LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Precaução ou posicionamento? Facebook retira do ar páginas criadas para apoiar Bolsonaro

02 de abril de 2018 52

Na última semana, o Facebook retirou do ar duas páginas criadas por apoiadores do deputado federal e atual pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL-RJ). A informação é de Andreza Matais, da Coluna do Estadão.

As páginas removidas são “Jair Bolsonaro presidente 2018” e “Jair Bolsonaro presidente 2.0”. Ambas tinham mais de 845 mil e 71 mil seguidores, respectivamente. Desde a última sexta-feira, quando o acesso a elas é tentado, surge a mensagem “Esta Página não está disponível”.

“As páginas eram usadas para disseminar o ecossistema de sites de notícias ultra engajadas do Bolsonaro, como AconteceuAi, HojeNoticias e PlantaoNews.”


Pablo Ortellado

Professor da USP

Páginas de apoiadores do deputado federal Jair Bolsonaro foram apagadas do Facebook / Imagem: Reprodução

Vale lembrar que, na última semana, o Facebook também removeu calúnias sobre Marielle Franco – vereadora do PSOL executada em meados de março no Rio de Janeiro –, por determinação judicial.

Nos Estados Unidos, a plataforma tem enfrentado acusações por vazamento de dados para empresas que teriam favorecido a eleição de Donald Trump. Isso poderia justificar uma possível precaução nesta situação mais recente no Brasil.

Procuradas pelo Estado de São Paulo, a rede social e a assessoria de imprensa do deputado Jair Bolsonaro não quiseram se manifestar sobre a retirada das páginas. É importante ressaltar que o Facebook geralmente não se pronuncia sobre suspensões por violação de políticas da plataforma.

O que você achou da decisão da rede social na remoção das páginas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook

Desenvolvedor: Facebook, Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


52

Comentários

Precaução ou posicionamento? Facebook retira do ar páginas criadas para apoiar Bolsonaro
  • Eu já tenho lido sobre páginas pelas quais parabenizaram a morte de Marielle Franco que já devem ter sido removidas.

    De fato, o problema da Polícia Militar ter enviado policiais despreparados as ruas é algo preocupante.

    Pelo que vi, Marielle não estava defendendo bandidos, de fato o problema são policiais militares que saem as ruas apenas com o objetivo de matar.

    Agora, nós tivemos uma turista espanhola que foi morta por um policial militar que atirou impulsivamente contra o carro em que ela estava.

    Como fora dito, ignorar um bloqueio policial não é desculpa para sair atirando.

    O problema maior é o fato da policia militar ter causado mortes demais e vários tipos de abuso.

    Por isso é natural que aja pessoas que acabem generalizando uma vez que há muitos policiais militares mostrando maus exemplos.

    Eu particularmente não apoio nenhum partido e já tive minhas decepções tanto de direita e esquerda.

    Por isso acho o cúmulo do ridículo da esquerda ou extrema direita fazendo acusações sobre quem é mais podre.

    Ambas ditaduras tanto de esquerda e direita estão sujas de sangue.
    Não precisamos de ditaduras pelas quais resultem em guerras civis ou até mesmo guerras contra outros países, isso não vale a pena.

      • Melhor JAIR se acostumando... com a próxima presidentA, uma dama de cabelos brancos e capa preta.

        Ou alguém acha MESMO que vai ter eleição?

          • Na vdd estão removendo diversas páginas que disseminam ódio ou notícias mentirosas. Ontem eu vi no face um pessoal reclamando que uma página do psol tinha sido removida tbm.
            Acho essa posição do Facebook certíssima e outras redes sociais deveriam fazer o msm...

              • Interessante esse pessoal que diz não gostar de política, que não se envolve com política, que não discute política, só pra lembra-los, vcs serão governados por quem gosta, se envolve e se importa com política.De nada adianta ficar reclamando de trás de um teclado, se vc não vai ser politico, pelo menos vote em um bom.PS: Na contagem dos votos apenas um "votos validos" são computados, portanto aquela conversa de anular eleição praticamente não existe, se uma pessoal votar naquele candidato ruim já está valendo.

                  • O Bolsonaro pode se candidatar pelo menos dos partidos e ser censurado por toda a mídia que mesmo assim vai ser o Presidente. Todo mundo sabe disso. Fato.

                      • Todo mundo sabe , claro que os bandidos e drogados não querem votar no Bolsonaro, a sociedade está sendo destruída pelo mal que é essa esquerda do Brasil , quem tem um mínimo de inteligência sabe que Bolsonaro é o candidato que vai expulsar essa esquerda corrupta do Brasil

                        • O homem que vai acabar com a fome, desemprego, corrupção, falta de educação e de saúde, falta de moradia, desmatamento. Como ele vai fazer isso? Fazendo a Única coisa que ele sabe falar : armando a população e matando ladrão pobre, preto e favelado.

                            • Dando educação e trabalho e não mesada que é o bolso família e ferrar o pequeno empresário que fornecesse empregos para os pobres. Qualquer idiota na internet deveria saber que a esquerda quer tirar dinheiro dos empresários praticamente um sócio sem risco de perder dinheiro pare dar quem não quer trabalhe e estudar e assim manter seus votos , afinal brasileiro adora receber mesada todo mês sem trabalho.

                              • Bolsonaro 2018

                                  • Até que enfim uma coisa boa no face, até desintalei o programa no celular é acesso muito raramente via browser, é muito lixo, pessoas raivosas e mentiras pra tudo que é lado! E o pior, idiotas que assiste um vídeo no YouTube ou ver uma notícia fake e já vai compartilhando suas frustrações e ódios!!! A que ponto chegamos, um bando de zumbi que replicam o que não sabem e o que não procuram conhecer

                                      • Mais um eleição com manipulação a vista.... tomara que esse facelixo quebre rapidamente.

                                        • Essa aqui ainda sobrevive no "Foicebook"...por enquanto
                                          https://www.facebook.com/bolsonaropresidente2018sim/

                                            • Dá-lhe opressão na turma do mimimi.
                                              É melhor Jair se acostumando.
                                              MITO 2018!

                                                • Acho que deve ser retirado todas página de qualquer político.
                                                  Deixando apenas as páginas oficial do elemento.

                                                    • É melhor Jair se acostumando. Bolsonaro Presidente

                                                        • BOLSONARO 2018.

                                                            • Bolsonaro neles!

                                                                • Engraçado o que virou esse pais de vagabundos se voce vai la na pagina do bolsonaro criticar voce e mortadela se vai na pagina do lula voce vira fascista nazista e etc.vao toma no cu esse povo cambada de selvagens esta com odio um do outro enfia o dedo no cu e cheira caralho

                                                                  • Pode tirar tudo desses lixos aproveita e tira também aquela dilma bolada e aquele mbl,povo nojento %uD83D%uDE1D eu quero que Bolsonaro e lula vão para o meio do inferno vou votar em ninguém so lixo

                                                                    • O que a esquerda não faz, rs.

                                                                        • É lastimável para ficar lendo comentários de postagens que envolvam PT e Bolsonaro... É ridículo e nojento a forma de se expor e mostrar seu pensamento quanto a um lado. Só queria lembrar que em ambos os lados, todos perdem!

                                                                            • Não perdem, um lado apoia que seu filho ou filha seja gay ou lésbica por opção, já o outro lado diz que menino deve ser menino e menina deve ser menina , crianças não tem escolha e sim sua natureza , temos também que um lado quer tirar dinheiro de quem trabalha e estuda para dar para aqueles que não trabalham e não estudam e assim manter seus votos futuros deixando a população burra, agora o plano da esquerda é liberar a venda das drogas para deixar as pessoas viciadas e ganhar mais eleitores , é simples ver que a esquerda é algo ligado ao mal que quer destruir nosso país.

                                                                                • Da onde vc tirou tanta asneira??? Sabe quem dira dinheiro de quem trabalha? Os políticos como o Bolsonaro, que são políticos a vida toda e não produzem nada, vive mamando nas tetas do estado! Esses políticos são cheios de privilégios, ou vc acha que ele está a 300 anos na política pelo povo? Qualquer um vez mais pelos militares que ele nunca fez uma lei de valorização para os profissionais da segurança pública, só vive para falar besteira passar uma plateia de ignorantes

                                                                                    • Rubens, vai pesquisar pra não passar vergonha aqui...

                                                                                      Pesquise sobre o q REALMENTE aconteceu na ditadura militar (mas não pelos livros de história q os professores esquerdistas enchem a boca pra falar), sobre o bolsonaro, sobre as PL q enviou...

                                                                                        • Vá se fud... como não , o cara é o único que está lá em todos os enterros de militares e sempre entra em contato, é o único que fala que vagabundo tem que morrer, e diz fod-ase para os direitos humanos , e voce quer votar em quem ??? num ladrão ficha suja ?? tenha um posicionamento politico!!! escolha o lado que pelo menos apoia os militares, o que ele mais quer é colocar militares no poder, coisa que a esquerda morre de medo.

                                                                                          Já viu como ficou o país depois da ditadura militar ???só piorou!! cada vez mais violento e mais e mais empresários caindo fora do país, eu mesmo se conseguir juntar dinheiro suficiente vou para europa e sair dessa bost.a ! depois vou ver as noticias de cada vez mais pessoas mortas e desligar a tv e curtir minha familia passeando pelas ruas em segurança.

                                                                                            • Pela sua grosseria já se sabe que és um frustrados, alienado e rejeitado, como a Maioria dos apoiadores de Bolsonaro e da ditadura militar! Vc gosta mesmo de uma dita bem dura no seu rabo, rss! Vá pastar! Não discuto com ignorantes!!!

                                                                                                • não esquento , pois sei que voce será em breve uma vítima de violência e saberá que um dia alguém falou que voce estava errado e votou errado.
                                                                                                  Ignorante são aqueles que votam em ladrões, ainda bem que vou sair desse lixo de país .... só tenho pena de quem tentou mudar algo com o voto.

                                                                                          • todo mundo sabe que não foi por apenas remover, mas a esmagadora maioria (pra não dizer todas) dessas páginas sobre esse coisa aí só tem destilamento de ódio e preconceito..... e como sempre vem esses aí de baixo falando "mito" KKKKK só sinto pena

                                                                                              • Como que simpatizantes do PT fossem santos e somente simpatizantes do Bolsonaro cometessem erros.. O certo seria remover todas!! Mas em todo caso é falta de respeito com o usuário e público em geral, o certo seria comunicar nem que fosse pra dar uma desculpa esfarrapada

                                                                                              • Agora só falta descobrir que nas eleições anteriores eles vendiam dados para o PT kkkk kkkk kkkk kkkk kkkk kkkk

                                                                                                  • Mais uma bosta comprada pelo PT!!!
                                                                                                    BOLSONARO2018
                                                                                                    Chupem porcos comunistas!!!

                                                                                                      • "...o Facebook também removeu calúnias sobre Marielle Franco..."
                                                                                                        Q q tem a ver??"...Nos Estados Unidos, a plataforma tem enfrentado acusações por vazamento de dados para empresas que teriam favorecido a eleição de Donald Trump. Isso poderia justificar uma possível precaução nesta situação mais recente no Brasil..."Mídia esquerda ATÉ hoje não aceitou a vitória do Trump!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Daqui a pouco este site vai apagar os comentários a favor do nosso próximo presidente (BOLSONARO) huauauhhau#BOLSONARO2018

                                                                                                          • #bolsonaro2018 chorem

                                                                                                              • As pessoas que acham ótimo não pensam que no futuro pode ser alguém que elas gostem e sigam pois ou uma rede é Livre para todos ou ela simplesmente não é, não tem meio termo, liberdade é assim ou você defende a liberdade inclusive dos seus adversários ou a sua própria também estará em risco.

                                                                                                                  • Por mim removeriam ate a Official

                                                                                                                    • É lamentável como fakenews está tomando conta da internet, inclusive o google tem que começar a agir no youtube. As piores são aquelas notícias falsas alarmantes ou que aumentam (exageram) para algo parecer pior. Só precisa falar que a mulher está na bandidagem para se tornar condenada e ninguém pede prova de nada.

                                                                                                                      • Achei ótimo.

                                                                                                                        Android

                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                        Android

                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                        Windows

                                                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista