LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Guerra EUA x China: Apple estaria se preparando para mover parte da produção dos iPhones

19 de junho de 2019 5

A Apple está querendo se prevenir antes que a guerra comercial entre Donald Trump e China respingue nela.

De acordo com o econômico Nikkei, a gigante de Cupertino encomendou estudos a alguns parceiros que participam da sua cadeia produtiva visando cotar custos caso iPhones, iPads, MacBooks e AirPods possem fabricados fora da China. Algumas empresas já trabalhando nesses cálculos são a Foxconn, Pegatron, Inventec, Compal e Quanta.

Hoje 90% dos iPhones são montados na China, e a Maçã teria expectativa de mover de 15% a 30% dessa produção para outros países. Para isso estaria tendo também conversas com governos visando buscar incentivos tributários. Ainda segundo o jornal, México, Indonésia, e Malásia estariam nos objetivos dela. Índia e Vietnã seriam um plano B.


Essa ideia, porém, não deverá ganhar materialidade no curto prazo: um dos fornecedores explica que algo assim pode levar até três anos para ser implementado, já que mesmo após definido um novo espaço para a produção, montar todo o equipamento e fazer a linha de produção trabalhar corretamente pode levar 18 meses.

Curiosamente o Nikkei ressalta ainda que mesmo caso Trump e Xi Jiping cheguem a um acordo de paz ela se manterá firme com essa ideia.

Tim Cook teria sentido na pele que não é bom concentrar a produção do ecossistema Apple em uma única região, por mais atrativa que a China seja. Os problemas políticos imprevisíveis não compensam a centralização da produção, e por isso fragmentá-la deverá mesmo ser um objetivo da empresa a longo prazo.

Vale lembrar, os próximos iPhones deverão ser oficializados em setembro, esses ainda montados esmagadoramente na China. Será que as brigas entre EUA e China vão influenciar nesse lançamento, talvez subindo seu preço por novos embargos comerciais?


5

Comentários

Guerra EUA x China: Apple estaria se preparando para mover parte da produção dos iPhones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista