LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus e obrigado: confira os últimos momentos da Sonda Cassini antes do mergulho em Saturno

15 de setembro de 2017 8

Após 20 anos em missão espacial, a sonda Cassini se dirigiu rumo ao Grand Finale, o mergulho fatal na atmosfera de Saturno, incendiando-se por causa do atrito e deixando para trás um legado histórico de descobertas importantes para a comunidade científica.

Nesta sexta-feira (15) a manobra reuniu milhares de especialistas, entusiastas e curiosos ao redor do globo terrestre. Há transmissões online acontecendo no YouTube e uma grande quantidade de informações compartilhadas em redes sociais.

Ao longo de sua missão, a Cassini realizou quase 300 órbitas ao redor do planeta, mas conseguiu dados muito além dele. Por exemplo, os mares de metano líquido sobre a lua Titã e a existência de um grande oceano de água salgada sobre a superfície glacial da lua Encélado.

"Cassini-Huygens é uma missão de descoberta extraordinária que revolucionou nossa compreensão sobre o Sistema Solar - Alexander Hayes, professor de astronomia da Universidade de Cornell, em Nova York.

Entre outras descobertas e imagens fascinantes, estão a fabulosa tempestade hexagonal no polo norte. Relembre alguns dos registros memoráveis publicados aqui no TudoCelular:

História e legado

Com o nome em homenagem ao astrônomo italiano Giovanni Domenico Cassini, que descobriu quatro satélites de Saturno e a divisão entre os aneis, a sonda foi lançada em 15 de outubro de 1997 e demorou sete anos até chegar no planeta.

Acoplada à nave Huygens, aterrissou na lua Titã, segunda maior de todo o Sistema Solar. Foram contadas pela Nasa 53 luas no planeta, e ainda há mais nove em investigação. Curiosamente, é uma dessas luas - Titã - o astro mais parecido com a Terra já observado até o momento, por ser o único lugar até então com líquido estável na superfície.

Confira algumas das imagens fantásticas presenteadas pela Cassini.

Imagem do planeta Terra visto a partir da órbita de Saturno. Somos tão pequeninos...
Mosaico feito com as images raw da Cassini em 13 de setembro de 2017.
Misteriosa tempestade do Polo Norte de Saturno.
Alguém aí tem palavras para descrever?
Distorções no anel F de Saturno, causadas por motivos desconhecidos.
Últimos momentos

Enquanto cai no planeta vizinho, a Cassini também está enviando a primeira leitura de dados já feita dentro da atmosfera de Saturno, a última façanha da sonda. E, claro, algumas imagens para apreciarmos a beleza que mora ao lado.

Visão de Enceladus, o sexto maior satélite natural de Saturno. Imagem obtida pela Cassini em 13 de setembro de 2017. É uma das últimas imagens que Cassini enviou.
Visão da lua gigante Titan, obtida pela câmera de ângulo estreito da Cassini em 13 de setembro de 2017.

E, finalmente, os anéis de Saturno. A última imagem da galeria é a última capturada pela sonda uma hora antes do mergulho final.

No vídeo abaixo, você confere a órbita da sonda, até o seu mergulho final no planeta.

Por fim, deixamos aqui um resumo das principais descobertas ao longo desses 20 anos de pesquisa em Saturno. Cortesia do G1.



8

Comentários

Adeus e obrigado: confira os últimos momentos da Sonda Cassini antes do mergulho em Saturno
Android

Melhores smartphones para presentear sua mãe | Guia especial do TudoCelular

Android

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

Android

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular