vs iPhone 11: uma câmera flip bate a otimização de software? | Comparativo

22 de dezembro de 2019 39

Tanto a Apple quanto a Asus estão em sua melhor forma quando o assunto são smartphones. A linha de 2019 de ambos é a melhor que já fizeram, e isso faz com que se tornem desejadas por muitas pessoas.

O mais barato dos iPhones, o iPhone 11, é bem mais caro do que o Zenfone 6, mas mais uma vez vocês pediram por esse comparativo lá no nosso Instagram, e por isso vale a pena colocá-los lado a lado.

Será que é preciso gastar tanto dinheiro com um aparelho da Apple? Será que um Android topo de linha com uma câmera flip é um concorrente adequado nessa comparação? Você pode conferir isso agora, nessa análise comparativa aqui no TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Apple iPhone 11

Asus Zenfone 6

Nossos dois competidores trazem visual sóbrio e muito elegante, e ambos também são claramente diferenciados pela suas câmeras. Enquanto a Apple inaugurou o conjunto de câmeras conhecido como cooktop e seguido de perto por diversas outras fabricantes, a Asus trouxe uma solução de câmera giratória exclusiva e bem diferente.

Outra diferença de abordagem está no notch, mantido largo e perceptível no iPhone 11 e apagado no Zenfone 6, uma vez que a câmera traseira também é a frontal. A construção de ambos é muito boa, com vidro brilhante na traseira e alumínio na moldura.

E se o material do Zenfone 6 é muito bom, o do iPhone 11 é ainda melhor, e a Apple ainda adiciona a proteção IP68 ao aparelho, enquanto a Asus acredita que essa não seja uma função relevante para o consumidor. Na biometria, o iPhone confia apenas na câmera com o Face ID, enquanto a Asus não traz biometria abaixo da tela e mantém o sensor na traseira.

75.7 x 150.9 x 8.3 mm
6.1 polegadas - 1792x828 px
75.44 x 159.1 x 9.2 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

O Zenfone 6 traz a conexão USB-C, que já está bem popularizada, enquanto que o iPhone 11 conta com a Lightning, que embora bem popular é restrita a produtos da Apple. O iPhone continua sendo single SIM, e a Asus traz seu topo de linha com dois SIM e espaço dedicado para o microSD.

O celular da Apple é menor, mas também traz tela menor. É mais fino, mas não consegue ser mais leve que o smartphone da Asus.

Abrimos o placar com um empate.

Melhor construção iPhone 11
Slot é hibrido ou não? Zenfone 6
Possui alguma resistência? iPhone 11
Melhor solução do notch Zenfone 6
Melhor solução da biometria iPhone 11
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Zenfone 6

Multimídia e recursos

Tela


Nessa categoria faz tempo que a Apple tem apresentado bons resultados, enquanto a Asus ainda está caminhando. No Zenfone 6 ela colocou um display de 6.4 polegadas FullHD+ de aspecto 19.5:9 e tecnologia LCD IPS.

O iPhone 11, por outro lado, traz sua tela Liquid Retina de 6.1 polegadas, HD+ e com o mesmo aspecto e também IPS. E se você chega a pensar que isso as deixa similares, esse não é o caso. O display do iPhone tem contraste e potência de brilho bem superiores. E mesmo a resolução mais baixa não é o suficiente pra desabonar algo.

O display da Apple também adapta os ajustes à luz do ambiente, tem toque de 120Hz e tem uma proteção resistente em parceria com a Corning. Já o Zenfone 6 conta com suporte a HDR10 e traz 200% do DCI-P3. O melhor aproveitamento tela corpo também é da Asus.

O ponto é da Liquid Retina do iPhone 11.

Melhor tecnologia de tela iPhone 11
Melhor resolução de tela Zenfone 6
Melhor proporção tela/corpo Zenfone 6
Tela de Hz elevado? iPhone 11
Qualidade geral da tela iPhone 11

Som


Na qualidade de som eles chegam perto de se equipararem, pois ambos são estéreo e trazem ótima qualidade. Mas o Zenfone 6 consegue superar seu concorrente, trazendo fones de ouvido muito bons e de volume alto na caixa, contra os decentes da Apple.

Além disso, a Asus manteve a conexão P2 em seu celular, enquanto que a Apple envia um fone que já é Lightning, e qualquer coisa além disso exigirá a compra de um adaptador. O Zenfone 6 oferece áudio 24-bit/192kHz e DTS Headphone X, além de AptX HD para o Bluetooth. Já a Apple tem as tecnologias Dolby Atmos e Dolby Digital Plus.

Vai que esse ponto é teu, Zenfone 6.

Som é estéreo? Ambos
Quantas saídas de som tem? Ambos
Possui entrada P2? Zenfone 6
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Zenfone 6
Vem fones de ouvido na caixa? Zenfone 6

Recursos


Diferente da maior parte dos nossos comparativos, que geralmente comparam Android, aqui temos a velha batalha do robozinho contra o iOS. É discutível falarmos de usabilidade, pois cada sistema oferece suas vantagens e desvantagens de acordo com o usuário, e são realmente recheados de recursos.

Você pode conferir as análises individuais que fizemos de cada um deles no site, mas é importante saber que ambos estão atualizados para as últimas versões de seus sistemas, e devem ser atualizados para próximas versões. Porém, a Apple costuma se comprometer por muito mais tempo com updates, e esse é um ponto a ser levado em consideração.

O Android 10 já chegou ao Zenfone 6, e a Asus já prometeu o upgrade para o Android 11 no ano que vem. O iPhone 11 é mais avançado no WiFi, mas não traz o rádio FM do Zenfone 6. Os dois contam com NFC, Bluetooth 5.0.

Os recursos e conexões equilibradas nos levam a mais um empate.

Quantas soluções de biometria oferece? Zenfone 6
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? iPhone 11
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Nenhum

Desempenho

Nesse terreno a Apple voa baixo e não tem para ninguém. Mesmo o iPhone 11 sendo o modelo mais barato da linha, ele compartilha do mesmo conjunto dos modelos mais caros, e traz chipset A13 Bionic e 4 GB de RAM, com versões de armazenamento que vão de 64 GB a 256 GB.

No caso do Asus, temos um Snapdragon 855 acompanhado de 6 GB de RAM, e variações de espaço interno iguais às do iPhone, com o modelo de 256 GB trazendo 8 GB de RAM. Uma edição especial de aniversário traz 512 GB de espaço e 12 GB de RAM. Mas se esse Android não é superior a outros com o mesmo sistema, fica para trás perto do celular da maçã.

O iPhone 11 tem melhores resultados de benchmark e também leva a melhor nos testes de abertura do TudoCelular, e isso com menos RAM, mostrando que o iOS continua muito bem sintonizado com o hardware dos aparelhos.

Nos jogos, embora o Zenfone 6 rode tudo sem qualquer engasgo, ele não alcança os 60 fps em alguns títulos, enquanto que o iPhone 11 bateu essa marca em todos os jogos que testamos. Esse último só fica devendo por não ter slot para microSD.

Os chips mais recentes da Apple batem nos topos de linha do Android. O ponto é do iPhone.

Quem se sai melhor no teste de abertura? iPhone 11
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? iPhone 11
Quem tem melhores números de benchmark? iPhone 11
Qual o processador mais atualizado? Ambos
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? iPhone 11
Qual tem mais armazenamento? Zenfone 6

Bateria

Mesmo mais leve, a Asus conseguiu colocar no Zenfone 6 uma quantidade de bateria muito maior do que a Apple trouxe em seu modelo mais barato. São 5.000 mAh contra 3.110 mAh, mas sabemos que a Apple nunca teve o costume de sair demais disso.

Então, embora a autonomia dos modelos da maçã tenha melhorado radicalmente desde o iPhone XR, isso ainda não é o suficiente para superar uma das maiores baterias em topo de linha Android atualmente. E os resultados ficam a favor da Asus em todos os sentidos.

Isso porque, ainda por cima, o Zenfone 6 traz na caixa um carregador rápido de 18W, contra os mesmos risíveis 5W que a Apple manda com o iPhone 11. Os modelos mais caros até vêm com o mesmo poder do celular da Asus, mas nesse caso a economia foi feita.

Por fim, a Apple leva a melhor no carregamento sem fio, que pode ser muito prático, enquanto que a Asus, assim como no caso da proteção contra água, acredita que essa não seja uma tecnologia muito requisitada pelos compradores.

O ponto óbvio é do Zenfone 6.

Qual tem mais bateria? Zenfone 6
Qual recarrega mais rápido? Zenfone 6
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Zenfone 6
Tem carregamento sem fio? iPhone 11

Câmera

Sem a teleobjetiva do iPhone 11 Pro, o iPhone 11 tem que se provar com as mesmas duas câmeras do Zenfone 6, uma wide e uma ultra wide, e ainda com 12 megapixels perto de 48 megapixels da taiwanesa. E aqui ela mostra, de novo, que software é muito importante.

A câmera do Zenfone 6 é muito boa, considerada a melhor da Asus até agora, e o fato de ser flip dá possibilidades criativas. Porém, há discrepâncias e a qualidade cai ao utilizar a ultrawide, e ruídos podem ser vistos até mesmo durante o dia.

Já no iPhone, os ajustes da câmera principal seguem para a secundária, e ambas conseguem manter uma ótima qualidade para fotos. os dois celulares têm modo noturno, mas o da Apple e seu Deep Fusion se mostram superiores, incluindo menor nível de ruído.

O ponto é do iPhone 11.

Melhor conjunto de câmera traseira Zenfone 6
Melhor DxOMark, se tiver Apenas o Zenfone 6
Cores mais equilibradas iPhone 11
Melhores fotos noturnas iPhone 11
Melhores fotos externas iPhone 11
Melhores fotos internas iPhone 11

Fotos tiradas com o Apple iPhone 11

Os dois trazem estabilização, mas a da Apple é óptica enquanto que a do Asus é eletrônica. E, assim como no caso das fotos, o vídeo do Zenfone 6 é muito bom, mas o da Apple é excelente, sendo utilizado até mesmo para capturas profissionais. A gravação de áudio é boa nos dois também, e o iPhone 11 se sobressai com captura mais espacial do som.

Mais um ponto para o iPhone 11.

Possui estabilização óptica? iPhone 11
Possui estabilização eletrônica? Zenfone 6
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo iPhone 11

Fotos tiradas com o Asus Zenfone 6

Por fim, nas selfies, o Zenfone 6 chegou a ser considerado a melhor selfie pelo DxOMark por um tempo, mas o iPhone 11 se tornou muito bom nessa categoria também. O software é bem trabalhado, traz fotos equilibradas e, mesmo o Zenfone 6 fazendo um ótimo trabalho, o tempo extra para o giro da câmera pode fazer diferença.

O ponto final da câmera é do iPhone 11.

Melhor conjunto de câmera frontal Zenfone 6
Câmera frontal grava em 4k? Ambos
Melhor selfie iPhone 11

Preço

O preço escancara as estratégias de cada fabricante aqui. Enquanto a Apple sabidamente traz preços excessivamente altos para o Brasil, a Asus esse ano foi agressiva em seus preços e trouxe um ótimo custo para o Zenfone 6.

Nas lojas oficiais, o iPhone 11 mais simples custa o mesmo que o Zenfone 6 Edição de aniversário, cinco mil reais. Na média das ofertas atuais, pegando modelos de 64 GB, o Apple está por volta de R$ 4.200, enquanto o Asus que usamos no teste sai por aproximadamente R$ 2.850.

Em preço de lançamento o Zenfone 6 se sai melhor, assim como em custo benefício. É um hardware que oferece bom desempenho e uso simples, por um preço muito inferior, quase a metade do iPhone 11. E até o mesmo período do ano que vem, também deve cair mais do que o iPhone, que é mais difícil de desvalorizar.

O ponto, você já sabia, é do Zenfone 6.

Qual teve melhor preço de lançamento? Zenfone 6
Qual tem melhor custo benefício? Zenfone 6
7.9 Hardware
4.9 Custo Benefício

Apple iPhone 11

Comparar Aviso de preço
Mais Notícias

Conclusão

A Apple trouxe uma linha excepcional em 2019, e mesmo custando o dobro do seu competidor, deixa óbvia sua superioridade em desempenho, tela e câmeras. Perde em bateria, mas ainda traz boa duração. É para os que querem um conjunto excelente sem se importar quanto vai gastar.

E o smartphone da Asus, ainda que custando metade, traz seu valor com mais tempo longe da tomada, bom custo benefício e uma luta justa em acabamento e recursos. É o smartphone para quem quer algo bom, mas não precisa ser o melhor e nem tem muito dinheiro para dispor.

Cada celular atrai um público, e podem ser ambos uma boa escolha para você. Com nosso comparativo, esperamos que tenha ficado mais clara essa distinção e que seja mais fácil a sua decisão.

RESULTADO

Apple iPhone 11: 7 PONTOS

  • Ótimos detalhes de construção
  • Melhor tela
  • Recheado de recursos
  • Desempenho superior
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor para vídeos
  • Melhores selfies

Asus Zenfone 6: 5 PONTOS

  • Ótimos detalhes de construção
  • Melhor qualidade de som
  • Recheado de recursos
  • Maior duração de bateria
  • Bom custo benefício

O que você acha? Pensa que o Zenfone 6 merecia mais pontos em alguma categoria? Acha que o iPhone 11 merecia ter atropelado o smartphone da Asus? Concorda com o nosso comparativo? Escreva aí embaixo, queremos saber o que você achou! Até a próxima!

(atualizado em 06 de março de 2024, às 14:48)

39

Comentários

Zenfone 6 vs iPhone 11: uma câmera flip bate a otimização de software? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista