LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Canais abertos devem negociar entrada na TV paga, determina Anatel

06 de abril de 2018 0

A partir de agora, a inserção de canais de televisão aberta em operadoras de TV por assinatura deverá passar por uma negociação prévia. É o que determinou o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira, em Brasília.

Mas a decisão não obriga necessariamente uma cobrança por parte das geradoras locais. Essas emissoras podem exigir o carregamento gratuito por parte das operadoras. Caso exista algum tipo de conflito, o órgão regulador intervirá com a determinação para cada situação.

Conselho diretor da Anatel decidiu pelas negociações dos canais abertos na distribuição em TV paga / Imagem: Reprodução

As mudanças sobre a entrada das emissoras abertas na TV paga integram as alterações aprovadas no Regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (Seac).

Um dos principais casos de repercussão a respeito do assunto aconteceu em março do ano passado, quando SBT – que pretende lançar sua própria plataforma de streaming –, Record e RedeTV! resolveram cortar a transmissão de seus sinais na televisão fechada. Eles exigiam uma remuneração para retomar a distribuição dos canais no meio.

Novo regulamento

Entre as demais determinações recentes da Anatel, a agência retirou a exigência de uma caixa híbrida, a qual permitiria o acesso do cliente de TV paga ao sinal aberto analógico. Isso evitará um custo adicional de R$ 465 milhões às operadoras de DTH. O principal fator que motivou a decisão foi a ampliação da TV aberta com qualidade digital por todo o país. Veja os quatro temas abordados pela nova regulação, de acordo com o conselheiro Aníbal Diniz:

  • Isonomia de tratamento entre as redes dos serviços de radiodifusão de sons e imagens pelas prestadoras de serviço de televisão por assinatura;
  • Estabelecimento de regras e procedimentos prévios para a dispensa de carregamento de canais obrigatórios em casos de inviabilidade técnica;
  • Simplificação e alinhamento de regras para a transferência de controle societário e transferência de outorga das prestadoras dos serviços de televisão por assinatura, incluindo a eliminação da exigência de documentação desnecessária;
  • Aperfeiçoamento de regras sobre a acessibilidade nos canais distribuídos pelas prestadoras dos serviços de televisão por assinatura.

Vale lembrar que mais de 60 cidades tiveram o sinal analógico de TV desligado no final de março. Entre as localidades, estavam 11 cidades do estado do Maranhão – inclusive a capital, São Luís – e 53 municípios do interior de São Paulo – como Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Você acha correto que os canais abertos negociem as suas entradas nas operadoras de TV por assinatura, ou isso deve ser feito gratuitamente e sem conversas prévias? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


0

Comentários

Canais abertos devem negociar entrada na TV paga, determina Anatel
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Dezembro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular