LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Piora na crise hídrica pode forçar Bolsonaro a retornar com o horário de verão

17 de setembro de 2021 22

O Ministério de Minas e Energia solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) um novo levantamento sobre a atual situação da escassez de água no Brasil, crise que vem se agravando a cada mês e que pode levar o país a sofrer apagões durante horários de pico ainda neste semestre.

Além de pesar no bolso dos brasileiros, o problema relacionado com a energia elétrica também tem preocupado outros setores da sociedade, que temem um declínio ainda maior desse cenário.

A piora contínua no nível dos principais reservatórios que alimentam as usinas hidrelétricas pode fazer com que o governo federal avalie retornar com o horário de verão ainda neste ano, medida que foi suspensa no início do mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o atual problema referente a seca em todo o país "não tem data para acabar", indicando que os brasileiros continuarão com as contas de energia elétrica na bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema e que equivale a um aumento de R$ 14,20 a cada 110 kWh.


Alburquerque comentou antes de partir 65ª Conferência-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, que "Não há necessidade do horário de verão em 2021", medida que contraria o que pede o setor elétrico, que reitera a necessidade do horário de verão para economia de energia elétrica.

Estudos realizados por várias instituições afirmam que adiantar o relógio em 1h pode colaborar para uma queda de 5% no consumo de energia no início da noite, número que embora pareça pouco pode contribuir para evitarmos apagões no mês de outubro.

Neste sentido, a contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno. Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda"

Bento Albuquerque
Ministro de Minas e Energia

Por enquanto ainda não sabemos quando os resultados da pesquisa solicitada ao ONS será divulgada, porém dependendo do resultado o ministro pode alterar seu parecer e incentivar o retorno do horário de verão no Brasil.

Você gostava do horário de verão? Quer que ele volte? Conta pra gente, comente!


22

Comentários

Piora na crise hídrica pode forçar Bolsonaro a retornar com o horário de verão
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista