LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ROG Phone 5 vs Galaxy S21 Ultra: celular gamer ou o mais completo Samsung? | Comparativo

15 de junho de 2021 70

O ROG Phone 5 tem tudo para ser o melhor celular gamer de 2021, mas sempre surge aquela dúvida: será que ele compete com os flagships das melhores marcas? As câmeras evoluíram? Os extras compensam o preço salgado? Para responder estas dúvidas, decidimos comparar o novo celular gamer da Asus com o Galaxy S21 Ultra. Preparados? Vamos lá.

Índice do comparativo

Design

Asus ROG Phone 5

Samsung Galaxy S21 Ultra

As primeiras gerações do ROG Phone apostam em design bastante chamativo para diferenciar o produto dos celulares convencionais. Eis que a Asus vem reduzindo as extravagâncias na aparência do ROG Phone para torná-lo mais atrativo para o público geral. Não há mais aqueles furos na traseira para ajudar na dissipação térmica e nem os componentes expostos do aparelho.

Porém, para aqueles que curtem celular com bordas finas, o Galaxy S21 Ultra ainda é a melhor opção. Ele tem o mesmo tamanho de tela, mas acaba sendo mais compacto, fino e leve. O da Samsung também tem proteção mais reforçada, seja pelo Gorilla Glass Victus na traseira ou a certificação IP68 para resistência contra água e poeira.

Nenhum vem com slot para MicroSD, mas o ROG tem entrada padrão para fones de ouvido. Outro destaque para o top da Asus está nos gatilhos ultrassônicos na lateral que ajudam em jogos de tiro e também podem ser usados para gestos.

77 x 173 x 10 mm
6.78 polegadas - 2448x1080 px
75.6 x 165.1 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação

O logo na traseira do ROG tem iluminação RGB e não serve apenas como enfeite como também alerta sobre notificações. Ambos trazem sensor biométrico na tela, porém o do S21 Ultra é mais eficiente.

Já em conectividade não há diferença com relação à geração do Wi-Fi ou Bluetooth, mas no ROG há uma porta USB-C a mais usada para plugar os acessórios. Por outro lado, o Galaxy se destaca por ter suporte a carregamento sem fio, incluindo recarga reversa para compartilhar sua bateria com acessórios, como fones de ouvido compatíveis.

Como cada um tem seus destaques, começamos com empate.

Melhor construção

Ambos

Slot é híbrido ou não?

Nenhum

Possui alguma resistência?

Galaxy S21 Ultra tem IP68

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Galaxy S21 Ultra

Qual é mais compacto?

Galaxy S21 Ultra

Multimídia e software

Tela


Tela de 6,8 polegadas no Galaxy S21 Ultra e quase isso no ROG Phone 5, ambos com tecnologia AMOLED. A diferença fica para a quantidade de pixels: o modelo coreano vem com tela Quad HD+ e o rival apenas Full HD+. Por outro lado, o ROG vence em fluidez ao entregar 144 Hz contra 120 Hz do top da Samsung. Além disso, o ROG 5 tem menor tempo de resposta no sensor de toque, o que garante melhor desempenho em jogos competitivos.

Já o Galaxy S21 Ultra leva vantagem com o brilho mais forte e também por ter menor brilho mínimo, o que o torna a melhor escolha para quem usa muito o celular fora de casa ou no escuro. O S21 Ultra também apresenta melhor calibração de cores, mas ambos permitem customizar a calibração de tela.

Damos um ponto a cada em tela.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor resolução de tela

Galaxy S21 Ultra

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S21 Ultra

Tela de Hz elevada?

ROG Phone 5

Painel tem proteção?

Ambos

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


Há som estéreo nos dois modelos, mas é aqui onde a Asus leva vantagem sobre a Samsung. O ROG traz os dois alto-falantes na frente, o que dá maior imersão em filmes e jogos. Cada saída de som possui um amplificador dedicado, o que resulta em som mais potente e encorpado com graves, médios e agudos bem distribuídos.

Como se isso não fosse o bastante, a Asus também incluiu um amplificador na porta P2 para garantir alta potência para fones de ouvido, além de chip dedicado de tratamento sonoro para que você tire o melhor proveito de fones profissionais.

Asus leva ponto em som.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

ROG Phone 5

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Qualidade sonora

ROG Phone 5

Software


E qual tem o melhor Android? Depende. Para uso geral vemos vantagem na One UI da Samsung, que além de ser mais ágil no uso com vários apps, também traz vários extras interessantes, como o Dex, que permite transformar o celular em desktop e até se conecta sem fio com qualquer TV que esteja na mesma rede Wi-Fi.

O ROG vence nos extras para jogos. Ele vem com ferramenta nativa de medição de FPS, traz a suíte Armoury Crate para criar perfis específicos para cada jogo, onde é possível regular a taxa de Hz da tela e qualidade gráfica. Sem falar dos gatilhos customizáveis que dão um extra na jogabilidade. Até mesmo a parte sonora traz diferenciais para jogos, como a resposta háptica que faz você sentir mais o jogo.

O ponto que a Asus decepciona é no suporte a atualizações do Android e nisso a Samsung se destaca por garantir três anos de updates do Android no S21 Ultra, além de atualizações mensais de segurança por quatro anos.

Daremos empate em software.

Sistema bem atualizado?

Galaxy S21 Ultra

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Qual entrega melhor fluidez?

Galaxy S21 Ultra

Desempenho
Asus ROG Phone 5
Samsung Galaxy S21 Ultra

E em desempenho? Você deve estar pensando que o ROG vai humilhar o S21 Ultra já que temos um Snapdragon 888 aliado a um melhor sistema de dissipação térmica. Bem, pelo menos em nosso teste de velocidade não vimos isso acontecer. É aqui onde a One UI leva vantagem sobre a ZenUI e o S21 Ultra foi mais rápido no multitarefas.

Em benchmarks é onde vemos o jogo mudar. Como o hardware do ROG 5 consegue permanecer em velocidade máxima por mais tempo, ele alcançou melhores pontuações em testes sintéticos. No AnTuTu chegou a bater recorde em nosso ranking ao ultrapassar a barreira dos 700 mil pontos chegando a quase 100 mil de vantagem sobre o rival com Exynos 2100.

O hardware da Samsung acaba esquentando mais rápido e isso afeta o desempenho em jogos. Por mais que o Galaxy S21 Ultra consiga rodar vários games a 120 fps, no ROG você terá fluidez máxima por mais tempo. Sem falar que a tela de 144 Hz permite ter alguns jogos rodando a 144 fps.

Ponto para o ROG Phone em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy S21 Ultra

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

ROG Phone 5

Quem tem os melhores números de benchmark?

ROG Phone 5

Qual o processador mais atualizado?

Ambos

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Ambos

Bateria
Asus ROG Phone 5
Samsung Galaxy S21 Ultra

Top da Asus traz 6.000 mAh de bateria contra 5.000 mAh do rival da Samsung. E você já deve ter imaginado quem venceu em autonomia? Sim, o ROG Phone 5 é o nosso atual campeão em duração de bateria entre todos os modelos avançados que testamos, mas o S21 Ultra não fica muito atrás.

Porém, um ponto que a Samsung ainda decepciona é no tempo de recarga. A Asus manda um carregador muito mais potente na caixa, enquanto você precisa comprar o acessório no S21 Ultra já que a Samsung não manda mais o carregador e ainda precisa esperar mais para carregar por ser um modelo inferior.

Damos ponto ao ROG em bateria.

Qual tem mais bateria?

ROG Phone 5

Qual recarrega mais rápido?

ROG Phone 5

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

ROG Phone 5

Tem carregamento sem fio?

Galaxy S21 Ultra

Câmeras

Até agora, o ROG Phone 5 vem vencendo com folga, mas quando o assunto é câmera é onde os celulares gamer ainda precisam evoluir. A Asus não mexeu no conjunto fotográfico do seu aparelho e temos basicamente a mesma experiência do ROG 3.

Se fotos são algo importante para você, então fique ciente que neste ponto o Galaxy S21 Ultra fica muito acima. Primeiramente por seu avançado sensor de 108 MP que registra melhores fotos em qualquer situação comparado ao sensor mais simples do ROG. Ele ainda tem zoom óptico de 10x, enquanto o da Asus traz apenas zoom digital.

O Galaxy também tem melhor câmera ultra-wide, que não sofre tanto com ruídos em cenários noturnos e apresenta menor distorção de lente nos cantos. O da Asus tem uma câmera dedicada para macros, mas você terá melhores detalhes registrados com o zoom do S21 Ultra, o que supre totalmente a falta de uma câmera dedicada para macros.

Ponto para o Galaxy S21 Ultra por melhor conjunto fotográfico.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S21 Ultra

Melhores fotos noturnas

Galaxy S21 Ultra

Conjunto mais versátil

Galaxy S21 Ultra

Melhor ultrawide

Galaxy S21 Ultra

Melhor teleobjetiva

Galaxy S21 Ultra

Melhor macro

Galaxy S21 Ultra

Melhor profundidade

Galaxy S21 Ultra

Fotos tiradas com o ROG Phone 5

O Galaxy também se destaca com a câmera frontal. O seu sensor mais avançado aliado ao foco automático garante que seu rosto esteja sempre bem enquadrado para evitar fotos borradas, além de capturar pequenos detalhes da pele com melhor precisão. O ROG até registra boas selfies de dia, mas já apresenta queda considerável no contraste e nitidez em locais mais escuros, especialmente ao usar o modo retrato.

E temos mais um ponto para o Galaxy.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy S21 Ultra

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy S21 Ultra

Melhor selfie

Galaxy S21 Ultra

Fotos tiradas com o Galaxy S21 Ultra

Por fim, temos a filmadora. Ambos gravam vídeos em 8K, com o ROG se destacando em fluidez por gravar a 30 fps, enquanto o S21 Ultra fica limitado a 24 fps. Porém, se quiser se livrar dos tremidos em ambos terá que reduzir a resolução para 4K. O Galaxy, no geral, captura vídeos mais limpos e tem foco mais ágil. Na captura de som temos boa disputa, mas a Samsung ainda oferece um melhor tratamento de áudio. Por fim, a câmera frontal do Galaxy filma em 4K e a do ROG apenas em Full HD.

E mais um ponto para o Galaxy S21 Ultra.

Possui estabilização óptica?

Galaxy S21 Ultra

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Galaxy S21 Ultra

Melhor em vídeo

Galaxy S21 Ultra

Preço

Temos empate! E agora, qual escolher? Vá no que estiver mais barato se jogos não for algo tão importante. O ROG Phone 5 ainda não foi lançado oficialmente por aqui, então não temos um preço oficial para comparar com o seu rival. Ele foi lançado inicialmente na Europa por 800 euros na versão mais simples, sendo um valor inferior aos mais de mil euros cobrados no S21 Ultra no lançamento.

O ROG Phone 3 chegou por R$ 6,5 mil no Brasil, então podemos esperar que o ROG Phone 5 venha mais barato que o rival da Samsung. Porém, o preço do S21 Ultra já despencou bastante e atualmente está menos de R$ 7 mil, o que pode apresentar um melhor custo-benefício para o público geral a depender do preço de lançamento do ROG 5.

Encerramos o comparativo com empate.

Qual teve melhor preço de lançamento?

ROG Phone 5

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy S21 Ultra

8.5 Hardware
4.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S21 Ultra

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Então podemos resumir de forma simples: se quer o melhor para jogos, vá de ROG Phone 5. Se vai jogar apenas esporadicamente, então recomendamos o Galaxy S21 Ultra por ter melhores câmeras, corpo mais compacto resistente à água e melhor suporte a atualizações do Android.

O ROG Phone 5 não é apenas o melhor para jogos por seus vários extras, como também se destaca na parte sonora e tem melhor bateria e menor tempo de recarga. É até injusto compará-lo com um celular de nicho diferente, mas a verdade é que o celular da Asus carece de bons rivais.

RESULTADO

Asus ROG Phone 5: 7 PONTOS

  • P2 e gatilhos
  • Tela de 144 Hz com menor latência
  • Som estéreo mais potente e qualidade superior
  • Vários extras no software voltados para jogos
  • Melhor desempenho em benchmarks e jogos
  • Maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Melhor preço de lançamento no exterior

Samsung Galaxy S21 Ultra: 7 PONTOS

  • Corpo mais compacto, certificação IP68 e carregamento sem fio
  • Tela com brilho superior e melhor calibração
  • Software mais polido e com atualizações por mais tempo
  • Melhor conjunto fotográfico e foco de longo de alcance
  • Melhor câmera frontal para selfies
  • Melhor qualidade de filmagem e som
  • Melhor preço comprando no Brasil

Você prefere um celular gamer ou um top de linha mais equilibrado? Deixe seu comentário abaixo.

(atualizado em 27 de julho de 2021, às 23:56)

70

Comentários

ROG Phone 5 vs Galaxy S21 Ultra: celular gamer ou o mais completo Samsung? | Comparativo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020