LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp: Prefeitura de Sorocaba (SP) permite que cidadãos denunciem irregularidades no trânsito

07 de dezembro de 2018 3

Ao andar pela rua, seja à pé ou qualquer outro meio de transporte, você já viu alguma infração de trânsito e sentiu aquela vontade de denunciar quem cometeu a irregularidade, correto? Mas, se não encontrou um fiscal de trânsito, provavelmente ficou com aquela indignação guardada para você.

Agora imagine se você pudesse fazer a denúncia pelo WhatsApp? É isso que a prefeitura de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, propõe.

A administração local diz que a ideia tem o objetivo de educar os motoristas, empoderando a própria população para participar e colaborar com um trânsito mais seguro. “Queremos coibir infrações, mesmo que pequenas, pois elas podem causar grandes transtornos como acidentes e até mortes no trânsito”, diz o secretário municipal de mobilidade e acessibilidade de Sorocaba, Luiz Alberto Fioravante.

Qualquer cidadão poderá enviar sua denúncia através de áudio, vídeos ou fotos pelo canal do centro de controle de trânsito da cidade no WhatsApp: (15) 99183 0037.


Após receber a denúncia, os agentes de trânsito verificarão pelas câmeras de videomonitoramento ou enviando um agente de trânsito ao local se a reclamação, de fato, procede. Caso seja constatada a irregularidade, o infrator poderá ser autuado pelo agente de trânsito.

É importante que, ao fazer a denúncia, seja comunicada a data, a hora e o local da infração. Vale lembrar que a autuação do motorista infrator é feita pelo agente de trânsito, cabendo ao cidadão apenas denunciar.

O responsável pela ideia foi o Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Sorocaba, Jayme Walmer de Freitas, que solicitou o apoio da Prefeitura e da Polícia Militar, que prontamente atenderam.

“A grande ideia é que através de um número de WhatsApp, o cidadão de Sorocaba quando vir uma infração de trânsito, possa tirar uma foto ou mandar uma mensagem dm voz para que o agente de trânsito envie um colega ao local. Essa ação deve ser desencadeada a partir do contato do cidadão.

Jayme Walmer de Freitas, juiz de direito de Sorocaba (SP)

O secretário de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba, Jeferson Gonzaga, destacou a importância do trabalho conjunto entre governo, poder Judiciário e a população.

“É muito satisfatório ver o Poder Judiciário e o Poder Executivo trabalharem juntos, podemos conferir o fruto do que a nossa Constituição conceitua, que seja justa e igualitária, baseada no desenvolvimento da população.

Jeferson Gonzaga, secretário municipal de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba

Até a última terça-feira (4), o canal já havia recebido 145 denúncias, que resultaram em sete autuações feitas pelos agentes. A infração mais denunciada foi de veículos estacionados em local irregular.

O que acha da ideia? Já viu alguma infração de trânsito e não teve como denunciar? Conte para a gente nos comentários.


3

Comentários

WhatsApp: Prefeitura de Sorocaba (SP) permite que cidadãos denunciem irregularidades no trânsito
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 60.632 mortes em 1.448.753 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020