LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Executivo da Google comenta o real motivo por trás da navegação por gestos no Android

10 de maio de 2018 27

A Google apresentou durante a conferência Google I/O 2018 uma prévia do Android P, sendo que a empresa trouxe para o sistema a navegação por gestos. Pouco tempo depois, alguns usuários começaram a se questionar porque a gigante das buscas implementaria uma mudança tão significativa no Android.

Por conta disso, muita gente começou a acusar a Google de copiar os gestos presentes no software do iPhone X. No entanto, segundo Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Google para Android, o novo software da gigante das buscas já vinha sendo desenvolvido muito antes do lançamento do aparelho da Apple.

De acordo com o que Burke disse em uma entrevista, o motivo para a Google implementar gestos de navegação no Android é porque a empresa queria remover o botão que mostra todos os apps abertos. Essa decisão também se deve porque existe uma "bagunça" entre as fabricantes que modificam o ícone desse botão.


Em um exemplo: no Android da Google, o botão de tarefas é um quadrado. No entanto, no software da Samsung ele é um símbolo difícil de descrever. Burke comentou:

O Android tem esses três botões na parte inferior: Home, back e outra coisa. Nós apenas não queríamos mais botões extras

Além disso, ele também comentou que a Google espera que o botão Home se torne o único no Android e que ele possibilite diversas ações por meio de gestos. Burke comentou as diferenças entre a iniciativa da Google em relação a implementada pela Apple:

O iPhone estava vindo de um lugar diferente, eles estavam removendo o botão Home. [Nós] Estamos vindo de um lugar onde realmente gostamos do botão Home. O nosso botão home sólido e determinístico que você sempre pode voltar

Burke acredita que a Google só não removeu o botão "Voltar" porque a iniciativa iria obrigar muitos desenvolvedores a modificarem seus aplicativos. Por isso, um botão "Voltar" dedicado continuará existindo no Android como um diferencial em relação aos iPhones.

Como sabemos, por enquanto o Android P ainda continua em fase de desenvolvimento e está recebendo diversas novidades. Uma delas é a adição de um tema escuro nativo e até a preparação para smartphones que contam com dois entalhes em suas telas.


27

Comentários

Executivo da Google comenta o real motivo por trás da navegação por gestos no Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista