Curiosidade 02 Dez
O mercado de navegadores é bastante versátil e competitivo, contando com várias opções que variam na quantidade de funcionalidades, recursos extras, segurança e desempenho, fatores que influenciam diretamente na escolha pelos usuários.
Um relatório divulgado pela empresa analítica StatCounter revela o desempenho desse segmento nos últimos meses listando quais aplicativos apresentaram avanços ou retrocessos nesse período, seja em computadores, tablets ou smartphones, apresentando uma ampla abordagem sobre a adesão dos usuários em diferentes regiões.
O Google Chrome segue liderando o mercado de navegadores e está presente em cerca de 64% dos dispositivos, superando o Safari (19,2%) e Edge (4,1%), que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente. Esse resultado se refere a categoria que abrange todos os aparelhos.
Se considerarmos apenas o segmento de celulares o resultado é um pouco diferente, mas ainda reflete o desempenho mundial: Chrome (63%), Safari (25%) e Samsung Internet (5,2%), números que incluem smartphones Android e iOS e reitera que o browser do Google segue liderando em todas as plataformas.
Apesar de ocupar a primeira posição na categoria mundial, o Chrome apresentou nos últimos 12 meses uma queda acentuada em sua participação no mercado, passando de 66,12% para 64,06% entre outubro de 2020 e novembro de 2021, declínio pequeno, porém importante.
Em contrapartida, o Microsoft Edge — navegador que é concorrente direto do Chrome — ostenta resultados positivos, exibindo um crescimento de 1,34% no último ano e sendo o terceiro mais usado no mundo com 4,19% do mercado.
No Brasil o ranking é parecido com o que encontramos na versão mundial, mas por aqui o Chrome detém uma fatia ainda maior do mercado com 80,05% dos dispositivos, seguido pelo Safari com 7,08% e Opera com 3,69%, revelando que a maioria dos usuários brasileiros ainda opta pela tradicionalidade e segurança do navegador do Google.
Quanto ao desempenho, no último ano o Chrome também perdeu parte de sua participação no mercado brasileiro, caindo de 82,12% para 80,05%, praticamente a mesma diferença vista anteriormente. Filtrando apenas para uma visão sobre os computadores há uma novidade: o Edge cresceu 1,94% nesse intervalo.
Por fim, na versão mobile o resultado é semelhante com a média de todos os aparelhos, mantendo a liderança pelo Chrome. Veja:
- 1º Chrome — 81,13%
- 2º Safari — 12,51%
- 3º Samsung Internet — 5,18%
Você usa qual navegador nos seus dispositivos? Conta pra gente, comente!
Comentários