LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 7 vs iPhone 12 Pro: celular ASUS bate Apple na briga dos tops de 2020? | Comparativo

20 de março de 2021 32

Zenfone 7 e iPhone 12 Pro foram lançados em 2020 como versões menos caras entre os tops de linha de ASUS e Apple. Apesar de serem celulares flagships da mesma época, os dois são aparelhos bem diferentes na maior parte dos quesitos.

E será que a taiwanesa bate a norte-americana nesse duelo? É o que você confere agora, neste Comparativo do TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

ASUS Zenfone 7

Só de olhar os dois smartphones, já dá para perceber que a proposta deles é bem diferente. Começando pela parte da frente, a empresa taiwanesa manteve o design sem notch para menos distrações, por sua vez, a Apple seguiu o caminho oposto e manteve o já defasado entalhe retangular gigante no seu iPhone mais recente.

Pelo menos, a gigante de Cupertino aprimorou algumas outras características, uma delas é o vidro reforçado Ceramic Shield, enquanto a outra é a certificação IP68 que promete resistir a seis metros de profundidade submerso, algo bem além do que os celulares Android garantem.

Apple iPhone 12 Pro

A ASUS apostou em aumentar o tamanho do antecessor e inserir tecnologias mais caras, um exemplo claro disso é a adição da biometria lateral. Ainda não foi desta vez que a companhia adotou o leitor de impressões digitais sob a tela, mas já mostrou uma evolução nisso.

Já a “Maçã” manteve o Face ID como principal solução de segurança. O iPhone 12 Pro também não oferece slot duplo nem suporte a expansão de armazenamento, já o Zenfone 7 aceita dois chips de operadora combinados com um cartão MicroSD.

O dispositivo taiwanês traz mais evoluções no visual, enquanto o da Apple veio com mais consistência de construção. Damos um empate neste primeiro ponto.

Melhor construção iPhone 12 Pro
Slot é híbrido ou não? Zenfone 7
Possui alguma resistência? iPhone 12 Pro
Melhor solução do notch Zenfone 7
Melhor solução da biometria Zenfone 7
Qual é mais leve e mais fino? iPhone 12 Pro

77.28 x 165.08 x 9.6 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
71.5 x 146.7 x 7.4 mm
6.1 polegadas - 2532x1170 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A ASUS resolveu aderir ao Super AMOLED para esta geração, e gerou um aumento no aproveitamento frontal para o display crescer sem precisar aumentar mais o tamanho do aparelho. Por outro lado, a Apple decidiu implantar uma tela OLED do mesmo tamanho do iPhone mais barato no 12 Pro, só que aqui há mais brilho.

Se de um lado tem o Zenfone com um HDR satisfatório e cores equilibradas logo na configuração padrão; do outro, está o iPhone com suporte a HDR10 e Dolby Vision para melhorar o conteúdo exibido. Porém, a Apple foi conservadora na taxa de atualização e permaneceu nos 60 Hz., diferente da fabricante taiwanesa, que preferiu partir para os 90 Hz no seu painel, com a intenção de dar mais fluidez nas imagens.

O Super AMOLED combinado com a taxa de 90 Hz e o tamanho maior dão o ponto ao Zenfone.

Melhor tecnologia de tela Zenfone 7
Melhor resolução de tela iPhone 12 Pro
Melhor proporção tela/corpo Zenfone 7
Tela de Hz elevada? Zenfone 7
Qualidade geral da tela Zenfone 7

Som


Aqui temos som estéreo dos dois lados., mas não pense que só isso é o suficiente para ter um som de alta qualidade. No caso do Zenfone, o alto-falante de chamadas acaba por sair um áudio mais fraco que o inferior ao lado da porta USB. O resultado é um som mais desbalanceado, algo que não acontece no modelo da Apple. Por falar nele, o iPhone 12 Pro conseguiu um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, além de superar um pouco a potência sonora que vimos no antecessor.

Nenhum dos dois celulares entrega fone de ouvido na caixa, nem um adaptador para P2. Isso significa que o usuário vai precisar correr atrás de um acessório Bluetooth ou compatível com o conector dos celulares, se quiser ouvir suas músicas de forma mais reservada.

Este é um ponto fácil para o iPhone.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Nenhum
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum
Qualidade sonora geral iPhone 12 Pro

Sistema


Este é um confronto entre um Android contra um iOS, do primeiro lado a ASUS ainda mantém o seu top no Android 10, enquanto o 12 já está em testes. No geral, a interface da Zen UI é quase sem modificações e entrega bom desempenho, mesmo sem ser uma das mais fluidas disponíveis no mercado. Um dos destaques dele é a chamada Smart Key, uma tecla agora integrada ao botão de energia, configurável para abrir qualquer app ou realizar uma tarefa ao tocar duas vezes ou segurar por um tempo.

Do outro lado, está o iPhone 12 Pro, o qual já chegou com o iOS 14. Além da experiência com excelente performance e fluidez satisfatória, o destaque desta linha fica para o sensor LiDAR. Ele tem a função principal de medir distâncias por meio de lasers. Dá para combinar com a realidade aumentada, por exemplo, para saber o espaço que um objeto ocupa, fora que ele deixa o foco mais ágil na hora de tirar fotos.

O iOS supera o Android e coloca o iPhone na frente do placar.

Sistema bem atualizado? iPhone 12 Pro
Sistema será atualizado futuramente? iPhone 12 Pro
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? iPhone 12 Pro
Faltam conexões? Sobram? Ambos

Desempenho


Ao longo do tempo, sempre vemos que é um grande trabalho para um celular Android superar o iOS em desempenho, e não foi diferente por aqui. O iPhone 12 Pro levou a melhor no nosso teste de velocidade e abriu todos os apps em um tempo total de 37 segundos, aproximadamente vinte mais rápido que o rival, o destaque negativo pela demora maior é o multitarefas, agora mais demorado que antes.

Bom lembrar que, por ser um aparelho de 2020, o Zenfone 7 vem equipado com a plataforma Snapdragon 865, da Qualcomm, e não o mais recente Snapdragon 888. Já a Apple estreou o chip A14 Bionic e, de lá até agora, não disponibilizou um sucessor aos seus smartphones.

Nos benchmarks, a vantagem continua bem larga para o iPhone. Mas o grande foco aqui fica voltado para os medidores de GPU. No AnTuTu, por exemplo, foram mais de 630 mil pontos, com uma vantagem contra o modelo da ASUS de mais de 40 mil pontos.

Em jogos, os dois tops de linha cumprem o esperado e rodam todos os títulos sem engasgos ou travamentos. Mas aqui há a vantagem do Zenfone 7 por ter tela com taxa de atualização maior, não que isso vá funcionar em todos os games, mas a lista cresce com frequência e já significa uma experiência melhorada.

Por ser mais rápido nos nossos testes, o iPhone 12 Pro leva mais um ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura? iPhone 12 Pro
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem os melhores números de benchmarks? iPhone 12 Pro
Qual o processador mais atualizado? iPhone 12 Pro
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? iPhone 12 Pro
Qual tem mais armazenamento? iPhone 12 Pro

Bateria


Chegamos onde mora o ponto fraco do iPhone, a Apple reduziu o tamanho da bateria para a geração atual, com o objetivo de deixar o celular mais fino, o resultado foi um corte considerável de autonomia. Do outro lado, a ASUS manteve os mesmos 5.000 mAh de antes no Zenfone 7, mas impressiona ao entregar uma duração considerável mesmo com 90 Hz de tela, este obteve um tempo de uso de mais de 24 horas, enquanto o iPhone não passou das 14 horas.

Se existe essa diferença absurda, o 12 Pro deve carregar mais rápido, certo? Errado. Os dois levaram praticamente o mesmo tempo de recarga e conseguem encher a bateria por completo em quase uma hora e quarenta minutos. A ASUS também deixou o adaptador de tomada de 30W na caixa, já a Apple...

Bom, levando em conta que a autonomia tem uma grande diferença sem prejudicar no tempo ligado na tomada, além da presença do carregador, vamos de ponto duplo para o Zenfone.

Qual tem mais bateria? Zenfone 7
Qual recarrega mais rápido? Nenhum
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Zenfone 7
Tem carregamento sem fio? iPhone 12 Pro
Carregador na caixa? Zenfone 7

Câmera

São três câmeras traseiras para os dois lados, a composição também é a mesma: um sensor principal, um ultrawide e um telefoto. A ASUS surpreendeu com uma qualidade de top de linha nas fotos com a lente primária, as imagens entregam muitos detalhes e cores vibrantes, sem o tom amarelado dos iPhones. E por falar neles, o 12 Pro consegue manter um baixo ruído, equilíbrio de nitidez e bom balanço de branco, mas não consegue lidar muito bem com objetos de fundo.

Na câmera ultrawide, os dois fazem um bom trabalho, só que o Zenfone peca mais por não ter um HDR tão eficiente, o que resulta em imagens mais escuras que o iPhone. Mesmo assim, é bom ressaltar que essa lente secundária da ASUS consegue fazer também a função de macro.

Já a teleobjetiva consegue ter melhor performance no iPhone, esta entrega zoom óptico, apesar de um pouco limitado, que ajuda para dar excelentes registros. O Zenfone também não decepciona durante o dia, enquanto à noite sofre com imagens com pouca captação de luz.

O primeiro ponto de câmeras vai para o iPhone, por ter qualidade de imagem geral em todos os sensores.

Melhor conjunto de câmera traseira Ambos
Melhores fotos noturnas iPhone 12 Pro
Conjunto mais versátil Nenhum
Melhor ultrawide iPhone 12 Pro
Melhor teleobjetiva iPhone 12 Pro
Melhor macro Zenfone 7
Melhor desfoque Nenhum

Fotos tiradas com o ASUS Zenfone 7

Não dá para negar que ambos se destacam muito em vídeos. De um lado, estão a captura 8K e as filmagens mais claras, já do outro, ficam características como as gravações em HDR Dolby Vision, ótima estabilização, foco ágil e captura de imagem limpa, a Apple dispensou o suporte à 8K no smartphone, mas procurou amenizar com esses outros recursos que possam ser mais interessantes aos usuários.

Pelos vídeos de melhor qualidade, o ponto vai ao iPhone.

Possui estabilização óptica? iPhone 12 Pro
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4K a 60fps? Ambos
Grava em 8K? Zenfone 7
Melhor em vídeo iPhone 12 Pro

Fotos tiradas com o Apple iPhone 12 Pro

Aqui é o grande destaque do Zenfone 7, a câmera giratória permite que o mesmo conjunto triplo traseiro seja aproveitado para selfies, isso resulta em boas selfies de dia e opção ultrawide para caber mais pessoas, além de vídeos frontais em 8K. Mas não quer dizer que a Apple não faça um bom trabalho aqui. Ela usa o sensor 3D para ajudar no desfoque e entrega fotos com muitos detalhes, contraste na medida e HDR menos agressivo que os rivais Android, apesar de continuar com o tom amarelado nesta modalidade também.

Com um conjunto mais completo de câmeras para selfies, o Zenfone 7 leva a melhor aqui.

Melhor conjunto de câmera frontal Zenfone 7
Câmera frontal grava em 4K? Ambos
Melhor selfie Zenfone 7

Preço

Para fechar, chegou a hora de falarmos sobre os preços dos dispositivos. Sabemos bem que o iPhone não costuma ser um produto barato para o consumidor, e no caso do 12 Pro logo no lançamento já veio a partir de R$ 10 mil. Por sua vez, a ASUS focou no custo-benefício e, mesmo ainda saindo caro, trouxe o Zenfone 7 ao Brasil por R$ 6 mil.

Atualmente, o aparelho da “Maçã” foi o que mais despencou o custo, mas ainda sai por algo em torno de R$ 7.400 no mercado nacional, o que fica cerca de dois mil acima do que encontramos hoje pelo Zenfone. Com um cenário econômico cada vez mais difícil e incerto no país, certamente é uma quantia que faz diferença no bolso do brasileiro.

Por isso, o modelo da taiwanesa leva o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento? Zenfone 7
Qual tem melhor custo-benefício atual? Zenfone 7

9 Hardware
6.4 Custo Benefício

Asus Zenfone 7

Comparar Aviso de preço
9.4 Hardware
6.5 Custo Benefício

Apple iPhone 12 Pro

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Se você pensou que o iPhone levaria com facilidade este Comparativo, pode ter ficado um pouco surpreso com o resultado. O design mais atualizado, a bateria muito superior e o preço colocam o Zenfone como uma opção competitiva no mercado, sem contar pela possibilidade de usar as câmeras traseiras nas selfies.

Por sua vez, o smartphone da Apple acaba por ser uma opção para quem está acostumado com o sistema iOS e a performance que ele costuma oferecer aos seus usuários, sem contar o som potente e a qualidade em fotos e vídeos que entrega.

RESULTADO

ASUS Zenfone 7: 6 PONTOS

  • Melhor design
  • Melhor em tela
  • Melhor bateria
  • Carregador na caixa
  • Conjunto para selfies mais completo
  • Melhor custo-benefício

Apple iPhone 12 Pro: 6 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor som
  • Melhor em software
  • Melhor desempenho
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos

O que achou do resultado entre Zenfone 7 e iPhone 12 Pro? Qual característica é a sua prioridade entre os dois? Você tem algum deles ou pretende comprar em breve? A sua interação pode enviada no espaço mais abaixo.

(atualizado em 19 de junho de 2021, às 03:32)

32

Comentários

Zenfone 7 vs iPhone 12 Pro: celular ASUS bate Apple na briga dos tops de 2020? | Comparativo
  • não relacionado mas essa garota do reviee parece muito a chloe bennet

      • Realmente o ZenFone 7 parece ser o melhor ZenFone em anos já feito, mérito da Asus em sempre melhorar e pedir nos seus consumidores o que eles gostariam no Zen.
        Só falta melhorar os intermediários pois não chamam atenção..

          • Black Shark 4 Pro, #1 Áudio DxOMark

              • Não consigo entender, vivemos em um país em que a maioria é pobre,o dólar custa quase 6 vezes o valor da nossa moeda,um pacote de arroz de 5kg em alguns lugares chega a custar 30 reais,a gasolina quase 6 reais,uma multidão de desempregados e necessitados,um salário mínimo que não cobre o mínimo da dignidade e muita gente acha normal um TELEFONE custando 7 mil reais.O conceito de ser esperto mudou,quando eu era muleque as pessoas contavam vantagem quando conseguiam um produto bom por um preço baixo, hoje contam vantagem em pagar um valor surreal em um produto que vai ser substituído em 6 meses.Cada um faz o que quer com seus ganhos a MINHA opinião sobre isso é que as fabricantes não enxergam clientes,mas sim otários viciados em seus produtos dispostos a pagar cada vez mais e levar menos.

                • Cara, na Moral?
                  Tenho um G9Plus e um Gopro HeroBlack8 (prova dágua) e pra um cel que custa mais de 5..., Convenhamos: eles deviam ser a prova dágua, pra gente que usa de verdade, não ficar frustrado...
                  Enfim: levei duas coisas boas, e mais baratos que os dois juntos...

                    • Só acho ridículo esses aparelhos absurdamente caros estarem limando o conector de fones P2. Se você estiver viajando e a bateria do seu fone bluetooth acabar vc não poderá usar um fone com fio a não ser que tenha um adaptador. Tá um lixo isso aí.

                        • Tela do iphone custa mais.
                          Isto posso garantir.

                          E é da class M, assim como os Galaxy S e Note.
                          Do Asus deve ser E3.

                            • Krlh, que resultado impressionante, acho que o fanatismo com a Apple tá acabando

                                • Nunca vou pagar mais de 2k num celular. Nunca

                                  • Discordo da opinião pessoal escrita na matéria que IOS supera o Android como software. É sim melhor em desempenho, mais no Android temos muitas funções e facilidades que a Apple simplesmente não permite no IOS. São apenas OS diferentes, mais de modo geral um não é superior ao outro. E outra, em vídeo o Asus ganha por filmar em maior resolução em ambos os lados.

                                      • Melhor tela pro zen ?%uD83D%uDE33

                                        • Iphone empatando com asus? aheuaheu??demitiram o redator appletard do tudocelular?

                                          • Quem compra esses lixos da Apple é burro porque até hoje não vejo nada de incrível em nenhum iPhone se comentar só fazem lixo de bateria.

                                            • Nada a declarar

                                                • iPhone não grava em 8k, mas ganha em vídeo.
                                                  Ok, nós entendemos...

                                                    • Como dizia um filósofo, mais vale um vídeo com qualidade do que resolução.
                                                      Resolução não quer dizer filmagem melho. Pra uma filamegem ser consideada melhor que a outra tem vários fatores, como iluminação, estabilização, foco, cores, contraste, e etc... E sem contar que ninguém tem como assisitir em 8K sem uma TV ou Monitor ultra caro, logo a resolução 8K é irrelevante e até desnecessário no momento.

                                                        • Concordo em parte. No entanto, o fato da imensa maioria da população não ter um smartv 4k em casa nunca transformou a gravação em 4k irrelevante nem desnecessário. Ao contrário, sempre foi visto como uma evolução natural das câmeras e o mesmo se aplica à gravação em 8k. Haverá jogos e vídeo games rodando com qualidade em 8k em alguns loucos anos com a evolução da tecnologia, e assim como ocorreu com o Full HD e o 4k, tv 8k aos poucos ficaram mais popularizadas. Portanto, em vídeo, o Asus ganha da Apple por ter uma tecnologia mais avançada com maior resolução, gerando sim imagens com maior riqueza de detalhes

                                                            • O 8K pode até ter MAIS Detalhes para recortar colocar e etc mas a qualidade de vídeo msm n depende da resolução
                                                              100%VDD%uD83D%uDC4C%uD83C%uDFFC

                                                            Android

                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                            Android

                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                            Android

                                                            Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                                            Android

                                                            Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020