16 Janeiro 2018
A Anatel anunciou ontem que vai expandir para todo o Brasil o sistema de aviso por SMS em caso de risco de desastres naturais como inundações, temporais, deslizamentos de terra, entre outros. Todas as linhas de celular próximas a uma área que esteja na eminência de sofrer algum desastre receberão um SMS assim que o CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) ou a Defesa Civil dos estados e municípios confirmarem o risco.
Essa decisão foi tomada em conjunto com o SindiTeleBrasil e com o CENAD. O grupo pretende agora iniciar os estudos sobre a viabilidade e efetividade de enviar estes alertas pelos serviços de TV por assinatura.
De acordo com a Anatel, as operadoras já foram comunicadas da decisão e devem sugerir à agência reguladora as datas para implantação do sistema em todos os estados. A expectativa da Anatel é que o cronograma de implantação seja divulgado em outubro, e que o sistema já esteja ativo antes do início do período de chuvas nos estados que foram historicamente mais afetados por elas.
Os 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, foram divididos em nove grupos, de acordo com critérios do CENAD. Atualmente, os moradores de 25 municípios de Santa Catarina e Paraná já recebem os avisos por mensagem de texto. O restante dos municípios destes estados vai receber o sistema em breve, junto com São Paulo.
Em seguida, ele será implementado no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O terceiro grupo é formado por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, que serão seguidos pelo Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Logo depois, o sistema vai chegar aos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, e então em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O sétimo grupo e próximo da lista é formado por Ceará, Piauí e Maranhão, ficando por fim Pará, Amapá e Acre e finalizando a implantação com os estados do Amazonas, Rondônia e Roraima.
A adesão ao sistema não será obrigatória e os cidadãos irão receber um SMS padrão perguntando se eles têm interesse em se cadastrar. Caso uma pessoa aceite e depois não tenha mais interesse nas mensagens e alertas da Defesa Civil, também será possível cancelar a assinatura por meio de uma mensagem de texto.
Embora o Brasil seja um país que passa por poucos desastres naturais de grande escala em comparação a outras nações, um sistema de alerta como esse é muito importante para evitar mortes. Inundações e deslizamentos acontecem todos os anos em nosso País, e a maneira mais rápida de alertar a população caso algum destes eventos esteja perto de acontecer é pelo celular.
Um exemplo recente, que mostra a importância de um sistema de alerta em grande escala, foi durante um teste de míssil nuclear realizado ontem pela Coreia do Norte. Todas as pessoas que estavam na ilha Hokkaido, no Japão, receberam um SMS alertando para risco de ataque e recomendando que elas buscassem abrigo.
Comentários