LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil é um dos países que mais desenvolve aplicativos no mundo

05 de abril de 2018 7

Que o Brasil é um forte consumidor de aplicativos isso ninguém tem dúvidas, mas um relatório da AppFigures revelou que o país se encontra no top 5 de desenvolvimento para plataformas móveis.

O primeiro colocado, é claro, são os Estados Unidos, com a gigante fatia de 33,5% dos apps desenvolvidos no último ano para Android e iOS. Em seguida, também não surpreendentemente, temos a China, com 15,9%, precedida pela Índia com 5,1%.

Logo depois vem o Brasil, responsável por 2,8% de todos os aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis em 2017. Curiosamente, os programadores do país estiveram mais focados em negócios, educação, e música, e não em jogos como muitos poderiam imaginar.

App Store encolheu

Outra informação interessante do relatório é a evolução das lojas com o passar dos anos. Tanto o repositório da Apple como o da Google cresceu entre 2014 e 2016. Já em 2017 a Play Store deu um salto de 30%, enquanto a App Store encolheu 5%.

O motivo para isso não é muito claro, mas é válido lembrar que a Apple promoveu uma limpa em sua loja visando tirar os programas que não estavam em 64 bits. Será que isso colaborou? Se sim, a Play Store deverá sentir o impacto também nos próximos anos, quando pretende implementar a mesma medida.

Também foi revelado que, falando exclusivamente sobre lançamentos, a App Store também saiu perdendo no ano passado: foram 29% menos novidades se comparado ao ano de 2016.

O desenvolvimento

Existem diversas formas de desenvolver um aplicativo, e talvez a maneira mais prática de facilitar que um programa seja compatível com mais de uma plataforma seja usar ferramentas não-nativas desses sistemas.

Os desenvolvedores que buscam essas soluções acabam optando, em sua maioria, pelo Cordova, que representa quase 40% desse mercado. Ele é seguido pelos conhecidos Unity e Adobe Air, que possuem 31% e 10,4% desse mercado, respectivamente.

Outros programas utilizados são o Cocos2D (10,3%), Xamarin (4,5%), Appcelerator (3,79%), Corona (2,68%) e ReactNative (1,85%). A Unreal, que aparece na 9° posição, tem apenas 0,12% de participação.

Nativas ainda dominam

Apesar de soluções não-nativas serem usadas por muitos desenvolvedores pela praticidade, a verdade é que as soluções da Google e Apple para a construção dos apps ainda são, com muita vantagem, as mais utilizadas.

Em 2016 apenas 32% dos lançamentos da App Store eram aplicativos montados em ferramentas não nativas. No ano passado o número caiu para 24%. No Android a queda foi ainda mais vertiginosa: de 27% para 10%.


Falamos até agora em números relativos, mas como é de se imaginar por ser uma plataforma mais acessível, a Play Store tem o dobro de apps da App Store: são 3,2 milhões contra 1,6 milhões.

Ainda segundo o relatório da AppFigures, menos de 8,5% desses 4,8 milhões de aplicativos estão disponíveis tanto para Android e iOS.

E você, acha que a Apple tem motivos para se preocupar?


7

Comentários

Brasil é um dos países que mais desenvolve aplicativos no mundo
  • A maioria é app troll, o que ainda assim, já é um começo.

      • Será que países de fora usam nossos aplicativos? Tenho essa curiosidade

          • Apps de governo, apps pra baixar apps brasileiros... Tirando os mais toscos possíveis. Cópias fajutas e descaradas de jogos que um dia já foi famoso, colocando personagens que viraram notícia escandalosa e bla bla bla!
            Dar atenção pra quantidade não é qualidade... "menos é mais"

              • virus na Google Play, sorte que a Play Services verifica todos os apps para a seguranca de todos %uD83D%uDE48

                  • Claro. Se você conferir os aplicativos brasileiros, temos jogos de memes, aplicativos de peido, e coisas assim

                    Quero ver quando começar a fazer coisa de qualidade

                      • "...é válido lembrar que a Apple promoveu uma limpa em sua loja visando tirar os programas que não estavam em 64 bits...a Play Store deverá sentir o impacto também nos próximos anos, quando pretende implementar a mesma medida..." É verdade, demora anos até tomarem as mesmas medidas.

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista