LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google adiciona alertas de segurança meteorológicos em dispositivos Pixel

30 de junho de 2020 0

A linha de Smartphones Pixel, do Google, é sempre a primeira a receber novas funções e recursos implementados no sistema operacional Android. Por padrão, a gigante das buscas sempre testa suas novas funções nas versões beta dos seu software e libera para alguns aparelhos da família. Somente depois disso as versões de teste ficam públicas, sendo liberadas para as demais fabricantes testarem em seus produtos os recursos implementados pela empresa.

Isso aconteceu, inclusive, com a primeira versão beta do Android 11, que levou algumas novidades aos aparelhos Pixel, como as notificações em bolha, por exemplo, que é um recurso bastante aguardado pelos fãs do sistema operacional open source. Dias depois de alguns dispositivos Pixels receber a beta com essa função, algumas fabricantes começaram a liberar a build para seus próprios celulares.

Agora, outras implementações que a empresa de Mountain View faz em sua linha de telefones são os alertas de segurança meteorológicos. Isso começou com o app Personal Safety, que recebeu algumas melhorias em seu funcionamento e estendeu a compatibilidade dos dispositivos Pixel 4 e Pixel 4 XL também para a linha Pixel 3. Além disso, a empresa também adicionou duas novas funções na aplicação.

A primeira, chamada “Safety Check” (Verificação de segurança), mantém os contatos emergenciais pré-definidos informados de um usuário sobre seu “paradeiro”, caso não responda aos check-ins programados no aplicativo. A segunda, “Crisis Alert” (alerta de crise), informa o usuário sobre desastres naturais em sua região.

Enquanto esses recursos – que avisam o usuário sobre desastres naturais no geral – já estão disponíveis para o smartphones supramencionados, a Google ainda estuda criar uma nova função que emite alertas especificamente para casos de terremotos no estado da California. Isso porque a região na costa oeste norte-americana é muito propícia a eventos do tipo.

Esses detalhes foram revelados pela equipe do fórum XDA Developers, que abriu o código fonte da versão 20.26.12 do Google Play Services e notou algumas linhas que evidenciam uma futura implementação do recurso.

Eles notaram, no código-fonte, que esses alertas de possíveis terremotos no estado serão providos pelo ShakeAlert, serviço que fornece informações prévias sobre a possibilidade de dos eventos, principalmente na costa oeste dos Estados Unidos.

De acordo com a análise deles, esse recurso poderá fornecer detalhes como a distância do usuário em relação ao epicentro do fenômeno e dicas sobre como se manter seguro durante o evento, assim como orientações sobre como agir caso haja a necessidade de evacuar o local onde está.

Vale destacar que esses detalhes inseridos no código-fonte são apenas uma dica de que isso pode ser implementado no futuro, no entanto a empresa pode desistir do projeto a qualquer momento e retirar as linhas relacionadas a ele a qualquer momento, antes mesmo que essa função seja liberada ao público.


0

Comentários

Google adiciona alertas de segurança meteorológicos em dispositivos Pixel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista