LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

12 anos de Twitter: relembre melhores polêmicas ocorridas na rede social

21 de março de 2018 2

Nesta quarta-feira, o Twitter completa 12 anos de existência. Para comemorar o aniversário do microblog que passou a ser considerado rede social, a plataforma promoveu a hashtag #LoveTwitter, em primeiro lugar nos trends do momento.

Fundada em 21 de março de 2006, a mídia social ainda possuía o nome de “Twttr”, sem as vogais. Apenas no ano seguinte passou a incorporar as letras ocultas na sua nomenclatura.

Conforme todo esse tempo passava, surgiam várias polêmicas na plataforma, desde mudanças na política para evitar o discurso de ódio até interferência russa na última eleição presidencial nos Estados Unidos.

Para comemorar o décimo-segundo aniversário, confira a seguir 12 melhores polêmicas ocorridas no Brasil e no mundo dentro do Twitter:

1 – Piratas do Twitter

No ano de 2009, diversos famosos brasileiros se juntaram e formaram os Piratas do Twitter. O grupo – formado por Júnior Lima (Sandy & Júnior), Marco Luque ("CQC"), Rodrigo Scarpa ("Pânico") e Felipe Solari (MTV) – resolveu criar um movimento político na rede social.

Os Piratas promoveram tags como #forasarney, contra o ex-presidente José Sarney (quando ele comandava o Senado), e #chupa, para brincar com o ator Ashton Kutcher, durante a final da Copa das Confederações entre Brasil e Estados Unidos. Eles foram os primeiros a colocar uma palavra em português nos Trending Topics mundiais.

2 – “Eu desisto do iPhone”

Após um artigo do TechCrunch, quando o entusiasta da Apple, Michael Arrington, afirmava que havia desistido do iPhone 3GS por não ter compatibilidade com o Google Voice, houve uma enorme repercussão no Twitter.

O assunto despontou nos trends e milhares de pessoas discutiram sobre a decisão da Apple de bloquear o aplicativo da Google.

Imagem: Reprodução
3 – Anúncio de suicídio

Em agosto de 2009, a publicitária brasileira Marisa Mitsue Toma, de 33 anos, anunciou o seu suicídio no Twitter. A mulher foi encontrada morta em seu apartamento, em São Paulo, pouco tempo depois, com uma faca cravada no peito. Ela havia postado:

“Tomando algumas decisões bastante definitivas”

E depois acrescentou:

“Bai pipou! Foi bom brincar com vocês! bjo bjo”

4 – Soninha Francine e a “sabotagem”

A política e ex-VJ da MTV também se envolveu em polêmicas na rede social. No ano de 2010, ela publicou tweets para acusar os partidos opositores do PSDB – seu aliado na época – de sabotagem.

Soninha declarou que as falhas no metrô de São Paulo não eram tão graves quanto o que os adversários políticos falavam. Isso levou a hashtag #SoninhaFacts aos trends mundiais.

5 – Xuxa e o CAPS LOCK

A “Rainha dos Baixinhos” não gostou quando alguns usuários reclamaram de ela escrever seus posts sempre com letras maiúsculas. Os internautas explicaram que utilizar essa forma de escrita parece que ela está gritando.

Confira a resposta da Xuxa:

“EU NÃO ESTOU GRITANDO, NEM QUERO SER MAL EDUCADA, GALERA. SEMPRE QUE ESCREVO NO COMPUTADOR, ESCREVO ASSIM. É O MEU JEITINHO!”

6 – Rafinha Bastos no Dia das Mães

O antigo integrante do programa CQC já polemizou por diversas vezes na rede social. Em uma das vezes, durante o Dia das Mães, Rafinha fez uma piada que repercutiu negativamente na internet:

“Ae órfãos! Dia triste hoje, hein?”

7 – Morte do ex-vice-presidente José Alencar

Quando o ex-vice-presidente da República, José Alencar, faleceu, a conta oficial da Secretaria da Cultura de São Paulo lamentou não ter sido o ex-presidente José Sarney no lugar. Veja na imagem abaixo:

Imagem: Reprodução
8 – Influência russa nas eleições dos EUA

No ano passado, o Twitter, assim como o Facebook e a Google, confirmou que suas plataformas de publicidade foram usadas para espalhar notícias falsas pela internet, por parte da Rússia. Isso teria influenciado nas eleições norte-americanas, que colocaram Donald Trump na presidência.

9 – Discriminação contra a comunidade LGBT

Em novembro de 2017, a comunidade LGBT ficou enfurecida com o Twitter, após o microblog ocultar todo o material relacionado à busca pelas hashtags #bisexual, #gay e #lesbian.

A plataforma publicou um pedido de desculpas, para se justificar pelo ocorrido:

10 – Perfil de Trump apagado

Ainda no último mês de novembro, um ex-funcionário do Twitter, em seu último dia de trabalho, resolveu “celebrar” sua demissão apagando o perfil do presidente norte-americano Donald Trump da rede.

A ausência do seu perfil durou por 11 minutos, até que o serviço se encarregou de restaurá-lo.

11 – Conta do “The New York Times” bloqueada

No final do ano passado, o Twitter bloqueou por um dia inteiro o perfil oficial do The New York Times, ao acusar o jornal de violar suas normas de privacidade por ter supostamente compartilhado conteúdo de ódio.

Na ocasião, o post continha um link para uma notícia na qual o primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, fazia um pedido de desculpas oficial aos povos nativos de uma região do país.

12 – Novas regras para evitar abusos

Em dezembro do ano passado, o Twitter criou novas políticas contra violência e discurso de ódio. A rede social as usou para desativar algumas contas ou até remover o selo de verificação de outras.

No entanto, muitas pessoas não gostaram e chegaram a comparar as novidades ao nascimento de Stalin e ao fim da liberdade de expressão.

Twitter

Desenvolvedor: Twitter Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


2

Comentários

12 anos de Twitter: relembre melhores polêmicas ocorridas na rede social
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista